The Flash – 03×21 – Cause and Effect
| 14 Mai, 2017

Publicidade

[Contém spoilers]

“My suit is cooler than yours”

Este episódio, tal como a versão de Barry sem memórias, foi leve, divertido e com um humor até pateta por vezes. Trouxe-nos recordações de tempos mais fáceis e em que a dor não definia a vida de Barry, ajudando-nos a perceber melhor o percurso que levou à formação de Savitar.

A introdução do episódio foi uma masterpiece. No seguimento da revelação da identidade de Savitar temos a história de origem do vilão, de como este é um time remnant criado aquando da luta do Flash do futuro (aquele que vimos em 2029) vs Savitar, e que após ter sobrevivido à carnificina de Savitar é exilado pelos outros membros da Team Flash, tornando-se nada mais do que uma carapaça para o ressentimento e a dor. “God feels no pain”. Viajando para o passado, cria todo o mito e religião em volta de Savitar e do God of Speed, apodera-se da Pedra Filosofal e começa a jornada para se assegurar que no futuro Iris é morta e assim ele pode nascer. “Closed loop”, a história do ovo e da galinha. Nesta história fecham também as pontas relativas à mensagem de Rip Hunter em Legends of Tomorrow para não confiarem no Barry do futuro. Tudo se encaixa numa bela história bem escrita e bem pensada. Ficamos a pensar em qual é a peça que falta a Savitar para atingir o seu objetivo? Sem falar em onde arranjou aquela armadura espetacular. Todas estas viagens no tempo de Barry e do seu time remnant ainda só não chamaram a atenção de Black Flash, pois a própria Speed Force está a dar uma oportunidade a Barry de resolver esta confusão. Ainda de referir que o rápido confronto entre Flash e Savitar foi espetacular, numa demonstração explosiva dos seus poderes.

Plano de Cisco: o melhor ou o pior de sempre? O impulso inicial é claramente dizer que é o pior e que vai tudo correr mal (tal como se viu), pois mexer com a memória nunca dá bom resultado. No entanto, quando vemos que Savitar realmente ficou completamente desorientado e que este plano forneceu a oportunidade de Killer Frost redescobrir a réstia de Humanidade dentro de si, temos que admitir que o plano não foi de todo uma perda de tempo. Embora mesmo que funcionasse tal como planeado, me parecesse que Barry iria ficar género Dory de À Procura de Nemo (2003), e de 5 em 5 segundos ia-se esquecer do que estava a acontecer à sua volta.

O testemunho de Barry foi uma dose de comédia hilariante e permitiu que no final existisse uma ameaça e um vilão para o Flash ter de voltar. Embora Julian e Cisco para a próxima devam considerar não construir uns óculos ultra-sensíveis à água que apenas com umas gotas de suor deixam logo de funcionar. Será que a razão para o fracasso do Google Glass foi o mesmo? Eheh.

O tempo que Barry e Iris passaram juntos estando ele sem memória foi um drama carinhoso e sentiram-se saudades de tempos menos stressantes, onde a preocupação com o futuro não estava sempre presente. The Flash foi nas primeiras duas temporadas muito mais leve que Arrow, mas nesta terceira instalou-se um tom mais negro, justificável sim, mas que nos faz desejar que quando Savitar seja derrotado as coisas voltem a ser mais alegres. E Barry que fazia parte do clube de Anime!! Já ganha mais uma dúzia de pontos na minha consideração.

Também a interação entre Killer Frost, Cisco e Julian foi um bom momento dramático, com a história de Cisco a trazer uma nostalgia da 1.ª temporada quando a equipa era muito mais simples e unida. Apesar de querer ter Caitlin de volta espero que isso não aconteça tão cedo. Ainda não tivemos tempo suficiente com Killer Frost para perceber esta vilã e acho que é uma história que pode ser bem explorada. No final gostaria que fosse possível manter Caitlin com os seus poderes meta-humanos, mas logo se vê as surpresas que os produtores têm guardadas.

A integração de Tracy na equipa e a sua relação com HR esteve mais concisa e equilibrada neste episódio. No que toca a palestras motivacionais não há melhor coach do que HR e também há que dizer que ele é bom a dar nomes às coisas: Speed Force Bazooka!!

Outros pormenores interessantes:

  • Wally perder os seus poderes devido à perda de memória de Barry e o consequente impacto em Savitar
  • A recuperação da memória de Barry e dos seus poderes ser ligada à frase “Run, Barry, run”
  • Barry a perguntar a Iris como têm dinheiro para pagar aquele apartamento é uma questão que todos os fãs da série colocam

O tempo para salvar Iris começa a apertar e Barry tem que tentar todos os possíveis para salvar a mulher que ama, mesmo que isso signifique pedir ajuda ao seu inimigo Captain Cold. Por isso contem com a aparição de Wentworth Miller para o penúltimo episódio desta temporada, “Infantino Street”. Guardará o King Shark a chave para pôr a Speed Force Bazooka a funcionar? Até lá, boas corridas!

Previsões do que poderá acontecer no final da temporada [possível spoiler alert!]:

Se formos às comics investigar onde a história de Savitar nos poderá levar, muito provavelmente vamos chocar com o arco “The Flash: Dead Heat” (2000), escrito por Mark Waid. Esta é a principal história protagonizada pelo vilão Savitar nas bandas desenhadas e apesar das muitas diferenças entre essa história e a que vemos na série de televisão, o final pode vir a ser muito parecido. No final de Dead Heat, Wally (que era o Flash na altura) leva Savitar para a Speed Force, onde o consegue aprisionar, mas acaba por se perder no fluxo temporal e no seu lugar aparece uma personagem misteriosa, John Fox (o Flash do século 27). Sabendo nós que esta temporada é suposta acabar com um estrondoso cliffhanger, será que Barry conseguirá prender Savitar, mas acabará por ficar perdido no tempo?

Emanuel Candeias

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

Shardlake disney

Recomendamos