Para quem não teve oportunidade de acompanhar a nossa rubrica em direto no facebook, aqui temos a edição desta semana:

#1 Boa noite, a edição de hoje de “Atores de Primeira à Segunda-Feira” será sobre Bob Odenkirk, nascido a 22 de outubro de 1962 em Berwyn, Illinois, Estados Unidos.

#2 Robert John “Bob” Odenkirk é um ator, comediante, escritor, diretor e produtor americano. Foi cocriador e protagonista num sketch de comédia da HBO, Mr. Show with Bob and David, e é conhecido mundialmente pelo seu papel de Saul Goodman em Breaking Bad e mais recentemente no spin-off da série, Better Call Saul.

#3 Nos fins dos anos 80/inícios dos anos 90, Bob trabalhou como escritor para vários programas de televisão como: Saturday Night Live, Late Night with Conan O’Brien, Get a Life, The Ben Stiller Show e The Dennis Miller Show. Para além de trabalhar como escritor, Bob chegou a representar em vários sketchs para estes programas.

#4 Foi a partir do ano de 1994 que Bob se começou a dedicar mais à representação, tendo participado em diversas séries e filmes como Clean Slate, The Cable Guy Seinfeld, entre outros.

#5 Entre 1989 e 1999, Odenkirk foi nomeado a 7 prémios, tendo ganho 2 deles, como escritor em Saturday Night Live (1989) e The Ben Stiller Show (1993).

#6 Entre 1995 e 1998, Odenkirk escreveu, produziu e representou em Mr. Show, juntamente com David Cross. Mr. Show foi uma série de sketchs de comédia transmitida entre 3 de novembro de 1995 e 28 de dezembro de 1998 na HBO, tendo sido nomeada para 4 Emmys.

#7 Após Mr. Show, o ator escreveu e produziu diversos pilotos de séries de TV incluindo The Big Wide World of Carl Laemke e David’s Situation, mas nenhum deles interessou aos canais de TV para que pudessem ver a luz verde. Em 2004 ajudou Tim Heidecker e Eric Wareheim a desenvolver duas séries, Tom Goes to the Mayor e Tim and Eric Awesome Show, Great Job.

#8 Durante esse tempo, o ator interpretou vários pequenos papéis em séries como Dr. Katz, Professional Therapist (1996), Everybody Loves Raymond (1997 e 2001), NewsRadio (1997-1998), Just Shoot Me! (1999), Curb Your Enthusiasm (2000), Arrested Development (2003) e Joey (2004).

#9 Em 2003, Odenkirk interpretou o seu primeiro grande papel num filme, no qual foi também diretor, e foi Keith no filme Melvin Goes to Dinner. O filme foi alvo de inúmeros comentários positivos por parte de críticos e chegou a ganhar 5 prémios num total de 7 nomeações.

#10 No ano de 2009, Odenkirk chega finalmente ao papel pelo qual é mais conhecido mundialmente, o de James Morgan “Jimmy” McGill, o advogado corrupto Saul Goodman. Saul aparece pela primeira vez na série Breaking Bad no episódio 8 da 2.ª temporada, intitulado de Better Call Saul.

10

#11 Odenkirk começou como convidado especial na segunda temporada, aparecendo em 4 episódios, mas acabou por ser promovido ao elenco regular na 3.ª temporada de Breaking Bad. Saul é um advogado corrupto que acaba por se tornar cúmplice de Walter White (Bryan Cranston) e Jesse Pinkman (Aaron Paul), que usa táticas ilegais e sujas para que os seus clientes ganhem os casos.

#12 Saul Goodman viria a tornar-se uma personagem fulcral para o desenvolvimento da série, tendo aparecido pela última vez no 15.º episódio da 5.ª e última temporada, em “Granite State”. Dois anos depois, Saul Goodman viria a ter uma série própria, Better Call Saul.

#13 Antes de avançarmos para Better Call Saul, referir apenas que o ator interpretou em 2014 Bill Oswalt em 9 episódios da série Fargo. Participou ainda em Comedy Bang! Bang! e ainda em The Birthday Boys, na qual foi também produtor.

#14 No que aos filmes diz respeito, Odenkirk interpretou Ross Grant no filme Nebraska, tendo o filme ganho dois prémios de melhor elenco.

#15 Em 2015 chegou-nos a notícia de que a série Breaking Bad iria ter um spin-off e que esse spin-off seria focado no nosso advogado corrupto favorito, Saul Goodman. Bob Odenkirk iria ser o protagonista e também produtor desta aposta da AMC em contar o passado de Saul Goodman, quando este ainda era James McGill e o que o levou a mudar o seu nome.

#16 A série viu a sua primeira temporada estrear no dia 8 de fevereiro de 2015 e teve um total de 10 episódios. A série teve grande adesão por parte dos fãs de Breaking Bad e dos críticos, tendo sido nomeada 7 vezes para prémios, com Odenkirk a arrecadar o prémio de Melhor Ator em Série de Drama.

#17 A segunda temporada de Better Call Saul terá 13 episódios e estreia dia 15 de fevereiro nos Estados Unidos. Para além de Better Call Saul, poderemos ver brevemente o ator em Moose, Girlfriend’s Day e na curta Dennis.

#18 Damos por terminada a rubrica de hoje com esta foto de Bob Odenkirk e Aaron Paul. Já têm saudades de os ver a representar juntos, não têm? 😛

18