Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Boa noite e bem-vindos a mais um “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. Hoje vamos falar do ator Lennie James, fica desse lado para acompanhar!

#2 Lennie James nasceu a 11 de outubro de 1965 em Nottingham, Inglaterra. Ficou órfão da mãe aos 10 anos de idade, tendo, após isso, ele e o irmão ido para uma casa de acolhimento no sul de Londres, onde ficou durante 8 anos.

#3 James aspirava a ser um jogador de râguebi profissional até ter feito uma audição para uma peça, juntamente com uma rapariga por quem estava interessado na altura. Frequentou depois a Guildhall School of Music and Drama, onde se graduou em 1988.

#4 Durante o tempo que frequentou a Guildhall School of Music and Drama, James participou numa campanha contra a expulsão de um aluno da escola, que, segundo o próprio, foi a coisa mais corajosa que fez até ao momento, pois correu o risco de ele próprio ser expulso também.

#5 Uma pequena curiosidade, Lennie, o ator que conhecemos de vários filmes e séries, já foi no passado empregado de escritório da Segurança Social do governo Britânico. Quem diria, não?

#6 O seu primeiro trabalho no mundo das artes foi no ano em que se graduou, 1988, na série Screenplay, onde apareceu, e escreveu o guião do episódio Between the Cracks.

#7 Até ao virar do milénio, Lennie teve pequenas participações em séries como Civvies (1992), Love Hurts (1994) e Out of the Blue (1995-1996). De destacar em 1998 a sua participação no filme Les Misérables, onde interpreta Enjolras, um revolucionário que luta por uma França com mais direitos para os pobres e massas oprimidas.

#8 Já no novo milénio, James participou em diversos filmes, onde se pode destacar Snatch (2000), onde interpreta Sol, um vigarista contratado para efetuar um assalto que corre mal; e no filme 24 Hours Party People, onde dá vida a Alan Erasmus, cofundador da Factory Records com Tony Wilson (Steve Coogan).

#9 Nas séries, em 2003, o ator é Lee Kingley na série Buried, um drama prisional do qual é protagonista. Lee está a cumprir uma longa pena de prisão para proteger um membro da sua família de um crime violento.

#10 Três anos depois, em 2006, Lennie é Luke Gardner na minissérie britânica The State Within. Também nesse ano, o ator consegue um dos papéis pelos quais é mais conhecido ainda hoje, o de Robert Hawkins na série Jericho.

#11 Robert Hawkins é uma das personagens centrais da série. Durante a 1.ª temporada é um completo enigma, deixando-nos sem certezas se seria um dos bons ou dos maus, isto porque Robert tinha segredos que não estava disposto a partilhar.

#12 Em 2009, o ator é o prisioneiro 147 na série The Prisoner da AMC, em parceria com o canal britânico ITV. Esta é minissérie é baseada numa série com o mesmo nome dos anos 60, centrada num homem que desperta numa aldeia pitoresca, mas à prova de fugas.

#13 Voltando aos filmes, pode-se destacar a sua participação em Sahara (2005), Outlaw (2007), em 2010 em Tic, onde é protagonista ao interpretar C-Note, e em 2011, em Colombiana.

#14 Em 2010, Lennie James é guest star numa nova série produzida pela AMC, The Walking Dead, no papel de Morgan Jones.

#15 Morgan está, juntamente com o seu filho, numa casa em King County, e após Rick Grimes (Andrew Lincoln) acordar do coma sem perceber o que acontecera ao mundo, Morgan e o seu filho são as primeiras pessoas com quem Rick tem contacto ao tentar regressar a casa.

15

#16 Morgan explica a Rick o que acontecera e o que tem de fazer para sobreviver aos walkers. No fim do primeiro episódio, Rick segue viagem em busca da sua família e Morgan fica na casa onde estava juntamente com o seu filho, voltando a aparecer novamente como convidado na 3.ª temporada como convidado. Na 5.ª temporada tem um papel recorrente e na 6.ª reforça o elenco principal da série, onde ainda hoje se mantém.

#17 Para além de The Walking Dead, vamos poder ver o ator em 2017 nos filmes Double Play e Blade Runner 2049.

#18 Damos por terminada a rubrica de hoje com uma foto de Lennie James na edição deste ano da Comic Con Portugal, que decorreu este fim de semana em Matosinhos. Esperemos que tenham gostado!

18