Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Boa noite, sejam bem-vindos a mais uma edição de “Atores de Primeira à Segunda-feira”. Hoje vamos falar da atriz Elisabeth Moss. Fiquem desse lado a acompanhar-nos.

#2 Elisabeth Singleton Moss nasceu a 24 de julho de 1982 em Los Angeles, Estados Unidos, filha de Ron e Linda Moss, ambos músicos.

#3 Moss, antes de se tornar atriz, queria ser dançarina profissional e, para tal, na sua adolescência mudou-se para Nova Iorque para estudar ballet na School of American Ballet. Mais tarde estudou com Suzanne Farrell na Kennedy Center em Washington, D.C.

#4 Moss continuou a estudar dança durante a sua adolescência, mas, enquanto isso, foi começando a conseguir papéis de representação também. Para conseguir conciliar a educação com a sua carreira, Moss começou a estudar em casa, tendo completado os estudos aos 16 anos de idade, em 1999.

#5 O primeiro papel da atriz foi em 1990 na minissérie Lucky Chances da NBC, onde interpretou a versão de Lucky com apenas 6 anos de idade. Entre 1992 e 1995 a atriz aparece também em 7 episódios de Picket Fences, vencedora do Emmy para Melhor Série de Drama em 1993 e no ano seguinte.

#6 Em 1999, Elisabeth conseguiu o papel de Zoey Bartlet na série The West Wing. Zoey era a filha do Presidente Josiah ‘Jed’ Bartlet (Martin Sheen) e de Abbey Bartlet (Stockard Channing). A atriz viria a interpretar esta personagem durante 25 episódios, até ao final da série.

#7 Em 2003, Moss foi Jessie Reynolds no filme Virgin. Para além de protagonizar o filme, Moss viria a ser nomeada para dois prémios de Melhor Atriz, tendo ganho um deles, o Director’s Choice Award na categoria de Melhor Atriz pela sua interpretação.

#8 Entre 2005-2006 teve um papel de apoio na série Invasion e em 2007 apareceu no episódio “My Favorite Mistake” de Grey’s Anatomy, entre outras pequenas aparições noutras séries.

#9 2007 viria a ser, certamente, o ano que mudaria a vida da atriz, já que foi nesse ano que entrou na série da AMC, Mad Men, como Peggy Olson, a secretária de Don Draper (Jon Hamm).

#10 Mais tarde, Peggy é promovida a escritora na Sterling Cooper, sendo a primeira mulher com esse cargo, depois da Segunda Guerra Mundial.

#11 Moss entra em 92 episódios de Mad Men e foi nomeada a 21 prémios enquanto representava na série, tendo ganho 2 prémios coletivos para Melhor Elenco de Série Dramática.

#12 Ainda a participar na série Mad Men, Elisabeth fez, em 2008, a sua estreia no teatro, ao interpretar Karen na peça Speed-the-Plow no Ethel Barrymore Theatre.

#13 Em 2013 a atriz interpreta Robin em Top of the Lake, uma minissérie coproduzida pelo Sundance Channel, a BBC Two e a australiana UKTV, escrita e produzida por Jane Campion. Moss viria a ganhar um Golden Globe Award na categoria de Melhor Atriz em Minissérie pelo papel.

#14 No ano seguinte, a atriz protagonizou o filme independente Listen Up Philip, a sua primeira colaboração com o escritor e produtor Alex Ross Perry.

#15 Após o fim de Mad Men, Moss volta a trabalhar com Alex Ross Perry em 2015, protagonizando o filme Queen of Earth, um thriller psicológico onde contracena com Katherine Waterston e Patrick Fugit. A personagem de Moss é uma mulher mentalmente instável.

#16 Já este ano, a atriz volta a reinterpretar a sua personagem da minissérie Top of the Lake, na 2.ª temporada que viria a ser gravada apenas este ano, 4 anos após a estreia da 1.ª temporada, em 2013.

#17 Contudo, o seu trabalho mais recente é na série The Handmaid’s Tale, da Hulu, que recebeu boas críticas.

#18 No futuro poderemos ver a atriz nos filmes The Seagull, com previsão de estreia ainda este ano, e Old Man and the Gun, com estreia prevista para 2018.

#19 Damos assim por terminada a rubrica de hoje. #MadMen

19