Estamos de volta para mais uma edição da rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira, desta vez com a companhia de Tobias Menzies, Edmure Tully em Game of Thrones e nomeado para um Golden Globe pela sua participação em Outlander.

Tobias Menzies nasceu em Londres a 7 de março de 1974, filho de um professor e de uma produtora da BBC.

Desde cedo, Tobias teve uma forte ligação ao mundo das artes. Frequentou a escola Perry Court Rudolf em Canterbury, Kent, que é conhecida por seguir o método de ensino criado pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, que defende um equilíbrio no desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos seus alunos. Mais tarde, entre 1993 e 1994, o ator britânico fez parte da companhia de teatro Deborah Moody’s Year Out. No ano seguinte integrou a Royal Academy of Dramatic Art onde se manteve até 1998, ano em que iniciou em pleno a sua carreira no mundo das séries televisivas.

Nesse ano integrou o elenco de Casualty, série da BBC One onde se manteve até ao ano de 2000, representando o papel de Frank Gallagher em 11 episódios.

Seguiram-se diversas participações esporádicas nas séries Longitude, Summer in the Suburbs, Midsomer Murders, The Escapist, I Saw You, Ultimate Force, Foyle’s War e A Very Social Secretary, até que em 2005 ingressou num dos projetos mais marcantes da sua carreira.

Em Rome, série transmitida pela BBC Two e pela HBO, focada na transição da República para o Império Romano, Tobias Menzies apresentou-se como Marco Júnio Bruto, membro da aristocracia romana e um dos assassinos de Júlio César. Nesta série, o ator desempenhou um papel importante, participando em 17 dos 22 episódios.

Também neste período de tempo, Tobias teve uma das suas participações de maior destaque no cinema, ao interpretar Villiers no filme Casino Royal, da saga 007.

Nos anos seguintes, nova sequência de participações em séries em que teve um menor impacto. Foram os casos de Persuasion, The Relief of Belsen, Fairy Tales, Bonekickers, Kingdom, Pulling e MI-5.

Em 2010, na série The Deep, foi Raymond durante cinco episódios e, no ano seguinte, interpretou o papel de Ross McGovern na série The Shadow Line também por cinco episódios.

Em 2012, para além das curtas participações em Eternal Law, Secret State, The Thick of It e Getting On, Tobias foi uma das principais personagens da série Eternal Law. Infelizmente, a série acabaria por ser cancelada logo no final da 1.ª temporada por não ter correspondido às expectativas no que se refere ao número de espectadores.

Em 2013, o ator participou num dos episódios mais mediáticos de Black Mirror. No 3.º episódio da 2.ª temporada, The Waldo Moment, Tobias Menzies interpretou o candidato conservador Liam Monroe, um dos candidatos (e vencedor) das eleições em que o urso azul, Waldo, comandado pelo comediante Jamie Salter, acaba por participar inesperadamente.

Ainda em 2013, Tobias iniciava outro projeto muito marcante na carreira de qualquer ator que tem o privilégio de conter este nome no currículo: Game of Thrones. O ator participou em oito episódios, divididos entre a 3.ª e 6.ª temporada da série, interpretando Edmure Tully, irmão mais novo de Catelyn Stark e um dos apoiantes de Robb Stark na Guerra dos Cinco Reis. O personagem fica marcado por ter sido no seu casamente (com Roslin Frey) que Catelyn e Robb Stark são assassinados, no famoso Red Wedding.

Doctor Who, Silent Witness, Puppy Love e The Honourable Woman foram as séries que se seguiram, antes da chegada de outro dos grandes projetos da carreira deste ator.

Em Outlander, Tobias Menzies interpretou, ao longo de três anos e meio, duas personagens. Numa primeira instância, Frank Randall e depois Jonathan “Black Jack” Randall.

Estes papéis acabaram por merecer muito reconhecimento por parte da crítica e valeram inclusivamente ao ator uma nomeação para os Golden Globe 2016 na categoria de Melhor Ator Secundário.

Durante a sua participação em Outlander, o ator britânico fez ainda parte do elenco de The Night Manager e Catastrophe, tendo também sido membro do grupo de vozes da série Star Wars: Rebels, onde deu voz a Tiber Saxon.

A carreira de Tobias Menzies não parece abrandar, estreando já no próximo dia 27 de março um novo projeto em que o ator é uma das principais peças do elenco. Falamos de The Terror, nova série da AMC. Acompanhem!

Terminamos assim mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira. Voltamos na próxima semana com um novo convidado!