Esta semana voltamos para mais uma rubrica de Atores de Primeira à Segunda-Feira, desta vez com a companhia de Edie Falco.

Filha da atriz Judith Anderson e do baterista de jazz Frank Falco, Edith Falco nasceu a 5 de abril de 1963 em Brooklyn, Nova Iorque. Quando era criança, Edie e a sua família mudaram-se para Northport, onde a atriz se formou em Belas Artes de Representação em 1986.

Atualmente, com 54 anos, Edie Falco tem dois filhos adotivos, Anderson e Macy Falco.

Edie começou a sua carreira de atriz com um trabalho de cinema memorável em The Unbelievable Truth, de Hal Hartley, em 1989.

Em 1993, com 30 anos, Edie Falco começou a sua carreira no mundo das séries, participando em vários projectos em simultâneo. Homicide: Life on the street estreou nesse ano e, durante quatro anos, contou com a participação de Edie, que interpretou Eva Thormann. Também nesse ano, e até 1998, a atriz participou em Law & Order, com o papel de Sally Bell.

Nesse espaço temporal, Edie colaborou também com a série New York Undercover, onde interpretou o papel da Sargenta Kelly.

O ano de 1999 trazia aquele que provavelmente viria a ser o projeto mais marcante da carreira de Edie, a série The Sopranos, da HBO. A atriz assumiu um dos principais papéis da série, interpretando o papel de Carmela Soprano, a esposa do chefe da máfia, Tony Soprano. The Sopranos, que esteve no ar até 2007, foi considerada uma das melhores séries daquela época e, para isso, muito contribuiu o papel de Edie Falco. O papel da atriz na série teve o merecido reconhecimento e Edie viu serem-lhe entregues três Emmys para Melhor Atriz em Série Dramática e dois Globos de Ouro na Categoria de Melhor Atriz em Televisão – Drama.

Durante o ano de 2004, em simultâneo com The Sopranos, a atriz participou também na comédia Will & Grace.

Após o grande sucesso da série da HBO, Edie foi Celeste Cunningham em 30 Rock, antes de assumir um novo papel que lhe valeria mais um Emmy. Entre 2009 e 2015, a atriz brilhou na comédia Nurse Jackie, onde era a protagonista da série, interpretando o papel de Jackie Peyton, uma enfermeira que sofre um problema crónico nas costas e procura algum alívio através de drogas. Este papel valeu-lhe o Emmy de Melhor Atriz em série de comédia em 2010.

Já durante este ano de 2017, a atriz voltaria ao mundo Law & Order, na mais recente versão do franchise: Law & Order True Crime: The Menendez Murders, séria emitida pela NBC.

Edie Falco interpreta Leslie Abramson, a advogada de defesa dos irmãos Menendez, no caso de assassinato dos seus pais, que ocorreu na mansão da família, em Beverly Hills, na Califórnia.

Atualmente, pouco tempo após o lançamento de Law & Order True Crime: The Menendez Murders, ainda não é público qualquer novo trabalho da atriz em televisão.

Desta forma, terminamos assim a rubrica desta semana, com a certeza de que na próxima semana voltaremos com mais uma cara conhecida do mundo das séries.