Falling Skies – 05×05 – Non-Essential Personnel
| 29 Jul, 2015

Publicidade

Contém SPOILERS!

Estamos precisamente no episódio central da temporada e pouco nos foi revelado sobre o fim da série. No entanto, apesar desta “anarquia” do guião, tem sido interessante reviver a luta pela sobrevivência humana neste mundo apocalítico! Este cancelamento, com direito a temporada de despedida, deveu-se sobretudo às baixas audiências que Falling Skies conquistou nas temporadas anteriores, mas é inegável que houve uma ligeira melhoria na qualidade da nossa série.

Non-Essential Personnel apresenta-nos duas vias de desenvolvimento do enredo: a primeira foca-se na perseguição de Tom ao grupo dissidente, liderado por Pope, já que este raptou Hal; a segunda acompanha o início da jornada da Second Mass até Washington.

Pope tem apenas um objetivo na sua mente: vingança! A cabeça rapada e o olhar perdido e ameaçador foram uma constante do episódio e tornaram-no no vilão humano do resto da temporada. Pope até ajuda a salvar um pequeno grupo indefeso, mas apenas porque quer alargar o seu pequeno exército! Mas, contrariamente ao que foi acontecendo na Second Mass, Anthony está encarregue em descartar os inúteis de forma a que apenas os considerados aptos sejam admitidos neste novo grupo. Julgo que depressa os seguidores se revoltarão contra o mestre, a menos que o medo impere, já que o déspota maltrata e mata (exatamente aquilo que ele diz que Tom faz na Second Mass).

Assim que Tom alcança o grupo de Pope, invade discretamente e depressa se depara com o chefe… há troca de tiros, ambos ficam feridos, mas ninguém morre. Entretanto, Hal, com a ajuda de Isabella, uma mulher que mente para entrar no grupo de Pope, foge… e quando está prestes a arrancar, vê o pai a ser raptado por um skitter voador. Momentos antes de ir libertar o filho, a Dorniya que visita Tom, tenta impedi-lo, dizendo que ele não pode morrer, pois só ele poderá utilizar a arma que está a ser construída para destruir os espheni!

Na outra parte do enredo, Weaver não resiste e leva o seu carro barulhento na liderança da migração da Second Mass para Wahington, apesar dos avisos de Cochise! Depressa são intercetados por disparos de um grupo rival que exige armas e uma carrinha. Resultado: Weaver fica ferido, percebe que o seu captor, Marty, está sozinho que eu está traumatizado por ter perdido toda a sua família, perdoa-o e adiciona-o à Second Mass.

Segundo a tradição da série, presumo que Tom, pela enésima vez, conseguirá fugir do cativeiro dos skitters. Talvez Isabella e Hal o encontrei a divagar pela estrada, indo o trio em direção ao grupo. Temos então o resto da temporada delineada: Tom e a Second Mass, com a arma dos dornyia a lutar contra a dominação Espheni… ou não!

Questões em análise:

  • Irá Tom conseguir fugir aos skitters e regressar aos seus?
  • Que irá fazer Pope agora? A sua vingança levá-lo-á numa perseguição à Second Mass?
  • Afinal que arma é aquela dos dorniya  que apenas Tom pode usar?
  • É verdade que os espheni estão a reorganizar-se?

Nota: 7.5/10

Rui André Pereira

TNT

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos