The 100 – 2×12 – Rubicon
| 17 Fev, 2015

Publicidade

2×12 – Rubicon

2×12 – Rubicon

Contém SPOILERS!

Antes de partir para a análise, peço desculpa pelo ligeiro atraso desta review.

Faltam quatro episódios para o fim da temporada da nossa série. Embora tenha sido um episódio lento ao nível da ação, a construção do cliffhanger final foi bem estruturada e resultou fantasticamente naquele final arrebatador. Comparar a primeira e a segunda temporadas é algo estranho! A CW tem mostrado que soube eliminar as falhas que a série foi apresentando inicialmente, daí The 100 merecer com todo o mérito uma terceira temporada.

Jaha continua com a sua utópica viagem para a cidade de luz. Ao depararem-se com uma jovem indefesa, o altruísta ex-chanceler não hesita em ajudar. E, como seria de esperar, o grupo cai na emboscada organizada pela jovem e o seu cúmplice. Por sorte, ou azar, ele segreda ao ouvido de Murphy que o grupo deve caminhar para norte. Completamente desarmados e desprovidos de água e alimentos, lá partem alguns elementos em busca da tão famosa cidade. No entanto, alguns começam a duvidar da missão e iniciam a viagem de regresso. Foi interessante ver a importância crescente de Murphy no enredo da nossa série… começou como um delinquente secundário a ator principal de uma trama secundária bastante relevante. Por outro lado, Jaha têm diminuído as suas participações e, cada vez mais, parece um membro descartável do qual não teremos saudades.

Em Mount Weather a situação fica crítica. Com Dante fora do caminho, Cage e a Dr.ª Tsing não têm mais de disfarçar os seus verdadeiros propósitos! A médica acaba por confessar aos 47 que eles são muito importantes para o povo da montanha… desculpem, mas tem de sair: GRANDE VACA! Se os tem em tão elevada consideração, porquê matá-los? Caso espaçasse as colheitas de medula, todos eles sobreviveriam e cada grupo teria o que quer: liberdade. Outra que me irritou profundamente em Mount Weather é a inércia/ineficácia com que o grupo luta contra os seus captores. Não fosse Bellamy, todos eles tinham os dias contados. Mesmo assim, foi agradável ver a horrível doutora a definhar sem ninguém ter o mínimo de remorsos ao vê-la morrer. No entanto, não sei até que ponto este grupo desorganizado conseguirá lutar pela sua liberdade perante os bem treinados/equipados homens da montanha.

Clarke não contava que o seu bluff tivesse as consequências catastróficas que assistimos. Graças ao nosso infiltrado, o grupo fica a saber que Cage prepara o lançamento de um míssil em direção a Tondc aquando da reunião das tribos que planeiam o ataque a Mount Weather. Embora tendo enviado Kane em seu lugar, mal Clarke sabe da ameaça que paira sobre eles, corre a galope para avisar Lexa. Assim que chega ao local, eis que a chefe grounder levanta um dilema: salvam todos e denunciam Bellamy? Ou mantêm o plano e serão cúmplices de dezenas de mortes? Apesar de não gostar da ideia, Clarke segue Lexa para longe do local que será afetado pelo fatídico incidente. Não antes de Clarke ainda regressar para resgatar a mãe da morte certa… pois é, Abby vem, mais uma vez, fazer a sua birrinha “eu é que sou a chanceler!” Curioso, após o ataque, Abby culpar a filha do que aconteceu aos mortos e feridos, terá memória curta? Abby praticamente passou o atestado de óbito ao próprio marido assim que o denunciou a Jaha. Estas duas são mais semelhantes do que pensam.

Já Octavia demonstrou o quão fraco é o seu amado Lincoln. Nem parece a inconsequente adolescente que arriscou a ser a primeira a sair da nave dos 100.

O episódio veio mais uma vez comprovar o quão madura está esta série. Não abusando de fillers, tem construído o enredo da temporada de forma inteligente e agradável. The 100 tem conhecido uma evolução francamente positiva no que concerne a efeitos especiais, banda sonora e construção da ação. Resta-nos apenas esperar pelo próximo episódio para ver quem morreu/sobreviveu ao míssil e por quanto tempo conseguirão os quarenta e tal manter a sua liberdade em Mount Weather.

Questões em análise:

  • Octavia está a transformar-se numa “pequena” Indra. Terá ele renunciado ao seu amor por Lincoln por ele ser um covarde?
  • Murphy e Jaha conseguirão descobrir a cidade da luz?
  • Quem sobreviveu à tão fatídica explosão do míssil? Kane estava lá… terá saído com Indra para procurar Lexa e Clarke?
  • Continuará Clarke a achar que estas mortes são plenamente justificadas? Afastar-se-á da mãe? Já agora, Bellamy e Clarke, na minha opinião, já foram à vida como casal.
  • Quando veremos Abby a fazer algo de útil? Estou cansado de a ver a fazer exatamente o mesmo todas as semanas: aguentar-se como chanceler.
  • Conseguirão Bellamy e os restantes jovens sabotar o bunker?
  • Afinal Dante até tem valores morais? Ou apenas se quer vingar da traição do filho?

Nota: 8,5/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos