Fernão Lopes: O Renegado é a nova aposta da RTP1 na ficção nacional. Inspirada na história verídica do escudeiro português, apelidado de Robinson Crusoe português, a série tem data de estreia marcada para o dia 26 de março no canal português.
Realizada por Hugo Diogo, que assina também o argumento ao lado de André Mateus, a série conta com seis episódios que acompanham a vida de Fernão Lopes (Diogo Morgado) num “relato histórico sobre o período dos Descobrimentos e uma reflexão sobre o isolamento e a solidão”. A narrativa arranca quando uma nau portuguesa chega à remota ilha de Santa Helena, supostamente deserta. No entanto, a ilha é habitada por Fernão Lopes.
O escudeiro partira de Portugal rumo a Goa, onde serviu sob o comando de Afonso de Albuquerque. Reconhecido pela sua “bravura e inteligência, acabou dividido entre a lealdade à Coroa e a sua consciência perante a forma como os soldados tratavam a população” local. Foi também em Goa que conheceu Adilah (Suhani Gandhi), o grande amor da sua vida, num período marcado por traições e tortura, antes de se ter exilado, por vontade própria, na ilha de Santa Helena.
Para além de Morgado e Gandhi, o elenco da série conta ainda com: Fernando Rodrigues, Manuel Wiborg, Mário Oliveira, Paulo Calatré, Cláudio da Silva, Luís Lucas, Anabela Moreira e André Gago.
No dia 26 de março, não percas a estreia de Fernão Lopes: O Renegado, às 22h30, na RTP1, que emitirá um novo episódio todas as quintas. A série completa ficará ainda disponível na RTP Play no dia da estreia.