Não conseguiste acompanhar a rubrica através do nosso facebook? Não há problema, aqui está a edição desta semana.

#1 Boa noite, bem-vindos a mais uma rubrica de “Atores de Primeira à Segunda-feira”. Hoje vamos falar sobre o ator Rovert Clark Gregg, mais conhecido apenas como Clark  Gregg, nascido a 2 de abril de 1962 em Boston, Estados Unidos.

#2 Gregg é filho de Mary Layne e Robert Clark Gregg, um professor universitário. Gregg viveu em sete cidades mais a sua família, frequentou a escola secundária em Chapel Hill e entrou na Ohio Wesleyan University onde andou dois anos até desistir e se mudar para Manhattan.

#3 Clark Gregg teve vários trabalhos, incluindo num bar, como segurança do Guggenheim Museum ou mesmo como arrumador de carros num restaurante.

#4 Vários são os papéis pelo qual o ator é conhecido, especialmente no universo Marvel, mas por onde começou ele? Clark estreou-se atrás das camaras em 1988, com 26 anos de idade, nos filmes Things Change e Lip Service.

#5 Em 1991 entrou num episódio de Law & Order, tendo no mesmo ano participado em dois episódios de Shannon’s Deal e em outros dois da minissérie A Woman Named Jackie.

#6 Até à virada do milénio, o ator entrou em diversos filmes com pequenos papéis, como por exemplo em Above Suspicion (1995), The Usual Suspects (1995) e The Spanish Prisoner (1997).

#7 Já em 2000, Gregg entra em alguns episódios de séries de TV, como Sports Night, Sex and the City ou The Practice.

#8 Entre 2001 e 2004 o ator entrou em 8 episódios da série The West Wing, onde interpretou o Agente Especial do FBI Michael Casper.

#9 Durante o início do novo milénio, Clark tem alguns papéis secundários de destaque no cinema, tais como em: Lovely and Amazing (2001), The Human Stain (2003) e In Good Company (2004).

#10 No ano de 2008, o ator estreia-se como realizador e argumentista de um filme com Choke, um filme de humor negro onde também interpreta Lord High Charlie.

#11 Entre os anos de 2006 e 2010, Gregg entrou em 88 episódios da série de comédia The New Adventures of Old Christine, fazendo parte do elenco principal ao interpretar Richard Campbell.

#12 Um dos papéis pelo qual é mais conhecido é o de Agent Phil Coulson, que interpretou pela primeira vez em 2008 no filme Iron Man.

#13 Coulson é um agente da S.H.I.E.L.D. e aparece nos filmes Iron Man (2008), Iron Man 2 (2010), Thor (2011) e The Avengers (2012), onde acaba por morrer às mãos de Loki, sendo que acaba por voltar à vida na série Agents of S.H.I.E.L.D., em 2013.

#14 A sua participação nos filmes Marvel fez com que o ator emprestasse a sua voz à mesma personagem, mas desta vez no mundo dos jogos de vídeo: LEGO Marvel Super Heroes e Marvel Heroes, ambos de 2013, e em Lego Marvel’s Avengers, já este ano.

#15 Ao longo da sua carreira, Gregg foi nomeado sete vezes para vários prémios, tendo ganho cinco deles: National Board of Review Award, Online Film Critics Society Award e Florida Film Critics Circles Award na categoria de Melhor Elenco no filme State and Main, um Sundance Film Festival na categoria de Special Jury Prize: Dramatic, Work by an Ensemble Cast em Choke e um Saturn Award na categoria de Melhor Ator Secundário no filme The Avengers.

#16 Atualmente o ator dá voz ao Agent Phil Coulson na série animada Ultimate Spider-Man e faz parte do elenco principal da série Agents of S.H.I.E.L.D.

#17 Damos por terminada a rubrica de hoje com esta fotografia do elenco de Agents of S.H.I.E.L.D.

17