Esta edição da rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira é dedicada ao ator Josh Holloway, mais conhecido pelo papel de James “Sawyer” Ford da série Lost.

Josh nasceu em San Jose, Califórnia, a 20 de julho de 1969 (48 anos), mas desde cedo, após uma mudança da sua família, viveu e cresceu em Free Home, uma pequena cidade agrícola nas Blue Ridge Mountains, na Geórgia. Josh ingressou na Universidade da Geórgia, mas um ano após a sua entrada no mundo universitário acabou por desistir para se dedicar à carreira de modelo, mudando-se para Los Angeles.

Ao longo da década de 90, Holloway trabalhou como modelo, viajando pelos Estados Unidos e Europa, ao representar marcas prestigiadas como Dolce & Gabbana, Calvin Klein e Donna Karan.

No final da década de 90, Holloway começou a tentar fazer uma transição para uma carreira na representação, que viria a torná-lo famoso e um grande motivo para a nossa rubrica.

Em 1999, Josh tinha a sua primeira participação numa série televisiva quando fez parte do episódio de estreia da série Angel, um spin-off de Buffy the Vampire Slayer.

Após esta participação, foram surgindo novas oportunidades para Holloway que, entre 1999 e 2004, teve participações em diversas séries, nomeadamente: Walker, Texas Ranger, CSI: Las Vegas, The Lyon’s Den, NCIS e Good Girls Don’t.

Apesar destas participações, algumas delas em séries conceituadas, Josh nunca havia sido protagonista em nenhuma delas.

Tudo isso mudaria em 2004, o mesmo ano em que casou com a sua namorada de longa data, Yessica Kumala, mãe dos seus dois filhos, Java Holloway  e Hunter Lee , nascidos em 2009 e 2014, respetivamente.

Associando a sua felicidade pessoal ao sucesso profissional, 2004 marcou também o momento de viragem da sua carreira no que se refere à representação, pois viria a ser nesse ano que a ABC iria apostar em si como um dos protagonistas da sua nova série, Lost, que estaria em exibição até 2010.

A série alcançou um sucesso estrondoso e a carreira de Holloway acabou por beneficiar desse sucesso, sendo ele um dos protagonistas, interpretando o papel de James “Sawyer” Ford.

O mediatismo da série tornou Holloway mundialmente famoso e, em 2005, foi mesmo eleito pela revista People como uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo.

Após a sua participação em Lost, Holloway esteve envolvido em projetos em diversas áreas, participando em novas séries e filmes, voltando um pouco à sua carreira de modelo e estando inclusivamente ligado ao lançamento de um vídeo-jogo, Command & Conquer 3: Tiberium Wars.

No que se refere ao mundo das séries, Holloway teve breves participações nas séries Community e Yo Gabba Gabba!, em 2011 e 2013.

Mais recentemente, o ator tem vindo a assumir papéis de destaque em novos projetos, como são os casos da série da CBS, Intelligence, e da série da USA Network, Colony, estando esta última ainda em exibição, com Josh Holloway no papel de Will Bowman.

Holloway no seu mais recente trabalho, a série Colony

Holloway no seu mais recente trabalho, a série Colony

Chegamos assim ao fim de mais uma edição desta rubrica, desta vez dedicada ao ator Josh Holloway. Esperamos que tenham gostado, até porque para a semana há mais. Fiquem desse lado para descobrir quem será!