Criminal Minds – 10×05 – Boxed In
| 01 Nov, 2014

Publicidade

10x05 - Boxed In

10×05 – Boxed In

O Halloween chega a Criminal Minds, juntamente com um novo e impiedoso UnSub!

Contém spoilers!

O quinto episódio da nova temporada tem como pano de fundo o Halloween; apesar de não ter havido muita interacção entre o evento e a equipa (para além de Garcia ter vestido com um esquema de cores homenageando o Dia das Bruxas e Hotchner ter comprado um fantástico fato de Darth Vader para o filho – que está muito crescido!), achei um boa opção suprimir o Halloween para dar mais espaço ao que Criminal Minds sempre oferece: boas personagens e enredos comoventes.

Neste semana, um rapaz desaparecido há exactamente um ano (Este Unsub não parece gostar de Halloween…) é encontrado num campo de abóboras em estado quase catatónico. A partir do facto de que um caso semelhante há algum tempo atrás ocorreu, e o responsável foi preso, a equipa especula que foi sequestrado durante esse período de tempo por um copiador ou parceiro.

O tema deste episódio fez-me sentir um bocado claustrofóbica, devo confessar. O UnSub aprisiona as suas vítimas (todas crianças) numa minúscula caixa subterrânea (daí o título “Boxed In”), provocando não só atrofia muscular, mas também graves cicatrizes emocionais.

Quando o culpado pelo primeiro sequestro é provado não ter tido algum envolvimento com nenhum dos crimes, e a equipa começa a busca pelo verdadeiro responsável. Enquanto isso, o UnSub rapta um rapaz e mete-o na caixa, escondendo-o por baixo de uma placa de madeira e do seu carro (tudo para dificultar a busca pelo rapaz).

Mais uma vez, adorei o Rossi neste episódio! A impaciência de Rossi com testemunhas desinteressadas em cooperar é de morrer a rir! Quando uma delas constata de que tem trabalho de manhã e não quer prestar depoimento, Rossi responde: “Well, I’m sorry for the inconvenience, sir, but I’m sure the parents of the missing child don’t really care. Frankly, neither do I.” (“Bem, peço desculpa pela inconveniência, senhor, mas tenho a certeza de que os pais da criança desaparecido não se importam, e francamente, nem eu.”), e depois conclui que por ser Halloween, o raptor podia até ser o Spongebob, . Clássico Rossi.

Ao perceber de que o UnSub rapta crianças que pregam partidas ou fazem algo digno de ser chamado de “falta de educação”, a equipa anuncia um alerta especificando o perfil do sequestrador: fixado por Halloween, provavelmente por causa de um evento traumático na sua infância, pensa ser um vigilante, e por isso não mata as suas vítimas, visto que não faz sentido para ele castigar alguém sem deixá-lo viver para aprender a lição. A partir do anúncio, recebem mais uma dica da irmã do possível UnSub, que apartir daí tem o último nome Bidwell:

A descrição da irmã do UnSub é assustadora: ele sufocava a irmã, matava gatos e não sentia culpa pelos seus feitos; além disso, o pai dos dois maltratava a família emocional e fisicamente. Daí pensei logo que ele estava a vingar-se do pai através de outros miúdos, mas na próxima cena descobrimos que a mãe do UnSub matou o pai num ato de defesa, e escondeu-o dentro de um baú (Yikes!). No fim, com a ajuda da mãe, encontram não só o UnSub (essa cena quase me fez chorar!) mas também a vítima!

Este episódio não foi tão bom quando aos anteriores, apesar de ter uma boa dose de cenas comoventes. E esperava mais elementos de Halloween neste episódio!

 

7/10

 

Cátia Neto

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos