Teen Wolf – 04×12 – Smoke and Mirrors (Season Finale)
| 24 Set, 2014

Publicidade

4x12 - Smoke and Mirrors

4×12 – Smoke and Mirrors

 Meus caros, chegámos ao season finale! É isso mesmo. Depois de todas as torturas, algumas respostas chegam-nos finalmente e o culminar de mais uma boa temporada de Teen Wolf também! Vamos sofrer agora durante um bocadinho mas a boa notícia é que daqui a uns meses já temos mais disto outra vez!

Sabemos o quanto Teen Wolf tem evoluído ao longo das temporadas. Oh, vá lá, quem é que hoje em dia não se ri um bocadinho e abana solenemente a cabeça quando vê a primeira temporada? Esta season traz-nos um amadurecimento completo das personagens, da série, dos atores. As pequenas pistas que fomos recebendo deixam-se algumas com resposta, a maioria continua pendurada.

Algumas coisas foram apressadas, verdade. Acho que os 75 minutos não foram suficientes para explicar tudo – mas a vida é mesmo assim.

Após toda uma história sobre um The Benefactor, que sabemos que era plano original de Peter, sobre o Scott a revelar-se o true alfa que é depois de alguns momentos dúbios, chegamos a uma conclusão que, no meu ponto de vista, é uma lufada de ar fresco: os reais vilões foram, são e sempre serão Kate e Peter.

Perdendo um bocado a intensidade que a série tem e é conhecida por nas suas cenas em que a banda sonora vigora para uma cena de acção fantástica, este último episódio tem toda a sua intensidade nas emoções e nos detalhes. É bonito também ver que a série vai cada vez menos precisando da moleta da banda sonora para se aguentar com qualidade.

Fechada a saga do The Benefactor já há alguns episódios atrás, sabemos que voltamos sempre ao mesmo: Peter quer matar Scott para ser o master alpha. A clara luta aqui é entre a natureza do único ‘alpha’ de Beacon Hills – será Peter, será Scott; e será Scott mesmo um True Alpha na sua mais pura forma?

Entretanto num episódio cheio de acção e emoções fortes, Derek Hale morre – OH MEU DEUS. Chorei um bocadinho, tá?! Confesso que nesse momento disse – “ok já chega, vou deixar de ver Teen Wolf”. Mas qual o espanto, ou a falta dele, quando Derek volta à vida em forma de lobo – algo que até agora só tínhamos a noção que os alphas podiam fazer… Eu diria mais que isto será uma característica de ‘born-wolves’ do que propriamente de ‘alphas’. Mas… vamos lá ver.

Derek renasce, volta como lobo, fica tudo feliz. Peter é recambiado para a prisão – que é como quem diz o hospital dos tontos – e sedento de poder. Ainda não me parece que seja desta que o Ian Bohen nos deixa meus caros! E fica também a questão daquele tonto que está na cela com ele, e quais são realmente as suas capacidas – lá está, perguntas por responder…

Algumas considerações finais: Mason agora viu coisas que não devia – será que ele vai ser mais um humano introduzido no esquema sobrenatural? Liam está cada vez mais desenvolvido e acredita cada vez mais na forma de vida lobisomem… Yey! E o facto de ele ser Buddha? Espetaculo! Mas nem tudo é fantástico: alguém me explica porque é que a Kira nunca mais teve poderes giros e interessantes, que tão fantásticos pareciam quando ela surgiu pela primeira vez na série? Hmm. Como podem ver, perguntas, perguntas, só perguntas…

Senti que de alguma forma, isto não foi bem uma season finale mas uma mid-season finale. Não, a sério. A maior parte das especulações não foram respondidas, simplesmente foram ainda mais questionadas. Confesso que assim talvez o mais importante para mim terá sido a introdução à nova série:

  • O que é que afinal a Kate fez ao Derek para ele ter ‘evoluido’ ? E o que é que isso tem a ver com a mitologia azteca?
  • Que raio de ser sobrenatural é Parrish? (Jeff, ou me convences muito bem ou não me desconvences de que é uma fénix…)
  • Como é que a Kate ficou Were-Jaguar?
  • Como é que os Calaveras apareceram ali do nada e levaram o Argent?
  • Desert Wolf, alguém?
  • E a nova matilha – Team – de lobisomens buddhas em Beacon Hills?

Pois como podem ver, mais perguntas que respostas. Por este andar caminhamos para uma ‘engonhice’ típica da CW e não me apetecia nada nada que mais uma série minha caísse nesse poço sem fim…

Enfim.

Nota do episódio: 6/10

Porque é sempre mais bonito assim, acrescento que no geral a temporada estava boa. Não tão fantástica como a 3a e 3b mas cresceu muito a nível de estrutura – em vez de continuar a enveredar tanto pelo ‘fantástico’ e pelo que dá ‘espetáculo’.

Algumas falhas previsíveis – como não explicarem certas coisas ou apressarem demasiado outras, ou quererem introduzir todo o tipo de aspectos ao mesmo tempo – mas que são compensadas pelo destaque notório da qualidade de produção, argumento, filmagem, desta quarta temporada. Espero, e espero com vocês que me têm acompanhado, que a 5ª seja capaz de elevar a minha review a pelo menos mais um ponto… Até já, Teen Wolf.

Nota da Temporada: 8/10

Joana Pereira.

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos