Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Boa noite e sejam bem-vindos a mais uma edição da nossa rubrica semanal “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. Hoje vamos falar do ator Wentworth Miller.

#2 Wentworth Earl Miller III, conhecido apenas por Wentworth Miller, nasceu a 2 de junho de 1972 em Chipping Norton, Oxfordshire, em Inglaterra. Miller é filho de pais americanos, Joy Marie, uma professora do ensino especial, e Wentworth Earl Miller II, advogado e professor.

#3 Quando tinha apenas um ano de idade, a família de Wentworth mudou-se para Park Slope em Brooklyn, Estados Unidos. Aos 23 anos de idade, em 1995, Miller graduou-se em Literatura Inglesa na Universidade de Princeton.

#4 Após terminar os estudos, Miller mudou-se para Los Angeles na tentativa de começar uma carreira a representar, o que, segundo o ator, viria a ser uma aventura atribulada. “Foi um longo caminho com muitos transtornos, falhas e bloqueios, mas eu não podia fugir. Eu precisava disto como preciso de ar, era algo que tinha de fazer.”.

#5 A primeira aparição de Miller no ecrã foi em 1998 na série Buffy the Vampire Slayer, ao interpretar Gage Petronzi, estudante da Sunnydale High School e o terceiro melhor nadador da equipa de natação.

#6 Entrou também em Time of Your Life (1999), Popular (2000) e em 2002 consegue o seu primeiro papel de destaque numa série, ao interpretar David Scott em Dinotopia, uma minissérie da ABC.

#7 Também no cinema, Miller foi conseguindo ganhar destaque e papéis com maior protagonismo. Em 2003, é um dos protagonistas do filme The Human Stain, onde interpreta a versão jovem de Coleman Silk. A sua interpretação neste filme rendeu-lhe duas nomeações aos Black Reel Awards, incluindo na categoria de Melhor Ator.

#8 Dois anos depois, em 2005, o ator assina o contrato que lhe viria a mudar a vida e torná-lo conhecido mundialmente. Falamos, claro, do seu papel como Michael Scofield no sucesso televisivo Prison Break.

#9 Michael Scofield é um engenheiro estrutural que vê o seu irmão, Lincoln Burrows (Dominic Purcell), condenado à morte por um crime que não cometeu e para evitar a sua morte injusta, Michael vê-se obrigado a elaborar um plano para ajudar o irmão a escapar da prisão.

#10 Antes de Miller ser escolhido para este papel, muitos outros fizeram audições para interpretar Michael Scofield. No entanto, segundo Paul Scheuring, um dos produtores da série, todos os que fizeram a audição não conseguiam transmitir confiança e entrega, até que Miller fez a audição e no dia seguinte começou logo a trabalhar, uma semana antes de as gravações começarem.

#11 A sua participação em Prison Break fez com que fosse nomeado por várias vezes a prémios de melhor ator, mas, infelizmente, das seis vezes em que foi nomeado não chegou a ganhar nenhuma. O ator entrou em 80 episódios da série, entre 2005 e 2009, até esta ser cancelada pela FOX.

#12 Nos cinco anos após o fim da série, Miller teve várias participações especiais em diversas séries e filmes, tais como:

Law & Order: Special Victims Unit, onde interpreta o Detective Nate Kendall (2009);
Resident Evil: Afterlife, onde dá vida a Chris Redfield (2010);
House M.D., onde tem o papel de Benjamin Byrd (2011), um paciente;
The Loft, onde interpreta Luke Seacord (2014).

#13 Em 2014, Miller faz uma participação especial no 4.º episódio da 1.ª temporada de The Flash, onde é Leonard Snart, o homem que dá vida ao vilão Captain Cold. Esta participação em The Flash viria a juntar novamente a dupla de Prison Break, já que Dominic Purcell também entra aqui, dando vida ao também vilão Heat Wave. O vídeo que se segue é um excerto do episódio em que Captain Cold aparece pela primeira vez.

#14 Miller acaba por entrar em 10 episódios da série The Flash e acaba por conseguir também o seu primeiro prémio, o Saturn Award na categoria de Melhor Interpretação em Série Televisiva.

#15 Para além de The Flash, Miller interpreta também Captain Cold em mais uma série da CW, Legends of Tomorrow, onde participou num total de 19 episódios.

#16 The Flash e Legends of Tomorrow são duas das séries onde ainda poderemos ver a participação do ator no futuro. Em breve voltaremos a ver Miller a dar vida novamente a Michael Scofield na série Prison Break: Sequel, a estrear no próximo dia 4 de abril.

#17 Terminamos a rubrica de hoje com esta foto das gravações de Prison Break: Sequel.

18