Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Boa noite e bem-vindos a mais uma edição de “Atores de Primeira à Segunda-Feira”! A nossa escolha de hoje é o ator Tom Hardy.

#2 Tom Hardy é o nome artístico de Edward Thomas Hardy, ator britânico nascido a 15 de setembro de 1977, em Hammersmith, Londres, tendo crescido em East Sheen. Tom é filho único de Elizabeth Anne, uma pintora, e de Edward ‘Chips’ Hardy, um escritor de comédia.

#3 Hardy estudou na Tower House School, Reed’s School e no Duff Miller Sixth Form College. Com a ambição de representar, Hardy seguiu os estudos no Richmond Drama School e mais tarde no Drama Center London.

#4 Os seus estudos n Drama Centre London viriam a ficar pelo caminho uma vez que o ator conseguiu o papel de John A. Janovec, na minissérie da HBO Band of Brothers. Também nesse ano, em 2001, Hardy estreia-se no cinema ao interpretar Twombly no filme Black Hawk Down de Ridley Scott.

#5 No ano seguinte, Hardy interpreta Shinzon, um clone do Capitão Jean-Luc Picard do USS Enterprise no filme Star Trek: Nemesis. Com esta participação em Star Trek, o ator foi nomeado aos Saturn Awards na categoria de Melhor Ator Secundário, mas infelizmente não conseguiu levar o prémio para casa.

#6 Em 2005, Hardy entra em mais uma minissérie da BBC. O ator é Robert Dudley, um amigo de infância de Elizabeth I na série The Virgin Queen. A série mostra-nos um caso romântico entre Robert e Elizabeth durante todo o seu reinado em Inglaterra no século XVI.

#7 Dois anos depois entra no filme baseado em histórias reais Stuart: A Life Backwards, onde interpreta um sem-abrigo que tinha sido sujeito durante anos a abusos. A sua interpretação neste filme da BBC Two acabou por ser compensada com uma nomeação aos BAFTA na categoria de Melhor Ator.

#8 Nas séries, nesse mesmo ano, Tom entra em 5 episódios de Cape Wrath interpretando Jack Donnelly e em 5 episódios de Oliver Twist, onde interpretou Bill Sikes.

#9 Em 2008, Tom ganhou cerca de 20kg de músculo para poder protagonizar o filme Bronson, inspirado na vida real de Michael Gordon Peterson, um prisioneiro britânico que passou a maior parte da sua vida na solitária.

#10 Para além de ter ganho peso para interpretar o papel, Tom acabou por fazer amizade com o prisioneiro devido às várias visitas que realizou à prisão de forma a a preparar-se para o filme. O sucesso foi inevitável e Tom acabou por ser nomeado a 5 prémios de melhor ator, tendo ganho apenas um pela British Independent Film Awards.

#11 Em junho de 2009, Hardy protagonizou mais uma série, The Take, onde é um gangster rodeado de drogas e muito álcool, tendo sido nomeado a dois prémios de Melhor Ator pela sua interpretação.

#12 No ano seguinte, entra no filme Inception ao lado de Leonardo DiCaprio. O seu papel é o de Eames, um vigarista e falsificador de identidades. O filme venceu 4 óscares e o ator arrecadou também um Scream Award na categoria de Melhor Desempenho.

#13 Após vários anos de sucesso no cinema, em 2014, Tom volta ao mundo das séries e junta-se ao elenco de Peaky Blinders na segunda temporada, ao interpretar Alfie Solomons, o líder de um gangue judaico e dono de uma destilaria ilegal disfarçada de padaria.

#14 A sua participação em Peaky Blinders durou até este ano, sendo que entrou num total de 8 episódios. No entanto, para além da sua participação na série, Tom continuou a dar cartas no cinema, tendo durante esse tempo entrado em filmes como:

  • Mad Max: Fury Road, onde deu a vida a Max Rockatansky;
  • Legend, interpretando Reggie Kray/Ron Kray;
  • The Revenant, onde interpretou John Fitzgerald.

#15 Já este ano, o ator protagoniza uma das séries que mais curiosidade tem despertado- Tom Hardy é James Keziah Delaney na série original da BBC One, Taboo. Para além de protagonizar a série, Tom é cocriador e produtor executivo da mesma.

#16 James Keziah Delaney é filho de Horace Delaney (Edward Fox), que é dono de uma companhia naval situada em Londres.

#17 No futuro podemos esperar ver Tom Hardy em várias produções cinematográficas como:

  • War Party;
  • Triple Frontier;
  • Mad Max: The Wasteland;
  • Fonzo;
  • Dunkirk;

E há ainda rumores de que entrará no novo Star Wars, Star Wars: The Last Jedi.

#18 Damos por terminada a rubrica de hoje com esta foto de Tom Hardy nos bastidores da série Taboo.

18