Sinopse: Criada por Amy Sherman-Palladino, Gilmore Girls é um drama, com um pouco de comédia à mistura, centrado numa mãe solteira e na sua filha adolescente e onde vão sendo explorados problemas familiares, paixões e amizades das duas, na pequena cidade de Stars Hollow.

A série esteve no ar durante sete temporadas entre os anos de 2000 a 2007 e terá este mês, no dia 25, uma continuação e possível desfecho intitulado Gilmore Girls: A Year in the Life, um evento especial de quatro episódios, cada um correspondendo a uma estação do ano.

Personagens:

Rory

Rory Gilmore (Alexis Bledel) – Rory é uma jovem tímida, uma filha dedicada e uma estudante persistente. Uma leitora ávida com uma cultura geral em constante expansão, partilha com a mãe uma linguagem única, assente em diversas referências da cultura popular, que reforça a intimidade desta amizade. Ao longo da série, assistimos e torcemos pela jovem, acompanhando os seus tempos de liceu, o seu percurso na universidade, o primeiro namoro (e o segundo e o terceiro), as conquistas e os percalços dos grandes e dos pequenos momentos da vida.

Lorelai

Lorelai Gilmore (Lauren Graham) – Lorelai tem uma personalidade divertida e algo excêntrica, bastante mais descontraída do que a filha. Constantemente atrasada e com uma energia abastecida a café, a sua forma de ser e estar na vida contrasta fortemente com o ambiente de riqueza e rígida etiqueta em que cresceu. Diferença esta que está na base da complicada relação que (pouco) mantém com os pais, perfeitos modelos de snobismo. Estas divergências atingiram o cume quando Lorelai engravidou, aos 16 anos de idade, e saiu de casa. A relação manteve-se fria durante muito tempo, mas ao longo da série acabou por melhorar. Mais do que mãe e filha, Lorelai e Rory são amigas e cúmplices. Ainda que, como em qualquer relação, haja momentos de maior tensão ao longo das 7 temporadas da série, este par é uma frente unida contra o mundo, ajudando-se e apoiando-se mutuamente, celebrando energicamente o melhor e superando sempre o pior.

Luke

Luke Danes (Scott Patterson) – Ele é o proprietário do Luke’s Diner, restaurante onde Lorelai e Rory são clientes assíduas. Luke é um homem de poucas palavras, mas não é difícil de perceber o quão gosta das meninas Gilmore e um pouco de todas as pessoas da cidade. Ao longo da série, ele foi sempre o principal interesse amoroso de Lorelai. A química e atração entre os dois foi óbvia desde a primeira temporada, mas como qualquer série que se preze, deixou-nos sofrer durante bastante tempo.

Michel

Michel Gerard (Yanic Truesdale) – Michel é o rececionista do Independence Inn, a estalagem onde Lorelai é gerente. Apesar de ser muito bom no que faz (facto reconhecido tanto por Lorelai como por Sookie), Michel consegue ser bastante desagradável para os hóspedes e tem de ser chamado à razão por Lorelai. Contudo, com o decorrer das temporadas, Michel acaba por mostrar uma faceta mais afetuosa a Sookie, Lorelai, Rory e às pessoas de Stars Hollow, que sempre jurou desprezar.

Emily Richard

Emily Gilmore e Richard Gilmore (Kelly Bishop e Edward Herrmann) – Os pais de Lorelai, que raramente viam a filha e a neta desde que Lorelai saiu de casa quando estava grávida. No entanto, voltam a entrar nas vidas das meninas Gilmore quando Lorelai lhes pede ajuda financeira para os estudos de Rory. Em troca, Emily pede que elas vão jantar a casa deles todas as sextas-feiras. Emily é uma mulher elegante e inteligente, mas fria e controladora, o que acabou por afastar a filha. Contudo, o amor que nutre pela família é notório, apesar de não o mostrar muitas vezes. Já Richard serve mais como moderador, mas ainda se ressente do facto de Lorelai os ter abandonado e também de ter engravidado tão nova quando tinha um futuro brilhante à sua espera.

Sookie

Sookie St. James (Melissa McCarthy) – A melhor amiga de Lorelai é chefe de cozinha no Independence Inn e muito exigente com as suas criações culinárias, mas com uma certa propensão para acidentes. Divertida e muito entusiasta, é o tipo de pessoa com quem podemos contar para nos animar e incentivar, mas quando se trata da sua própria vida tem dificuldade em lidar com questões determinantes. No entanto, profissionalmente é mais aventureira, estando sempre à procura de novas receitas e outras formas de inovar.

Lane

Lane Kim (Keiko Agena) – Ela é a melhor amiga de Rory desde os tempos do infantário. De origem coreana, foi educada de forma bastante rígida numa família cristã, o que a fez esconder desde bastante pequena alguns guilty pleasures como música rock, fast food, maquilhagem e livros. Lane queixa-se frequentemente da excessiva proteção da mãe e não são raras as vezes em que Rory tenta ajudá-la a levar uma vida mais descontraída. Na escola ela faz parte da claque e da banda marcial. Nos tempos livres acaba ainda por criar também uma banda com mais três rapazes, sendo que acaba por se envolver com um deles.

Paris

Paris Geller (Liza Weil) – Ambiciosa e inteligente, Paris tomou Rory como um alvo a abater quando entrou em Chilton. O sonho de Paris é entrar em Harvard e mata-se a estudar e participa em toda a espécie de atividades extra curriculares para ter mais hipóteses. À primeira vista, Paris é uma rapariga condescendente e maliciosa, mas tem bom fundo e com o passar do tempo torna-se numa das amigas mais chegadas de Rory (porém a rivalidade entre as duas continua).

Dean

Dean Forester (Jared Padalecki) – Dean muda-se de Chicago para Stars Hollow e começa a frequentar a escola local, onde encontra pela primeira vez Rory. Ele apaixona-se à primeira vista, ao vê-la concentrada a ler. Rory tem o seu primeiro beijo com Dean e iniciam um namoro inocente,  típico de uma primeira relação adolescente. O namoro enfrenta o primeiro obstáculo quando Rory começa a estudar no colégio privado e, mais tarde, quando chega à cidade o sobrinho problemático de Luke.