Downton Abbey – 05×01 – Episode One
| 23 Set, 2014

Publicidade

5x01

5×01

Finalmente chegou a 5ª temporada de Downton Abbey, uma das séries mais acarinhadas pelo público. Voltámos a ver o labrador, as portadas das janelas, as campainhas, as escadas, a chaleira, a mesa posta, o acender da luz, as limpezas… Voltámos a ver os Crawley e a Team Downstairs.

Estamos em 1924, e discutem-se as decisões do governo, encabeçado por Ramsay MacDonald. E temos, agora, as criancinhas, que estão tão crescidas e amorosas! Ainda assim, a filha de Edith não está junto dela, o que a afecta, claramente, e naturalmente.

Violet e Isobel continuam a ser um par que proporciona grandes momentos na série, tal como Thomas mantém o seu perfil malicioso. Conseguiu criar uma certa amizade com James (que não correspondeu o seu interesse amoroso, até porque agora se viu metido numa “embrulhada”, com uma mulher), mas continua a querer infernizar Bates e Anna, e para isso, vai usar como objecto uma nova criada, Baxter. E escusado será dizer que o alvo de Thom é adorável, como sempre!

E será que é desta que vamos ver Carson e Mrs. Hughes como um casal oficial? Estarei a notar uma ligeira rivalidade entre Robert e Carson?… Pelo menos, a situação é desconfortável, até porque há uma tradição que é quebrada (vai ser feito um memorial da guerra). Daisy, na sua doce ingenuidade, também é uma personagem que não passa despercebida.

E voltando a Edith, onde está Mr. Gregson? Dele, nunca mais houve sinal. Tal como o trabalho de Edith, ficou enterrado na temporada anterior, pelo que vemos deste episódio. No início da série, detestava Edith, mas agora nutro por ela um grande carinho, e gostava de a ver ser feliz. Foi uma personagem que evoluiu muito, e merece ser recompensada por essa mesma evolução. E é de partir o coração, vê-la sofrer, por causa da filha.

Em Mary, o amor é um tema sempre recorrente. Depois de perder Matthew, revela sentir-se preparada para voltar a amar. E parece que Branson também está preparado para tal, o que preocupa Robert, e Violet também opina. Além disso, acaba por se desenrolar uma situação que causa polémica à mesa, precisamente no aniversário de Cora.

Para quem ficou preocupado com o que Thom poderia fazer, saibam que os seus intentos não foram concretizados. E o final do episódio é inesperado, quando se dá um incêndio no quarto de Edith, e é Thom quem a salva. A confusão instala-se, mas acaba tudo bem.

Nota: 7/10

Beatriz Barroca

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

A Gentleman in Moscow Skyshowtime

Recomendamos