O nome da nossa rubrica desta semana foi Jim Caviezel. Aqui fica a rubrica.

1# James Patrick Caviezel, ou como é mais conhecido, Jim Caviezel, é o nosso Ator de Primeira desta segunda-feira. Nascido a 26 de setembro de 1968, o ator americano de 47 anos é um nome de peso tanto do pequeno como do grande ecrã.

2# A primeira aparição de Caviezel numa longa metragem deu-se no filme My Own Provate Idaho (1991), onde interpretava um pequeno papel secundário.

3# Um ano mais tarde, em 1992, entrava num episódio da série The Wonder Years e no filme Diggstown, no papel do pugilista Billy Hargrove.
4 Wyatt
4# Entre participações em vários telefilmes e séries, entre 1994 e 1996, destaca-se o papel de Jim no filme Wyatt Earp, protagonizado por Kevin Costner, pelo qual abdicou de uma bolsa de estudos na Julliard School.

5# Depois de aparecer em GI Jane (1997), onde contracenou com Demi Moore, Caviezel destaca-se no filme de Terrence Malick, The Thin Red Line, sobre os conflitos em Guadalcanal durante a II Guerra Mundial. No filme, que foi nomeado para sete Óscares, Jim interpreta o Soldado Witt.

6# Quem nunca viu os clássicos do início do segundo milénio Frequency, Pay it Forward ou O Conde de Monte Cristo? Todos eles com a protagonização de Jim Caviezel, em papéis que ficam na memória! Lembramos que Frequency vai ser adaptado a série este ano.

7# Ao lado de Robin Williams, protagoniza, em 2004, o thriller The Final Cut e ainda os filmes Highwaymen e Bobby Jones: Stroke of Genius.

9 christ8# Ainda em 2004 dá vida a uma das melhores reproduções cinematográficas da vida de Jesus Cristo. No blockbuster realizado por Mel Gibson, Jim Caviezel encarna a Paixão de Cristo. Durante as gravações do filme, várias foram as peripécias que aconteceram a Jim. Foi atingido por um raio, chicoteado (a sério) por acidente, deslocou um ombro, entrou em hipotermia e apanhou uma pneumonia.

9# Aparentemente, antes de aceitar o papel, Mel Gibson avisou Jim Caviezel de que fazer de Jesus iria afetar a sua carreira de ator. Mais tarde, em 2011, Caviezel admitiu que desde a Paixão de Cristo foram menos os bons papéis que conseguiu como protagonista. Ainda assim, o ator não disse que não a Gibson.

10# Entre os seus maiores destaques nos anos seguintes estão as suas participações nos filmes Unknown (2006), Déjà Vu (2006) e Outlander (2008).

11# Em 2009, Caviezel estreia-se na protagonização de séries televisivas, no remake americano da série britânica dos anos 60, The Prisoner, onde interpretou 6/Michael, um homem que acorda misteriosamente numa aldeia da qual é impossível fugir.

12# Após The Prisoner, Jim volta brevemente ao cinema, em filmes como Transit, Savannah, Escape Plan e When The Game Stands Tall.

13# Em 2011 começa a sua maior aventura até agora no mundo das séries, na grande série da CBS, Person of Interest, que terminou este ano.

14# Em Person of Interest, Jim Caviezel dá corpo e alma a John Reese, um ex-agente da CIA que, após ter escapado a uma tentativa de assassinato por parte dos seus empregadores, é encontrado por Harold Finch (Michael Emerson), um milionário que gosta de manter o secretismo e que construiu uma tecnologia que lhe permite prever atos violentos eminentes. Juntos, previnem a morte de inúmeras pessoas inocentes.

15# Com uma destreza e precisão como só os melhores operacionais da CIA têm, John Reese é uma arma eficaz e fatal. No entanto, como Finch o proíbe de atirar para matar, o “kneecapping” torna-se a imagem de marca de Reese. Isso e a sua indumentária, que levam a polícia que o procura a apelidá-lo de “O Homem de Fato”.

16# John e Harold, juntamente com a restante equipa e guiados pela fiel The Machine, embarcam em inúmeras aventuras e mistérios durante as 5 temporadas da série, que culminam com uma batalha pelo futuro da humanidade. Uma série que vale a pena ver, com uma brilhante interpretação por parte de Jim Caviezel.

17# Para terminar, aqui ficam algumas curiosidades:

  • Jim é católico devoto;
  • Jogou basquetebol na universidade, mas afastou-se depois de uma lesão no pé, tendo optado então pela carreira de ator;
  • Ele e a mulher, que conheceu em 1993 num blind date, adotaram três filhos;
  • Podia ter sido o Cyclops no filme X-Men de 2000, mas recusou para entrar em Frequency

Estamos de volta para a semana com um novo ator ou atriz!