Greve dos argumentistas: fim à vista?
| 26 Set, 2023

Publicidade

Pode estar no fim a greve dos argumentistas que abalou a indústria televisiva e dura desde maio.

O Sindicato dos Argumentistas dos Estados Unidos (WGA) e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) alcançaram um acordo preliminar no domingo, encerrando assim, à partida, uma greve que durou meses. Este diz respeito a um novo Acordo de Base Mestre para 2023, cobrindo todos os principais pontos, embora sujeito à redação final do contrato.

O acordo foi elogiado pela WGA pelos benefícios significativos que incorpora e pelas proteções aos argumentistas, em todas as áreas do sindicato. A greve teve várias exigências, incluindo melhores royalties para programas de streaming, requisitos mínimos da equipa para evitar “mini rooms” (equipas menores que o normal e menos bem pagas) e salvaguardas contra o uso de inteligência artificial (IA).

As negociações ocorreram após um período de conversas promissoras e a perspectiva de um acordo está próxima. Caso contrário, a greve poderia continuar até ao final do ano. Esta causou interrupções na produção de séries e outros formatos e teve ainda grande impacto nas programações de outono dos canais de televisão tradicionais.

O fim da greve dos argumentistas permitirá que a indústria do entretenimento retome um pouco da normalidade. No entanto, é importante notar que o acordo ainda precisa ser ratificado pelos membros do WGA através de uma votação.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

adeus terra goodbye earth netflix

Recomendamos