Shameless – 05×12 – Love Songs (In the Key of Gallagher)
| 15 Abr, 2015

Publicidade

[Contém spoilers]

E pronto, assim acaba mais uma temporada de Shameless. Agora, infelizmente, temos que esperar até 2016 por mais! Esta temporada foi cheia de emoções e de passagens. Todas as personagens foram mudando ao longo das temporadas e nesta, na minha opinião atingiram um pico.

Carl deixou de ser o pré-adolescente que apenas se ficava pelos pequenos delitos e pequenos roubos. Passou a algo mais, passou a traficar droga e como foi apanhado acabou por ir parar ao reformatório. Claro que como é o Carl tirou o melhor partido disso e acabou integrado num gangue. Acho que, apesar de ser um adolescente problemático, de arranjar muitas chatices, não deixa de ter um bom coração e de adorar a sua família.

Debbie passou uma fase mesmo complicada na temporada anterior. Era completamente rebelde e não se integrava e, lado nenhum. O seu bom coração não se alterou, mas mudou definitivamente a sua forma de agir. Ao longo da temporada fui vitima de bullying, “violou” o Mattie, levou porrada, deu porrada, aprendeu a lutar e conheceu o Derek, o rapaz que a fez mudar de atitude e voltar a atinar. Ou então não. Depois de conhecer o Derek ela ficou completamente maluca e a achar que devia engravidar para casar com ele e viverem felizes para sempre. A Fiona ainda a tenta demover dessa ideia, mas não vale de muito. Sinceramente não me admira muito que a Debbie queira um filho, afinal de contas ela é a miúda que logo na primeira temporada raptou um bebé. Claro que, do querer à realidade ainda vai uma distância…como é que ela vai lidar com este novo estado de graça?

Ian foi mudando ao longo das temporadas e começou a ter comportamentos erráticos e nada típicos dele. Fugiu para ir para o exército sob falso nome, depois de lá estar destruiu um helicóptero e foi-se embora. Eu ainda pensei que tudo de devesse à messed up relation que ele tinha com o Mickey, mas depois, e com a evolução da personagem, deu para compreender que se tratava mesmo de uma doença. Ao longo da temporada podemos ver Ian a lutar contra esse diagnóstico. A lutar para manter a identidade e para que as pessoas gostassem dele por ele mesmo. A sua relação com o Mickey foi muito posta em causa mas, acabou por ultrapassar muitos percalços. Isto é, até ao final na temporada, quando Ian é detido pelo exército e acaba por sair sob a custódia de Monica. Durante o tempo que passa com a mãe, percebe que sem os medicamentos vai ser muito difícil controlar a sua personalidade mas, também sabe que não quer deixar de ser ele mesmo. Acaba por decidir abandonar Monica por ela ser um péssimo exemplo, e decide também terminar a relação com Mickey por precisar de se descobrir sem ele e perceber como vai lidar com a doença sozinho.

Para o Lip, esta foi uma temporada cheia de emoções: desde uma quase relação com Amanda, a voltar a ir para a cama com Mandy, até uma relação com uma das suas professoras que é casada. Claro que não foram só mulheres o que afetou Lip, também viu a sua vida andar para trás quando não renovou a ajuda financeira a tempo e a sua bolsa não lhe foi renovada. Viu-se assim a mãos com uma divida altíssima de propinas para pagar e um curto prazo de tempo para o poder fazer. Tentou de tudo, um empréstimo, vendeu droga no campus, mas nada foi suficiente para saldar a dívida. Acabou por ser ajudado por um benfeitor que lhe pagou as propinas o que lhe permitiu permanecer na Universidade.
Ao longo da temporada Lip passou por diversas fases. Na minha opinião, foi a personagem que menos cresceu, apesar de ele ter tentado resolver os seus problemas, tudo lhe caiu do céu, tudo se resolveu como que por magia. Claro que me parece que na próxima temporada a vida dele não será assim tão simples até porque começa a ser evidente que ele se está a apaixonar pela professora.

 Fiona contiua a mesma irresponsável no que toca ao amor. Acho que se calhar contrabalanceia o facto de ser responsável pelo clã Gallagher e acaba por ser irresponsável nos assuntos amorosos. Ao longo da temporada, esteve interessada no patrão, Sean, casou com Gus e o seu coração fraquejou por Jimmy/Steve. Claro que não ficou por ai, pois ela continua claramente interessada em Sean. Será que na próxima temporada o seu casamento se vai salvar ou foi só mesmo mais um capricho? Sinceramente acho que aquele casamento não tem a mínima hipótese. Ela é completamente viciada em adrenalina e o Gus não lhe dá isso. Já com Sean ela tem-no às carradas, mas acho que ele vai acabar prejudicado pela relação e vai voltar a consumir drogas.

Ao longo da temporada vimos um Frank um pouco diferente daquilo a que estamos normalmente habituados a ver. Claro que continuou a ser interesseiro, tentou manipular a Sheila de todas as formas que podia, desprezou a Sammi (que na minha opinião foi intragável ao longo da temporada e mereceu ser desprezada), mas também mostrou um lado sensível. Quando conheceu Bianca, a médica com cancro, fez de tudo para a manter feliz nos seus últimos momentos. Foi realmente ternurento ver Frank com ela. Claro que isso levanta logo uma nova questão: se é capaz de ser ternurento com uma completa estranha porque é que não faz o mesmo com os seus filhos? Ai Frank, Frank!

Kevin e Veronica passaram uma temporada com muitos problemas matrimoniais. Passaram uma grande crise devido à falta de interesse de Kevin em V em detrimento das filhas e, devido à falta de interesse de V nas filhas. Depois de algum tempo afastados acabaram por perceber que não vivem um sem o outro, e resolvem os seus problemas. Fiquei contente com isso, pois no meio de tanta confusão e de tantos screwed up couples eles são mesmo o mais normal!

Sammi mostrou finalmente as suas verdadeiras cores e foi completamente intragável. A partir do momento em que Chuckie foi preso ela faz de tudo para se vingar dos Gallagher; aliás, é por sua causa que Ian é detido pelo exército. Claro que acabou por pagar e MIckey drogou-a chegando mesmo a pensar que a tinha matado. Foi deveras hilariante quando ela regressou e tentou alvejar Mickey por a ter tentado matar. Na minha opinião, a Sammi ainda não vai embora e ainda vamos ver mais dela na próxima temporada.

Nota: 8,5/10
Nota temporada: 9/10

Ana Rodrigues

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos