Game of Thrones – 04×03 – Breaker of Chains
| 24 Abr, 2014

Publicidade

4x03 - Breaker of Chains

4×03 – Breaker of Chains

 

Contém SPOILERS.

O último episódio não podia ter acabado de melhor maneira. A morte de Joffrey era um momento há muito esperado pelos fãs da série. Eu própria dei pulos de alegria quando vi o jovem rei envenenado.

Posto isto, os problemas mudam. Westeros ficou sem mais um rei numa altura em que a ameaça do Povo Livre se torna cada vez mais real.

King’s Landing

Imediatamente a seguir à morte de Joffrey, Sansa foge da capital no meio da confusão acompanhada por Ser Dontos. O bobo do rei deixa-a num navio… que pertence nada mais nada menos do que Petyr Baelish. Se no episódio anterior ficámos com a ideia que a autora do assassinato de Joffrey era Olenna Tyrell, agora Este súbito aparecimento do ex-Mestre da Moeda também leva a pensar que Baelish está metido na morte do rei. Ele é uma personagem discreta mas se há alguém que sabe o que faz ali é Petyr. O ‘rapto’ de Sansa foi tudo menos inocente. Oficialmente, Sansa é a única Stark que se tem cem por cento certeza que está viva. Tywin ‘segurou-a’ ao casá-la com Tyrion. Matar Joffrey trouxe benefícios para os dois. Olenna livrou a neta de um marido abusivo e Petyr conseguiu finalmente agarrar Sansa.

Tyrion continua numa espiral de má sorte. O mais novo dos irmãos Lannister continua preso e a aguardar julgamento mas a situação parece cada vez mais negra para ele. Com Sansa fora, restam muito poucas pessoas para testemunhar a seu favor. O momento entre ele e Podrick foi bonito. Sempre simpatizei com o escudeiro e ele provou aqui a sua lealdade. Veremos se Bronn tem a mesma atitude.

Tyrion: I’ll give it to my father. He’s never failed to take advantage of a family tragedy. 

Enquanto os seus filhos andam ‘meio perdidos’, é Tywin quem toma comando de tudo. Com Joffrey morto, o chefe da família começou já a sondar Tommen que é o herdeiro ao trono. À primeira vista, comprovamos que Tyrion tem razão. Tommen será muito mais fácil de manipular do que Joffrey, além de que tem uma personalidade muito melhor do que a do irmão. Joffrey era a pedra no sapato de Tywin e até ele não parece muito incomodado com o falecimento do neto. Joffrey sempre fez o que queria. Se Cersei era a Lannister dominante e poderosa em Westeros, foi facilmente ultrapassada pelo pai. Tywin está a par de tudo o que se passa no país e até Daenerys está no seu radar, assim como o perigo que sofre a Muralha. Com tantas ameaças, Tywin tenta aliar-se a outra Casa poderosa – os Martell. Agora que tem o poder nas mãos, muito dificilmente Tywin desistirá dele sem uma boa luta. Ele provou ser o melhor estratega de Westeros até agora e tem meios para isso. Veremos se Oberyn cederá. Como sabemos, os Martell guardam muito rancor em relação aos Lannister e vamos ver até que ponto ele aceitará a proposta de Tywin…

Agora, a cena mais polémica do episódio. Tal como o resto do mundo, fiquei em choque com a cena de Cersei e Jaime. Ultrajada também é uma boa palavra. Os produtores podem optar por não fazer tudo tintim por tintim como está nos livros mas isto era desnecessário. Jaime já não é a mesma do episódio piloto em que empurrou Bran Stark da torre em Winterfell. A evolução de Jaime é notável e tenho gostado de o ver… até aqui. Foi como se voltássemos no tempo. Se a relação entre eles já não era a mesma após o regresso o Regicida (por culpa de Cersei) agora ficou arruinada por completo. Não percebi esta decisão dos produtores. Neste caso não há desculpas. Aquilo foi uma violação. Cersei disse várias vezes que não queria. Vamos ver as repercursões disto, visto que no livro esta cena não aconteceu.

Norte & Muralha

Os wildlings continuam a espalhar o terror no norte e a ameaça para Castle Black é cada vez mais real. Com eles a atacarem a norte e a sul da Muralha, os patrulheiros precisavam mesmo é de mais homens. Ou que Stannis se resolvesse a ir a seu auxílio. Até agora quem está a pensar como deve ser é Jon e Aemon. O problema é quando não se sabe se se pode confiar nem nos próprios companheiros…

Viram a cara de Ygritte enquanto saqueavam aquele aldeia? O reencontro entre ela e Jon vai ser tudo menos bonito…

As cenas de Sam e Gilly foram fofinhas mas eles são, à falta de melhor palavra, um pouco irrelevantes face tudo o que se está a passar na Muralha.

Dragonstone

Sinceramente, não percebo o Stannis Baratheon. Ele era a maior ameaça ao trono e agora parece estar cada vez mais atrasado. No final da última temporada, Stannis parecia saber melhor do que ninguém do que se estava a passar em Castle Black e na Muralha. É que Stannis não parece estar com muita vontade de fazer nada. Até agora, tudo o que vimos dele foi apatia e desinteresse por tudo, apesar dos seus protestos de que não queria ser mais uma página na história. Raios, estão põe-te a mexer! Agora, parece que estacou e a única pessoa que parece estar a fazer planos é mesmo Ser Davos. A Mão do Rei escreveu ao Banco de Braavos. Só assim o último Baratheon vivo conseguirá sair da maldita ilha.

Meereen 

Daenerys: I am not your enemy. You’re enemy is behind you. 

Daenerys teve a honra de fechar o episódio cujo título lhe foi dedicado. Fiquei um pouco desiludida de ela ter pouco tempo de antena. Contudo, o que teve não desperdiçou. Apesar de a sua história até agora ser muito semelhante à de Arya, com viagens e mais viagens, a Mãe dos Dragões mostrou mais uma vez porque é que a sua personagem ganhou a popularidade que se vê.

Finalmente, Dany e o seu exército chegam a Meereen e a jovem Targeryen diz imediatamente as suas intenções de libertar os escravos. Imediatamente, é enviado um guerreiro. Dany escolhe Daario para o duelo, visto que ele é o mais dispensável dos quatro que se ofereceram (será que é?). Daario não teve dificuldade em acabar com o adversário e ainda lhe respondeu na mesma moeda.

Daenerys é a personagem que mais anseio que desenvolva e rume a Westeros. Vemos o seu exército aumentar de dia para dia e espero que os fãs sejam recompensados pela espera. As pessoas certas sabem da ameaça que ela representa (e ainda falta saber quem é o impostor no exército de Dany)

A verdade é que após a season premiere e um dos melhores episódios que a série já teve, este Breaker of Chains ficou a perder e é verdade que não avançámos muito na história. A capital continua a ser o sítio com mais interesse e as emoções não param. Arya e Hound continuam a sua viagem e não parecem mais perto do Vale de Arryn do que estavam no primeiro episódio. Só tive pena daquela pobre família e da visão crua de Hound.

Esta temporada está mesmo rica em emoções e ainda vamos no terceiro episódio!

Nota: 8/10

Maria Sofia Santos

 

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos