Para quem não teve oportunidade de acompanhar a nossa rubrica em direto no facebook, aqui temos a edição desta semana:

#1 Boa noite e bem-vindos a mais uma rubrica de “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. O escolhido de hoje é Charlie Cox, ator britânico conhecido principalmente pelos seus papéis em Stardust e Daredevil.

#2 Charlie Thomas Cox, o mais novo de 5 irmãos, nasceu a 15 de dezembro de 1982 em Londres, Inglaterra, tendo crescido em East Sussex.

#3 Criado no seio de uma família católica, o ator foi educado em duas escolas independentes, a Ashdown House em Forest Row, e a Sherborne School em Dorset. Mais tarde estudou e treinou na Bristol Old Vic Theatre Shcool em Bristol.

#4 O seu primeiro trabalho no mundo das artes foi na série Judge John Deed em 2002, onde interpretou o jovem Vicar no 4.º episódio da 2.ª temporada.

#5 Nos anos seguintes, Cox fez pequenas participações nalguns filmes, entre eles Dot the I (2003), The Merchant of Venice (2004), Things to Do Before You’re 30 (2005) e Casanova (2005).

#6 No ano de 2007, Cox fez de Tristan Thorne no filme Stardust, um dos papéis pelo qual o ator é mais conhecido. No ano seguinte, interpretou Ian Hamilton, um advogado nacionalista escocês, no filme Stone of Destiny.

#7 Em 2010, o ator interpretou o Duque de Crowborough no piloto de Downton Abbey. Participou ainda nos filmes There Be Dragons e Moby Dick, ambos de 2011, e na curta Nancy, Sid and Sergio, ainda no mesmo ano.

#8 Como a arte de representação não se faz só no cinema e no pequeno ecrã, Charlie teve também papéis no teatro. Participou em quatro peças: ‘Tis Pity She’s a Whore (2005), The Collection (2008), The Prince of Homburg (2010) e, por fim, em 2016, Incognito.

#9 Entre 2011 e 2012, Cox interpretou Owen Sleater em 20 episódios da 2.ª temporada da série Boardwalk Empire. Owen era um imigrante irlandês com laços com o IRA, o Exército Republicano Irlandês.

#10 Nos anos seguintes, Cox fez algumas participações em filmes, curtas e telefilmes, como foi o caso de A Sunny Morning (2012), The Ordained (2013), Hello Carter (2013), Legacy (2013) e ainda The Theory of Everything, onde interpretou Jonathan Helleyer Jones.

#11 Atualmente, o ator dá vida a Matt Murdock, o protagonista de uma das séries mais aclamadas pelo público, Daredevil da Netflix.

#12 Matt é um advogado com uma particularidade muito especial, em criança ficou cego devido a um acidente com ácidos, mas ao longo do tempo foi desenvolvendo todos os outros sentidos sendo capaz de ‘ver’ sem precisar da visão.

#13 Matt usa estes seus dons especiais para combater o crime na sua cidade durante a noite, usando a força e a sua inteligência, mas nunca matando os vilões. As pessoas e os media dão-lhe o nome de “Devil of Hell’s Kitchen”, mas Matt autoproclama-se de Daredevil.

#14 A sua participação em Daredevil garantiu ao ator a participação numa outra série da Marvel com a Netflix, The Defenders. O herói de Hell’s Kitchen vai então fazer parte do elenco da série, juntando-se a outros heróis da Marvel, nomeadamente Jessica Jones, Luke Cage e Iron Fist.

#15 No que diz respeito a prémios, Charlie Cox ganhou o prémio de melhor ator em 2012 pelo seu desempenho em Boardwalk Empire, sendo que no ano seguinte não conseguiu repetir a proeza. Já em 2015, voltou a ser nomeado para a categoria de melhor ator pela interpretação no filme The Theory of Everything. Também já este ano, o ator foi nomeado para Melhor Ator em Televisão nos Saturn Awards pelo seu papel em Daredevil.

#16 Atualmente, e para além da sua representação em Daredevil e The Defenders, o ator está a trabalhar num novo projeto, Eat Local, um filme de terror onde vai dar vida a Henry.

#17 Damos por terminada a rubrica de hoje com este vídeo de uma das melhores cenas de luta de Daredevil,. Curiosidade: só foi necessário um take para gravar esta cena!