Downton Abbey – 05×08 – Episode Eight
| 11 Nov, 2014

Publicidade

5x08

5×08

Bem, finalmente chegámos ao último episódio da 5ª temporada. Como vos disse, esperava uma season final intensa e que me desse vontade que o Natal chegasse mais cedo, tal como a 6ª temporada (sim, se ainda não sabem, Downton Abbey foi renovada para mais uma temporada). Ora, então, vamos à nossa última review, até ao Christmas Special.

O jantar em que os pais de Rose vão conhecer os do noivo da rapariga está a ser preparado, e Mrs. Patmore, Mrs. Hughes e Daisy preparam-no com afinco.

A proximidade entre Mrs. Hughes e Carson, mantém-se, mas nada de muito significativo. Pergunto-me se será no episódio de Natal, ou na próxima temporada, que irão avançar com o romance que já andaram a sugestionar há uns tempos.

Mais uns momentinhos com os meninos pequeninos de Downton, inclusivé, Marigold. Ao mesmo tempo, os problemas de Bates ainda não acabaram, sempre com um fantasma a ensombrá-lo, e, consequentemente, à doce Anna. A polícia continua a aparecer em Downton, a interrogar o staff downstairs… E Bates e Anna vão a Scotland Yard, onde Anna, infelizmente, é exposta a uma situação muito pouco agradável.

O memorial vai ser inaugurado, mas Mrs. Patmore diz a Carson que não estará presente, pois será demasiado doloroso para ela. Ainda assim, a sua ida é importante, pois, mais tarde, Robert irá pedir-lhe para ir. Ao mesmo tempo, o príncipe Kuragin vai visitar Violet, e a conversa vai deixá-la agitada.

Downton está cheia, os pais de Rose vêm apoiar a filha, mas o ambiente entre os dois não é o melhor, o que acaba por afectar a rapariga, que teme que os conflitos entre os pais possam prejudicar o seu noivado. E bem, o jantar tem as suas peripécias. Apesar de tudo, o pai de Rose aprova o futuro marido da filha. Infelizmente, alguém quer que o casamento não aconteça, e fotografam o rapaz, depois da despedida de solteiro, com uma rapariga que faz por ser vista à porta do quarto dele. Rose fica perturbadíssima, quando vê as fotografias, no almoço com Mary, Branson e Edith. Mas quem terá feito tal atrocidade? Rose é uma personagem que nos mostra pouco de si, mas com quem simpatizo bastante. Terá sido o pai de Atticus? A verdade é que não aprova a escolha do filho. E os escândalos com o casamento parecem não ter fim. Ainda assim, os dois jovens acabam por dar o nó.

Na cozinha, enquanto decora o bolo do casamento, Daisy anuncia que vai deixar Downton. Será que vai mesmo sair da série? Ou ainda a veremos no episódio de Natal? Quiçá não volta na sexta temporada. Mrs. Patmore fica muito triste com o anúncio da saída da sua pupila!

Branson conversa com Mary sobre a sua partida para Boston (será que é desta?), e Tony aparece na festa do casamento, trocando umas breves palavras com Mary (vamos todos recordar, desculpem-me a expressão, a chachada que foi o “romance” dos dois).

Anna foi identificada por uma testemunha, e foi presa. Ai, ai, ai.

Chegamos ao dia de abertura do memorial, e há uma surpresa para Mrs. Patmore.

Bem, esta temporada foi MUITO, MUITO, parada, com muitos poucos momentos altos, ao contrário das temporadas anteriores. Apesar de saber que a série não poderia ficar por aqui, o meu coração estremeceu com a notícia da renovação para mais uma temporada, porque, sinceramente, ou Downton Abbey leva uma volta, ou acho que não vale a pena continuarem a alimentar estas narrativazinhas menores, salvo uma ou outra excepção. Mas bem, ainda vamos ter o Christmas Special que pode ajudar a que a série volte ao que era, fazendo um bom arco narrativa com a próxima temporada. Vamos ver o que o tempo nos traz!

Nota: 7/10

Nota de temporada: 7/10

Beatriz Barroca

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos