Game of Thrones – 04×05 – First of His Name
| 08 Mai, 2014

Publicidade

4x05 - First of His Name

4×05 – First of His Name

 

Contém SPOILERS

Não há dúvida que Game of Thrones está em grande. Desde a primeira temporada, a série tem vindo a crescer em termos de qualidade tanto de actores, como de história e cenários. Tudo isto explica os recordes de audiência que está a bater na HBO.

Mais uma vez, deparamo-nos com um episódio bem equilibrado e interessante em que cinquenta minutos parecem vinte e ficamos sempre com uma sensação de vazio cada vez que acaba. Aconteceu o mesmo neste quinto capítulo…

King’s Landing

Cersei: Long may he reign.

Foi impressão minha ou Cersei pareceu bastante diferente neste episódio? Claro que não. Ela é esperta e nem sempre pode mostrar o quão malvada é.

Na coroação de Tommen, Cersei viu os olhares trocados entre Margaery e o filho e deve ter percebido finalmente que estava a lutar uma luta inglória (a Margaery é mesmo boa, tal como Olenna disse. Se ela conseguiu conquistar Joffrey, consegue conquistar Tommen com uma perna atrás das costas). As trocas de palavras foram amigáveis (desta vez não houve ameaças de estrangulamento). Será que Cersei cedeu finalmente aos encantos da bela Tyrell ao dar-lhe a sua bênção para casar com o seu filho mais novo? Não me parece. Deu jeito porque Mace Tyrell é um dos juízes no julgamento de Tyrion e a notícia do casamento agradar-lhe-ia.

Na conversa com Tywin, Cersei também usou falinhas mansas e mais uma vez sabemos o porquê da importância da aliança com os Tyrell. Como já tinha sido dito, o reino está falido e já nem a ajuda dos Lannister é suficiente. E os Tyrell são a segunda família mais rica de Westeros portanto quanto mais forte for os laços entre as famílias, melhor. Margaery casará com Tommen e o mesmo acontecerá com Cersei e Loras.

Com Oberyn, Cersei utilizou outros meios e talvez tenha sido aqui onde lhe custou menos fingir. Oberyn valoriza muito a família (basta vermos o quanto ele sofre pela morte da irmã) e Cersei falou-lhe das saudades que tinha de Myrcella. Pelo que percebi, Oberyn teve pena dela e foi a primeira vez que falou com ela sem sarcasmo.

Após vermos Tywin a dominar as alianças da família (e tudo na família) Lannister, Cersei voltou aos tempos de manipulação. Será que ela vai voltar a ser a mesma?

Meereen

Daenerys: So why did you do it?

Daario: Heard you like ships. 

Quando uma pessoa pensava que Daenerys ia finalmente zarpar em direcção a Westeros, visto que o reino está instável com a morte do rei… Ser Jorah informa que Astapor e Yunkai voltaram à escravatura. Como tal, Dany resolve ficar em Meereen para aprender a ser rainha.

Percebo o lado dela mas o timing para a revolta nas outras cidades não podia vir em pior altura. Daenerys tinha tudo: dragões, um exército e navios. Acredito que ainda haja muita gente a apoiar a Casa Targaryen. Veremos o que vai fazer ela a seguir mas, agora que temos a certeza que ela não vai sair de Essos tão depressa, como é que ela vai reinstaurar a paz nas cidades? Ser rainha é mais do que libertar escravos e ir embora. Ela ou os seus conselheiros deviam ter previsto tal acontecimento. Uma conquista não chegam para derrubar um regime que durava há anos e anos.

Suspeito que George R.R. Martin queira deixar a invasão de Dany para o fim. É das coisas que mais espero que aconteça e tarda em avançar…

Craster’s Keep

Jon a companhia chegaram à fortaleza para descobrirem que a fortaleza está totalmente desprotegida. Os ex-irmãos estão mais preocupados em violar mulheres e a beber. Por isso Jon não teve a vida muito complicada em atacar. Só não esperava que fosse com tanto alarido. Ele já devia saber que aquele lado da muralha é tudo menos seguro. Podia matar os ex-irmãos em silêncio, apanhando-os de surpresa e o efeito poderia ter sido o mesmo. Se calhar Jon nem teria sido esfaqueado. E, claro, poderia ter encontrado Bran.

A esperança era ínfima mas eu queria mesmo, mesmo que Bran e Jon se reencontrassem neste episódio. A família Stark é a minha favorita e, de longe, a que sofreu mais ao longo desta série. Sei que Martin tem tudo menos um final feliz para esta saga mas os Stark bem que mereciam um descanso. Já não é a primeira vez que este ‘quase’ acontece. E teima em não acontecer…

Jojen: It’s waiting for you. We have to find it.

Locke é que teve os seus planos furados. Aprendeu, da pior maneira que Bran não é apenas um aleijado. Depois de o raptar, Hodor deu-lhe a morte que merecia e o grupo partiu novamente. A viagem em busca do corvo continua…

Vale of Arryn

Os momentos engraçados do episódio ficaram guardados para a bem aparecida Lysa Arryn. Já tínhamos percebido que ela era um bocado pirada e este episódio comprovou-o. Littlefinger mal teve tempo para respirar e, mal se dá conta, já está casado.

E o que Lysa fez para se poder casar com o homem dos seus sonhos! Numa tirada que provavelmente apanhou quase todos desprevenidos, ficamos a saber que a autora do assassinato de Jon Arryn foi ela própria a mando de Littlefinger, incluindo a carta que Lysa enviou a Catelyn a culpar os Lannister. Se bem se recordam, foi a morte de Jon que deu o impulso para a história. Foi assim que Eddard Stark se tornou Mão do Rei e tudo aquilo que se seguiu. Cersei e Jaime podem ter sido autores da quase-morte de Ban Stark mas no que toca a Jon Arryn estão tão inocentes que até parece mentira. Agora gostava de saber a razão de Baelish (Lysa fê-lo claramente por amor). Era óbvio que o plano dele era culpar os Lannister mas que fim é que ele vai encontrar nisto tudo?

Sansa encontra finalmente conforto junto da família… Ou pensava ela. Disfarçada de Alayne Stone para não levantar suspeitas, a jovem Stark descobre que os seus problemas não acabaram. Lysa é louca e não me parece que aquela cena de ciúmes seja a última.

Kingsroad

Ai, Podrick, Podrick. Brienne não te está a facilitar nada a vida e não ajuda nada seres tão desajeitadito. Todavia, apesar de toda aquela aparência fria, Brienne vê a lealdade de Podrick e parece-me que o aceita.

Estas pequenas cenas não acrescentaram muito à narrativa mas eu nunca me canso de ver a honrada Brienne e o fiel Podrick.

Riverlands

As viagens de Arya parecem mesmo não ter fim. Ainda assim, pudemos vê-la a praticar os ensinamentos de Syrio Forel que ocorreram durante tempos mais felizes. Ela está mesmo agarrada ao passado e a prova disso são os nomes que recita todas as noites. Mas quem a pode culpar? Têm é que lhe dizer que ela já não tem que se preocupar com alguns deles.

Nota: 8.5/10

Maria Sofia Santos

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos