Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Boa noite e sejam bem-vindos a mais uma edição da rubrica “Atores de Primeira à Segunda-feira”! Hoje vamos conhecer um pouco melhor a carreira da atriz Maura Tierney.

#2 Maura Tierney nasceu a 3 de fevereiro de 1965 em Hyde Park, Boston, Estados Unidos. Aí cresceu também, no seio de uma família católica irlandesa.

#3 Frequentou a Mount Alvernia Academy e a Notre Dame Academy em Hingham, Massachusetts, onde os seus estudos incluíam drama, o que a levou ao Boston Globe Drama Festival. Após se graduar, Yierney frequentou a New York University, onde se especializou em dança e depois em drama.

#4 Após vários papéis no teatro, a atriz decide mudar-se para Los Angeles onde, em 1987, consegue o seu primeiro papel num telefilme da Disney, Student Exchange.

#5 No ano seguinte a atriz começou a carreira nas séries, sendo que o seu primeiro trabalho nesse mundo foi em The Van Dyke Show, onde interpretou uma das protagonistas, Jillian Rayn. No entanto, a série durou apenas 10 episódios.

#6 Durante a década de 90, a atriz teve vários pequenos papéis tanto em séries como em filmes, mas foi também durante essa altura que conseguiu o seu primeiro papel de maior relevo, em 1995, o de Lisa Miller em NewsRadio.

#7 Lisa tem um relacionamento com Dave (Dave Foley), é repórter produtora e diretora de informação em diferentes momentos da série. Lisa consegue executar cálculos matemáticos complexos instantaneamente de cabeça e manter um plano de vida detalhado.

#8 NewsRadio teve 5 temporadas, com um total de 98 episódios, tendo a atriz participado em 96 deles.

#9 Assim que NewsRadio terminou, em 1999, Maura rapidamente conseguiu um novo papel de destaque numa outra série de relevo, ER., onde dá vida à enfermeira Abby Lockhart.

#10 Nesta série, a atriz entrou em mais 180 episódios ao longo de 10 anos, tendo sido nomeada a 5 prémios individuais e um coletivo pela sua performance.

#11 Durante o seu percurso em ER, Maura foi participando em diversos filmes, destacando-se a sua participação, em 2002, em Insomnia, produzido por Chirstopher Nolan.

#12 Em 2009, depois de sair de ER, a atriz entra para o elenco recorrente de Rescue Me, interpretando Kelly McPhee, namorada de Tommy (Denis Leary).

#13 Três anos depois, em 2012, a atriz obtém um papel recorrente em The Good Wife da CBC, ao interpretar Maddie Hayward em 7 episódios da série.

#14 No ano seguinte, Tierney junta-se ao elenco de The Affair, onde interpreta Helen Solloway.

#15 Em 2016, a atriz vence o seu primeiro prémio por um papel de TV, ao vencer Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Secundária.

#16 Atualmente, para além de The Affair, podemos ver a atriz no filme Anything e em Beautiful Boy, a estrear no próximo ano.

#17 Damos assim como terminada a nossa rubrica de hoje.

17