Para quem não teve oportunidade de acompanhar a nossa rubrica em direto no facebook, aqui temos a edição desta semana:

#1 Boa noite e bem-vindos a mais uma rubrica de “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. O escolhido de hoje é um músico mais conhecido mundialmente pelo seu papel como Dr. House. Estamos a falar, é claro, de Hugh Laurie. Prontos para saberem um pouco mais sobre este grande ator?

#2 James Hugh Calum Laurie, mais conhecido apenas como Hugh Laurie, nasceu a 11 de junho de 1959, em Oxford, Inglaterra. É o mais novo de quatro irmãos e, desde cedo, teve uma relação complicada com a sua mãe. Segundo o ator, era uma frustração para ela, pelo que ela não gostava dele. Já o seu pai, William Laurie, era um médico que ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 1948.

#3 Os pais do ator são de descendência escocesa e presbiterianos e, segundo Hugh, a crença em Deus não tinha muita importância na casa da sua família, mas influenciava uma certa atitude em relação à vida.

#4 Na educação, Hugh frequentou a prestigiada Dragon School entre os 7 e os 13 anos de idade. Aos 13 anos, foi estudar para a Eton College, lugar que descreve como sendo “a mais privada das escolas privadas”. Ao terminar o secundário, entrou na Universidade de Cambridge – onde estudou Antropologia – por uma questão de tradição familiar e por querer seguir as pisadas do pai.

#5 Aos 16 anos, Hugh estreou-se no mundo das artes, ao participar na curta Who Sold You This, Then?. Sete anos mais tarde participou no filme Cambridge Footlights Revue e na série There’s Nothing to Worry About!

#6 Entre 1980 e 1990, trabalhou juntamente com Stephen Fry, onde se pode destacar a série Blackadder escrita por Bem Elton e Richard Curtis, e protagonizada por Rowan Atkinson, onde Hugh interpretou vários papéis, tais como o príncipe George e o segundo-tenente George.

#7 Durante a década seguinte, o ator começa a ter uma vida profissional mais atarefada, participando em diversos filmes e séries, destacando-se, até 1995, as séries Jeeves and Wooster e A Bit of Fry and Laurie.

#8 Como o mundo das artes não é apenas a representação, o ator emprestou a sua voz por diversas vezes a desenhos animados, tais como: Squire Trelawney em The Legends of Treasure Island (1993), Mr. Frederick Little em Stuart Little (2003) e foi o narrador nos episódios de MechaNick em 2003. Tendo também entrado também nos filmes Stuart Little, onde veio a interpretar a mesma personagem a quem deu voz.

#9 No dia 16 de novembro de 2004 estreia na FOX a série que viria a dar o mediatismo que o ator tem hoje em dia. Hugh Laurie foi protagonista da série House, onde interpreta o Dr. Gregory House, um médico brilhante, de mau humor e com grande distanciamento pelos seus pacientes. Resumindo, é um médico excelente, mas anti-social.

#10 House torna-se num sucesso mundial graças à personalidade especial de Dr. House. Ao longo das 8 temporadas da série, a personagem chega a ser, inclusive, internada numa ala psiquiátrica, voltando a exercer pouco depois de sair do hospital onde estava internado.

#11 No dia 8 de fevereiro de 2012 a FOX viria a anunciar que a 8.ª temporada de House seria também a última, colocando um ponto final a uma série com mais de 170 episódios e vencedora de vários prémios, entre eles o de melhor ator em série dramática nos Globos de Ouro em 2005 e 2006.

#12 Para além de ator, Hugh é também cantor, com já dois álbuns lançados em 2011 e 2013, e com vários singles, entre eles Stick It Out (1993), Tipitina (2011), You Don’t Know My Mind (2011), Hallelujah, I Love Her So (2011) e Wild Honey (2013).

#13 Após House, o ator dedicou-se um pouco mais à música, mas nunca deixando de representar, tendo participado na série Veep e no filme Tomorrowland.

#14 Atualmente, Hugh é coprotagonista da série da BBC, The Night Manager, onde interpreta Richard Onslow Roper, um homem sem escrúpulos que trafica armas de fogo e armas químicas utilizando empresas de agricultura como fachada para os seus negócios.

#15 No futuro, sabe-se que o ator irá entrar numa nova série, Chance, um thriller psicológico que se foca em Eldon Chance (personagem interpretada por Hugh Laurie), um neuropsiquiatra forense de São Francisco que, contra a sua vontade, entra num mundo violento e perigoso de identidades trocadas, corrupção policial e doenças mentais. O ator participará também no filme Spider-Man: The New Avenger.

#16 E assim damos por terminada a nossa rubrica de hoje, com uma entrevista que Hugh Laurie deu à SIC aquando da sua passagem pelo nosso país em 2012.