Game of Thrones – 05×02 – The House of Black and White
| 22 Abr, 2015

Publicidade

05x02 - The House of Black and White

05×02 – The House of Black and White

 

Contém SPOILERS. 

O segundo episódio da série trouxe-nos quase todas as personagens e andámos a saltitar entre as terras de Westeros e até de Essos. Talvez tenha sido demasiado para apenas um episódio, mas conseguiram aproveitar bem o tempo. Nesta hora de episódio tivemos muitas mudanças, mortes, regressos e ameças. Bronn voltou e Arya também.

King’s Landing

Como já era esperado, não foi a morte de Joffrey que mudou mais coisas na capital. Foi a morte de Tywin, porque era ele que comandava tudo. Com o patriarca dos Lannister morto? Cersei está à vontade para fazer tudo a seu bel-prazer. Regra geral, sou toda a favor do poder feminino. As mulheres são tão boas governantes quanto os homens. O problema é que Cersei não o é. Basta ver a maneira como chegou ao Pequeno Conselho e começou a mudar tudo. Ela está habituada a beber vinho, a usufruir dos luxos de rainha, a esconder o romance com o irmão gémeo do mundo, a odiar Tyrion e Margaery e a proteger os filhos. Governar? Nem por isso. Está a aproveitar-se da juventude e ingenuidade do filho Tommen. E agora com Jaime fora para resgatar Myrcella, Cersei não deve nada a ninguém. Até onde irá Cersei?

Muralha

Os ventos de mudança passaram pela Muralha de gelo. O Senhor Comandante foi finalmente eleito. Jon Snow, o bastardo dos Stark foi escolhido pelos irmãos como o 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite. E a verdade é que Jon arriscou muito para salvar os irmãos e se há homem leal na Patrulha é ele. Tão leal que recusou Winterfell, por muito que isso claramente lhe custou. Ser Stark é tudo aquilo que ele desejava (agora se esse era o seu verdadeiro apelido é outra conversa), mas o título que ganhou também é motivo de orgulho. Agora é saber como será a sua relação com Stannis. E o que fará ele a seguir e o destino dos wildlings. 

Vale of Arryn

Estava bastante curiosa até com o encontro de Brienne e de Sansa porque tinha tudo para correr mal. Nós sabemos que ela é fiel e corajosa e faz de tudo para honrar a promessa que fez a Catelyn Stark. No entanto, Sansa tem sido uma marioneta desde que o pai morreu. Sofreu e muito em King’s Landing. A única pessoa que pensa que pode confiar é em Baelish, que amou a sua mãe. Quem a pode culpar por não ter acreditado nas palavras de Brienne? Seria demasiado irrealista, especialmente numa série como esta.

Brienne está decidida a proteger Sansa apesar da rejeição da mesma. A Stark dirige-se para Winterfell, será que Brienne vai segui-la até ela a aceitar? A viagem de Brienne nos livros toma um rumo diferente, mas, tal como tem vindo a acontecer, os acontecimentos na série estão a afastar-se a passos largos das obras de A Song of Ice and Fire. Estou muito curiosa! Espero que seja surpreendida pela positiva.

Dorne

Dorne, por fim. O sul mais sul que pode haver Westeros e que há tanto tempo me despertava a curiosidade chegou por fim neste segundo episódio. Dorne, cujas filmagens occorreram na nossa vizinha Sevilha, em terras espanholas. Um minuto para apreciarmos a beleza das (ainda poucas) paisagens que nos foram mostradas. Até a cadeira de Doran era bela, pelo amor de Deus!

Ellaria não está contente, como é claro. Oberyn morreu e ela tem ali uma Lannister mesmo à sua mercê. Se estivéssemos na capital, Myrcella já teria sido chacinada há muito tempo. Mas Oberyn tinha razão. Dorne é diferente do resto do país. Todavia, isso não impedirá a viúva do Red Viper de vingar a morte do amado. E quando se tem Serpentes de Areia do seu lado..

Myrcella não aparece desde que Tyrion a enviou para o sul, prometida ao príncipe Trystane. Pelo que me parece, a mudança até correu bem para a filha de Cersei e Jaime. Será que ela estará disposta a partir com o pai (se é que ele conseguirá chegar perto dela, claro)?

Essos

Tyrion e Varys começam a sua jornada para Volantis para depois seguirem para Meereen. Tyrion continua uma sombra do que era, mas parece que está a voltar ao normal. Esta parelha entre ele e a Aranha é curiosa, porque ambos têm muito em comum. São ambos extremamente inteligentes, são maliciosos mas até certo ponto, gostam de poder (o que explica a recusa de Tyrion de abandonar King’s Landing quando Shae lhe pediu) só querem o melhor para o seu país e são desprezados pelos outros por deficiências que não têm culpa. Parecem-me muito bons aliados para Daenerys.

Braavos

Arya: Cersei. Walder Frey. The Mountain. Meryn Trant. 

Arya deve ser a personagem mais viajada desta saga. Começou em Winterfell, depois King’s Landing, depois um pouco por todo o lado e agora chega à espetacular cidade de Braavos para se juntar a Jaqar H’ghar, na Casa do Preto e Branco. O problema é que lhe fecharam a porta na cara. Pobre Arya, que anda há tanto tempo perdida no mundo. O final foi no mínimo, interessante. Jaqar não se encontrava na Casa porque ele não existe, ele não é ninguém. E é isso que Arya tem que aprender a ser. Irá Arya Stark desaparecer?

Meereen

Daario: Right. That’s your problem. You understood fear once long ago, so you forgot what it means. Someone who’s forgotten fear, has forgotten how to hide. 

Ai Daenerys, Daenerys. O que dizer de tudo o que se está a passar. Sinceramente, percebo a decisão de executar Mossandor. Ela é, acima de tudo, uma mulher justa. Sangue paga-se com sangue. Se o seu conselheiro decidiu fazer justiça pelas próprias mãos com o Filho da Harpia, teria que sofrer as consequências.

O problema é que os únicos apoiantes de Dany na Cidade Livre são exatamente os ex-escravos e Mossandor é um deles. E a execução de um deles não foi bem vista pelo povo, como seria de esperar.

Drogon voltou. Voltou para a mãe, assim esperávamos. Mas não. O dragão agora é livre e recusa-se a ser controlado pela jovem Daenerys. Isto preocupa-me. Viserion e Rhaegal estão revoltados e voltaram-se contra Dany. Todos em Meereen odeiam a rainha. Drogon fugiu. Quanto tempo se aguentará Mhysa no trono? Quando os seus inimigos descobrirem que a causa pela ser tão temida (os três dragões) está fora do seu controlo, o que será de Daenerys Targaryen?

Nota: 8.5/10

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos