Supernatural – 09×23 – Do You Believe In Miracles?
| 23 Mai, 2014

Publicidade

Supernatural – 9×23 – Do You Believe In Miracles

9×23 – Do You Believe In Miracles?

Mais um season finale! Supernatural consegue ser um dos recordistas em episódios de fim de temporada… Já conseguiu nove e ainda terá pelo menos mais um (já que vamos ter pelo menos uma décima temporada). Agora analisando esta temporada em retrospetiva: o episódio final da oitava temporada foi fantástico: os anjos a serem expulsos do céu, Sam muito debilitado devido às provas para fechar o inferno, Abbadon fugiu e queria para si a coroa infernal… Tínhamos reunidos os ingredientes para uma das melhores temporadas de sempre da nossa série! Mas, infelizmente, não foi isso que aconteceu… Tivemos uma temporada fraquinha, com o enredo mal desenvolvido e com poucos pontos altos… O season finale foi bom, mas comparativamente a todos os outros anteriores, foi o que menos gostei.

Finalmente tivemos a sensação de continuidade! O episódio começou na cena em que terminou o anterior: Dean a esfaquear Gadreel com a lâmina de Caim. Antes que o mate, é impedido por Castiel e Sam que o trancam. Quando Sam e Castiel voltam ao salão, já Gadreel tinha desaparecido! Por isso lá vai a dupla procurá-lo e, mais uma vez Castiel demonstra o quão altruísta é: cura Gadreel, mesmo sabendo que não pode “gastar” a graça angelical que tem em si…

Entretanto, Metatron conseguiu canalizar para si os poderes da “tábua dos anjos”, acrescentando poderes extra ao que já possuía… Com um exército poderoso, arranjou uma “rádio celestial” que lhe permite falar com todos os anjos e refere que estará ausente por uns tempos, mas voltará triunfal! Então quais são os planos de Metatron? Quer transformar-se no novo deus através das redes sociais: começa por ressuscitar uma jovem que foi atropelada (“Marv” é filmado e faz sucesso no youtube) e depois, junto a um grupo de sem-abrigo, cura diabetes a um e torna-os o seu pequeno exército contra um anjo que o tenta confrontar…

Castiel e Gadreel têm uma missão: entrar no céu! Dirigem-se até jardim onde se encontra o portal secreto e conseguem convencer as guardiãs a permitirem a passagem… Quando entram nos escritórios de Metatron caem numa armadilha: afinal estão na prisão celestial de onde nenhum anjo consegue fugir! Gadreel está desesperado, depois de milénios preso, conseguiu um pouco de liberdade… E voltou a ser preso! Mas demonstra que se redimiu e que é um anjo melhor… Desenha os símbolos que provocam a explosão de anjos (que vimos no episódio anterior) e mata-se, provando que Metatron é o mau da fita…

Voltando a Dean: ele conjurou Crowley que o libertou e que o ajudou a localizar Metatron… Mais tarde, Sam encontra-o e diz-lhe que tem razão, que só Dean tem hipótese de aniquilar Metatron! E lá vai a dupla tentar matar a novo deus… Assim que chegam ao local, Dean deixa Sam inconsciente (confesso que não percebi a razão) e lá vai ele confrontar Metatron! Mas a batalha é um fiasco e Metatron fere-o com gravidade, Dean está a morrer! Entretanto chega Sam e a dá-se a cena mais emocionante da temporada: Dean conforma-se com a morte iminente e despede-se do irmão!

Metatron escapou e volta ao céu, o que ele não sabe é que Castiel tem a “rádio celestial” ligado e todos ouvem o novo deus a revelar todas as atrocidades que fez! Mesmo assim, Castiel não quer mais sangue nas suas mãos e, em vez de o matar, prende-o nos calabouços celestiais.

De volta ao bunker, Sam começa a conjurar Crowley para obter mais um acordo de forma a ressuscitar o seu irmão… Mas o rei dos infernos já está junto de Dean, coloca-lhe a lâmina de Caim nas mãos e ele acorda… demónio!!!

O episódio foi calmo quase até ao fim… Mas os últimos 15 minutos prenderam-me ao ecrã! Contava com algo semelhante, mas não com Dean transformado em demónio!

O que eu gostava de ver na próxima temporada:

– Supostamente Dean será o mauzão;

– Se bem se lembram, o feitiço de fechar as portas do inferno está pendente, Sam tem apenas de terminar a última tarefa (curar um demónio);

– O final que eu imagino seria Sam a curar Dean. Mas sabemos se isso acontecer, Sam certamente morrerá devido ao poder do feitiço;

– Por isso imagino Sam no céu, a auxiliar Castiel a governar as hostes celestiais… Por seu lado, imagino Dean no inferno, a auxiliar Crowley a governar as hostes infernais…

Por mim terminava assim a décima temporada e a série! Uma 11ª temporada será um exagero… Voltamos a estar juntos na próxima temporada?

Nota: 9/10

Rui André Pereira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos