Para quem não teve oportunidade de seguir no facebook, aqui fica a rubrica desta semana!

#1 Bem-vindos ao Atores de Primeira à Segunda Feira! Hoje vamos acompanhar o percurso profissional do ator Enver Gjokaj! Vamos então conhecer um pouco mais sobre ele!

#2 Enver Leif Gjokaj nasceu a 12 de fevereiro de 1980, em Orange County, Califórnia, Estados Unidos. O seu pai nasceu na Albânia e a mãe é americana. No entanto, a família só fica completa com o gémeo idêntico de Enver e outro irmão, este mais velho.

#3 Gjokaj estudou na New York University, obtendo um mestrado em Belas Artes. Mais tarde, tirou também um curso de artes na UC Berkley.

#4 O primeiro papel do ator foi em The Book of Daniel, uma série dramática sobre o Cristianismo que gerou alguma polémica e foi cancelada.

#5 O primeiro grande papel de Enver foi em Dollhouse (2009), uma série de ficção científica de Joss Whedon. Dollhouse centrava-se numa empresa que geria vários estabelecimentos (dollhouses), que programavam indivíduos (actives, dolls) com personalidades e capacidades temporárias. Clientes ricos contratavam estes actives para vários propósitos.

#6 Em Dollhouse, Enver foi Anthony Ceccoli, um veterano de guerra que esteve no Afeganistão e que recorreu à Dollhouse para curar o stress pós-traumático. Passou então a ser Victor, um dos únicos amigos de Echo, a personagem principal da série. Interpretada por Eliza Dushku, Echo, de nome verdadeiro Caroline Farrel, começa a desenvolver consciência ao longo dos episódios.

#7 Victor tem uma personalidade infantil quando inativo, mas a sua Doll tem diversas personalidades. Lubov, uma dessas personalidades, é um mafioso Russo que dá informações falsas a uma agente do FBI que está a tentar acabar com a Dollhouse.

#8 Outra das participações relevantes de Enver foi em Vegas (2013), uma série passada nos anos 60 e centrada no Xerife Ralph Lamb e no mafioso Vincent Savino, que decidiu mover a sua operação para o oeste. O personagem de Enver em Vegas, Tommy Stone, era o diretor de entretenimento do The Savoy Hotel, gerido pelo mafioso Savino.

#9 Witches of East End, baseada no livro com o mesmo nome de Melissa de la Cruz, também contou com a participação de Enver. A série que seguia uma família de bruxas foi cancelada ao fim de duas temporadas.

#10 Aí, Gjokaj foi Michael Archer, um homem culto e que acreditava na existência de bruxas. A sua obsessão pela abertura do portal para Asgard mudou-o e acabou por conduzi-lo à morte.

#11 Mais recentemente, Enver teve um papel recorrente em Extant (2014), outra série de ficção científica, esta produzida por Steven Spielberg. A série seguia o percurso de Molly Woods, uma astronauta da International Space Exploration Agency (ISEA) que vai 13 meses para uma estação espacial.

12

#12 A participação de Enver ocorreu na primeira das duas temporadas da série. O seu personagem era Sean Glass, um outro astronauta da ISEA.

#13 Em 2015, Enver criou uma webseries chamada Hollywood Hitmen. A série é sobre Evan (Enver) e Max (Maximillian Osinski), dois mercenários que tentam ganhar reputação.

#14 Para além das participações já referidas, Enver Gjokaj fez ainda parte de séries como Lie to Me, Chase, Person of Interest, Hawaii Five-O, Drop Dead Diva, Dexter, The Walking Dead e Rizzoli & Isles (na foto), entre outras.

14

#15 A participação mais recente e relevante de Enver é sem dúvida em Agent Carter, a série da ABC que segue Peggy Carter, agente da Strategic Scientific Reserve (SSR), predecessora da SHIELD nos anos 40.

16

#16 Agent Carter teve duas temporadas, com Hayley Atwell no papel principal. Enver era Daniel Sousa, também agente da SSR. Sousa e Carter eram tratados de forma diferente dos outros agentes: ele porque tinha uma perna magoada, ela por ser mulher.

#17 Embora houvesse alguma química entre Carter e Sousa, nunca chegaram a ter uma relação. Carter foi muito próxima de Steve Rogers (Captain America) e na segunda temporada envolveu-se com Jason Wilkes.

#18 Assim termina esta rubrica, com uma foto divertida de Enver Gjokaj e Hayley Atwell! Até para a semana!

18