Criminal Minds – 10×08 – The Boys of Sudworth Place
| 23 Nov, 2014

Publicidade

10×08 - The Boys of Sudworth Place

10×08 – The Boys of Sudworth Place

The Boys of Sudworth Place foi o primeiro episódio da temporada tendo a pedofilia como tema principal, e que promete ter uma continuação trágica para um dos agentes da FBI!

Contém Spoilers.

Em primeiro lugar, parece haver uma confusão com o título do episódio, que de acordo com o guião é “The Boys of Sutton Place” mas Garcia menciona Sudworth Place. De qualquer maneira, o episódio em si não dececionou! Gostei da primeira cena, que ocorre numa sala de audiências de tribunal e serviu de introdução à vítima da semana, dando-lhe uma aparência de advogado confiante e um marido atencioso. Ao encontrar um sujeito misterioso a destruir-lhe o carro, Jack segue-o para dentro de uma rua escura (uma decisão muito pouco inteligente, na minha opinião…) e acaba por ser raptado pelo sujeito e um companheiro igualmente misterioso. A equipa toma nota do incidente e entra logo em acção (que eficiência!).

Enquanto isso, a vítima acorda no que parece ser um armazém ou algo parecido, coberto de cacos de vidro e lixo e com os pés a sangrar. O “unsub”, ou melhor, “unsubs” estão a observar-lhes de cima, e um deles fala sobre ser honesto e confessar algo. Logo pensei em religiosos extremistas, que quase sempre são os vilões em Criminal Minds, mas mais tarde no episódio descobrimos que o rapto tem como motivo vingança: a vítima tinha molestado uma mão cheia de crianças anos antes, e os “unsubs” aparentam ter sido vítimas dele. Ainda assim, senti um bocado de pena do advogado Jack! E percebi que o guionista queria que sentíssemos exactamente isso.

Este episódio foi diferente no sentido que a vítima não escapou com vida no clímax do episódio, assim como um dos torturadores morto acidentalmente. Até por um terceiro membro do grupo chamado Brian aparecer (também vítima do advogado molestador), não é explícito se a vítima realmente molestou os “unsubs”, mas a conversa entre ele e a vítima foi para além de arrepiante: o alegado molestador, para salvar a própria vida, tenta convencer o terceiro “unsub” dizendo que ele era “o seu favorito”.

No fim, descobrimos que Brian, como consequência de ser molestado, tornou-se num pedófilo também (algo que, de acordo com Morgan, é raro), e não era mais psicótico que os dois primeiros “unsubs” a aparecer no episódio. Atirou na vítima sem qualquer hesitação, e quando é apanhado, mente à polícia sobre o culpado da morte de Jack e Chad. Espero que a equipa irá descobrir a verdade; dos três “unsubs”, Drew foi o que menos queria estar ali a torturar alguém!

Gostei muito do envolvimento de Morgan neste episódio; apesar de permanecer calmo e aplicado como sempre, o facto que foi molestado na sua infância foi importante na cena final, e serviu como uma ponte para uma outra cena que realmente me preocupou, e me fez especular que a sobrinha de Kate está em grave perigo neste e em futuros episódios: fazendo os trabalhos de casa com uma amiga, as duas recebem uma mensagem eletrónica de um rapaz de 19 anos (que todos já sabemos que não é), e tiram uma foto como resposta. Falta saber se quem está por trás do ecrã irá agir fora das salas de chat. A única coisa a fazer é esperar até o próximo episódio para descobrir!

 

8.5/10

 

Cátia Neto

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos