Para quem não teve oportunidade de acompanhar a nossa rubrica em direto no facebook, aqui temos a edição desta semana:

  1. Boa noite! Mais uma segunda, mais um “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. Hoje é a vez de James Franco, nascido a 19 de abril de 1978, em Palo Alto, Califórnia, EUA. Fiquem connosco para conhecerem o percurso profissional e pessoal do ator!
  2. A sua mãe é escritora e atriz e o seu pai tinha um negócio. Franco, que é descendente de portugueses, tem dois irmãos, Tom e Dave, este último também ator.
  3. James ingressou na Universidade da Califórnia em Los Angeles no curso de Inglês, mas desistiu depois de um ano. Começou a ter aulas de representação na Playhouse West, mas teve de trabalhar à noite no McDonald’s para se sustentar. Aqui, aproveitava para praticar sotaques com os clientes.
  4. A sua grande estreia ocorreu em 1999 – depois de várias audições e participações especiais – na série da NBC, Freaks and Geeks, que durou 18 episódios e foi cancelada devido a baixas audiências.
  5. A série seguiu os irmãos Lindsay e Sam Weir e o seu dia-a-dia na William MckKinley High School, situada numa cidade ficcional nos arredores de Detroit. Franco dava vida a Daniel Desario, o líder dos freaks, um jovem rebelde, mas com um fundo bom.
  6. Franco teve a sua estreia no grande ecrã em 1999, no filme Never Been Kissed, com Drew Barrymore no papel principal. Em 2000, protagonizou a comédia romantica Whatever It Takes com Shane West.
  7. Em 2001 deu vida a James Dean no filme sobre a vida do ator. Para se preparar para o papel, Franco começou a fumar, pintou o cabelo de loiro, aprendeu a conduzir uma mota e a tocar guitarra e bongos. Pela sua prestação recebeu um Golden Globe Award.
  8. A fama de James atingiu o seu auge com Spider-Man, em 2002, onde deu vida a Harry Osborn, o filho do vilão Green Goblin (Willem Dafoe). O ator tinha sido inicialmente considerado para o papel principal, mas acabou por ser escolhido para ser o melhor amigo do Homem-Aranha, que foi interpretado por Tobey Maguire.
  9. James deu novamente vida a Harry Osborn em Spider-Man 2 (2004) e Spider-Man 3 (2007). No último filme da trilogia, a sua personagem assumiu a posição de vilão.
  10. Em 2006, Franco protagonizou Annapolis, com Tyresse Gibson. Nesse mesmo ano deu vida ao lendário herói Tristan no filme Tristan & Isolde, uma história de um amor proibido um pouco ao estilo da de Romeu e Julieta.
  11. Em 2008, protagonizou Pineapple Express, uma comédia que escreveu em conjunto com Seth Rogen. O filme segue um traficante de droga e o seu cliente, que fogem de um polícia corrupto e um assassino depois de testemunharem um crime. A sua performance valeu-lhe mais uma nomeação para um Golden Globe.
  12. Em 2009, juntou-se ao elenco de General Hospital, com uma presença recorrente, dando vida a Franco, um artista que vai para Port Charles com negócios inacabados com a máfia.
  13. Em 2010, apareceu em 30 Rock, onde fez de si mesmo e teve um namoro falso com Jena Maroney (Jane Krakowski), um esquema orquestrado pelos agentes dos dois.

  1. Nesse mesmo ano, protagonizou 127 Hours, inspirado numa história real, onde deu vida ao montanhista Aron Ralston. Este filme centrou-se em Ralston, que tenta libertar-se depois de a sua mão ter ficado entalada numa rocha enquanto fazia escalada.  Para conseguir sobreviver teve de amputar o próprio braço.
  2. Até à data, este seu filme foi dos que teve melhores críticas e a sua performance foi muito aclamada. Mais tarde, foi nomeado para um Academy Award, um Golden Globe e um SAG Award. Melhor sorte teve ao vencer um Spirit Award.
  3. Em 2013, participou no filme Oz the Great and Powerful, uma prequela à história de L. Frank Baum, The Wonderful Wizard of Oz. Franco dá vida a Oscar Diggs, um ilusionista que chega à terra de Oz e tenta restaurar a paz na terra, enquanto tenta resolver os problemas que existem entre ele e três bruxas.
  1. Em 2014, protagonizou a controversa comédia The Interview, ao lado de Seth Rogen. Franco deu vida a Dave Skylark, um apresentador de televisão que consegue uma entrevista exclusiva com o líder da Coreia do Norte e é encarregue pela CIA de o assassinar.

  1. Franco deu vida ao conhecido assassino Christian Longo em True Story, um thriller que segue a relação entre Longo e Michael Finkel, um jornalista. Eles conhecem-se na prisão depois de Longo usar a identidade de Finkel para fugir ao FBI e ter sido capturado. Entre os dois desenvolve-se uma ligação enquanto Finkel tenta descobrir o porquê de Longo ter assassinado toda a família.

  1. Mais recentemente, Franco protagonizou 11.22.63, uma minissérie de J. J. Abrams baseada no livro de Stephen King com o mesmo nome. A série centra-se no regresso ao passado de Jake Epping para impedir o assassinado do presidente dos Estados Unidos, JFK. O último episódio estreou dia 4 de abril de 2016.

  1. Por esta semana é tudo! Esperamos que tenham gostado! Não percam o próximo Atores de Primeira à Segunda-Feira.