Bem vindos a mais uma rubrica de segunda-feira, onde vos damos a conhecer os principais momentos de atores e atrizes do mundo das séries. Hoje, trazemos a este espaço Ryan Phillippe, ator que deves conhecer de filmes como Crash (Colisão) ou, mais recentemente, da série Shooter.

Matthew Ryan Phillippe é um ator de 43 anos, nascido a 10 de setembro no estado do Delaware, Estados Unidos da América.

2017-06-45519-142-1000w

A sua carreira como ator começou em 1992, na série One Life to Live da ABC, onde dava vida a Billy Douglas, que foi o primeiro personagem adolescente gay numa novela americana. Foram vários os pequenos papéis que Ryan foi conseguindo nos anos seguintes, em séries e filmes como Matlock, Due South, Crimson Tide e White Squall.

Em 1997, entrou no filme de sucesso I Know What You Did Last Summer, onde contracenou com Sarah Michelle Gellar e Jennifer Love Hewitt, e que o lançou para filmes com mais visibilidade.

Em 1999 protagonizou o filme Cruel Intentions, onde contracenou ao lado de Reese Witherspoon – que se tornaria sua esposa nesse mesmo ano e de quem se viria a separar em 2007 – e onde voltou a trabalhar com Sarah Michelle Gellar.

ryan phillippe crash

No início do novo milénio, foram vários os filmes aclamados pela crítica onde Ryan Phillipe entrou, dos quais se destacam o nomeado para Óscar de Melhor Filme, Gosford Park, e o vencedor de Óscar de Melhor Filme, Crash – Colisão, de 2005.

No ano seguinte, interpretou John Bradley no filme histórico Flags of Our Fathers, realizado por Clint Eastwood, sobre a Batalha de Iwo Jima. Ryan afirmou numa entrevista que esta tinha sido a melhor experiência da sua carreira pelo significado pessoal que a história tinha para ele.

Em Breach e Chaos dá vida a agentes de forças policiais, virando-se para um dos seus raros papéis no género de comédia, em MacGruber, em 2010. Baseado num excerto do programa Saturday Night Live, a promoção do filme acabou por levar Ryan a apresentar um dos episódios do programa nesse mesmo ano.

Ainda em 2010, o ator protagoniza The Bang-Bang Club, uma coprodução entre o Canadá e a África do Sul, que relata a história real de quatro fotógrafos durante a transição sul africana entre o apartheid e o sistema democrático.

slice276

Em The Lincoln Lawyer, uma adaptação cinematográfica do romance com o mesmo nome, Ryan consegue o papel de Louis Roulet e contracena com Matthew McConaughey e William H. Macy. Antes de voltar à televisão no final de 2011, Phillippe ainda entrou em filmes aclamados como Setup, Revenge of Jolly! e Straight A’s.

Em novembro de 2011 começa as filmagens da sua participação num arco de dez episódios da última temporada da série Damages, protagonizada por Glenn Close. Foi o seu primeiro papel regular na TV desde o começo como ator em One Life to Live.

Em 2012 dedicou-se a iniciar a sua carreira como realizador, com o filme indie Catch Hell, que ele próprio protagoniza e do qual também foi um dos guionistas e produtores.

secrets and lies

Depois de mais uma passagem pelo grande ecrã em 2014, com o filme Reclaim, em 2015 estreia um projeto televisivo com Ryan em papel principal. Secrets and Lies é a série da ABC baseada numa série australiana com o mesmo nome, onde Ryan dá vida a um pai de família que se torna no principal suspeito de uma investigação de homicídio depois de encontrar o corpo de uma criança.

E antes de irmos para o seu atual papel de destaque, sabias que Ryan Phillippe entrou num episódio da série de comédia Brooklyn Nine-Nine? E que esteve muito próximo de ser escolhido para o papel de Capitão América no franchise da Marvel?

Querem mais um fun-fact? O ator é cinturão negro em Taekwondo, o que explica a facilidade com que nos mostra cenas de luta nos papéis que interpreta. E voltando a eles:


Em 2016, Ryan inicia aquele que é, até agora, o seu maior papel em televisão, com a série Shooter. Aí, ele é Bob Lee Swagger, um ex-snipper da Marinha Americana que é chamado de volta à ação para evitar o assassinato do Presidente, acabando por ser incriminado. A série vai já na 3.ª temporada e está disponível na Netflix, em Portugal, para os curiosos!

Obrigado por nos teres acompanhado em mais um Atores de Primeira à Segunda-Feira! Para a semana há mais.