The 100 – 02×09 – Remember Me
| 25 Jan, 2015

Publicidade

2×09 – Remember Me

2×09 – Remember Me

Contém SPOILERS!

Em plena semana de regressos das séries da CW, The 100 trouxe-nos um episódio com pouca ação, mas carregado de emoções e cliffhangers, bem ao estilo do que nos tem habituado sobretudo nesta segunda temporada. Apesar dos inúmeros problemas que poderão surgir, o enredo da temporada já está minimamente encaminhado, bem diferente do que aconteceu na temporada inicial da nossa série.

Ponto forte do episódio: Lexa e Clarke estão em sintonia e cada vez mais parecidas. Ambas sabem os benefícios da união dos dois grupos. Enquanto o povo do céu deseja maioritariamente a aliança, os grounders abominam a decisão de Lexa em criar uma trégua entre os grupos.

Clarke está completamente afetada por ter morto Finn. Pela primeira vez a jovem chora desesperada! Começa ainda com alucinações… o seu amado aparece-lhe e, a determinado momento, ela perde o controlo e começa a falar com ele mesmo em frente ao grupo. No entanto, ao que parece, foi uma situação pontual e Clarke voltou, no final do episódio, à frieza emocional que habitualmente a carateriza.

Com a aliança a formar-se rápida e fragilmente, a tribo de Lexa tem apenas mais uma exigência: levar o cadáver de Finn para ser queimado junto daqueles que ele executou barbaramente. Contrariando todos, Clarke autoriza que tal aconteça, isto porque nada é mais importante que a aliança dos dois grupos e assim a morte de Finn não terá sido em vão. Pela primeira vez, Abby percebe o que para Kane é tão óbvio: ambos os grupos são liderados por crianças! Pois é… Lexa e Clarke são demasiado jovens para cargos de chefia, no entanto, têm liderado, com relativa sabedoria, a diplomacia entre os dois povos.

Apesar dos grounders não gostarem do povo do céu, especialmente Indra que anseia por vingança, a aliança prospera. Após o ritual de cremação, inicia-se o banquete que oficializará a união. No entanto, a bebida que Kane oferece a Lexa está alegadamente envenenada! Num ápice todo esforço de Clarke está perdido: ficam prisioneiros dos grounders e a tribo exige que Raven seja executada em praça pública. O ritual começa e Clarke fica para trás e volta a ver Finn. No entanto, desta vez Finn olha para o cálice envenenado! É aqui que Clarke percebe que foram os próprios grounders que sabotaram a cooperação entre os povos. Por sorte, Raven ainda estava viva… e o verdadeiro culpado sofre uma morte lenta e dolorosa.

Seguindo o conselho de Lexa, Clarke profere “Love is Weakness”, o seu ex-amado evapora-se no ar e Bellamy ganha uma nova missão: infiltrar-se em Mount Weather.

A situação em Mount Weather complica-se com o avançar dos dias. Jasper, Monty e Miller, com a ajuda de Maya, iniciam um complexo esquema para transmitir uma mensagem ao povo do céu. Tudo correria na perfeição se Monty não ignorasse o conselho de Maya e não se infiltrasse no centro de controlo do bunker. Conclusão: conseguiu enviar a mensagem que tanto queria, mas foi apanhado e encarcerado junto de Harper, a sua amiga misteriosamente desaparecida… pensamento positivo, pelo menos já a encontrou!

O episódio terminou com o grupo de Mount Weather a controlar todos os movimentos dos grounders e do povo do céu. Ao que parece, um ataque surpresa será paticamente impossível. No entanto, e contrariando as suas previsões, a aliança grounders-skypeople está cada vez mais próxima, pois ambos têm um objetivo em comum: libertar todos os que se encontram em cativeiro.

Questões em análise:

  • A frágil aliança perdurará? Julgo que sim, no entanto, há inúmeros elementos contra a sua duração.
  • Teremos o reconhecimento oficial de Clarke como a verdadeira Chancellor do povo do céu? Por muito que digam que não, é ela que toma as decisões mais importantes e todos a seguem.
  • Bellamy conseguirá infiltrar-se em Mount Weather e ser útil na libertação do seu povo? Ou irá diretamente para a jaula ao lado de Mounty?
  • Indra continuará a aceitar Lexa como a digna sucessora de Anya? Julgo temos em andamento um plano de usurpação do trono grounder.

Nota: 8/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos