Para quem não teve oportunidade de acompanhar a nossa rubrica em direto no facebook, aqui temos a edição desta semana:

#1 Boa noite a todos! Chegou a hora da nossa rubrica habitual “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. Esta noite temos Viola Davis, nascida a 11 de agosto de 1965 em South Carolina, USA. Venham connosco conhecer melhor o percurso da atriz.

#2 A sua primeira participação em séries televisivas deu-se em 1996 num papel pouco relevante em NYPD Blue. Segue-se, no mesmo ano, New York Undercover onde foi Mrs. Stapleton e mais à frente, já no ano 2000, participou num episódio de Judging Amy, interpretando Celeste.

#3 Em City of Angels, série do ano 2000, teve uma participação recorrente: a enfermeira Lynnette Peeler. City of Angels é um drama médico da CBS, centrado nas vidas pessoais e profissionais do staff do hospital Angels of Mercy de Los Angeles, que foi o primeiro com a maior parte do seu elenco afro-americano.

#4 Ainda em 2000 participa num pequeno papel no filme Traffic, sendo uma assistente social e, no ano seguinte foi Robin no filme The Shrink is In, uma comédia romântica com Courteney Cox e David Arquette nos papéis principais.

#5 Em 2001, seguem-se mais três pequenas participações da atriz em televisão: em Providence como Dra. Eleanor Weiss, em The Guardian sendo a advogada da personagem Suzanna Clemons e em Third Watch como Margo Rodriguez.

#6 No ano de 2002 Viola Davis faz o papel de Sybil, empregada da família Whitaker, no filme Far From Heaven e entra ainda como Dr.ª Helen Gordon no filme Solaris, onde um grupo de investigadores tenta estudar o comportamento dos integrantes de uma estação espacial que orbita o misterioso planeta Solaris.

#7 Entretanto no mesmo ano, acrescenta participações em duas séries (talvez) mais reconhecidas: em Law and Order: Criminal Intent onde foi a assassina em série Terry Randolph (na imagem) e em CSI: Crime Scene Investigation num papel de uma advogada.

#7

#8 Em 2003 participa num episódio da série Hack sendo Stevie Morgan e também em The Practice na pele de Aisha Crenshaw. Em 2004 Viola tem um papel principal na série de drama e ficção científica Century City como Hannah Crane, a fundadora e sócia maioritária de um escritório de advogados.

#9 Em 2005 segue-se o papel de Victoria Rossi na série Threshold (com Peter Dinklage no elenco). Em 2006, Viola Davis foi Audrey Williams em Without a Trace, uma série policial da CBS que segue os casos da unidade de pessoas desaparecidas do FBI de New York.

#10 No mesmo ano segue-se o filme de 50 Cent, Get Rich or Die Tryin’, onde Viola interpreta a avó do mesmo. Em 2006, é Tonya Neely em The Architect.

#11 Em 2006 participa ainda num pequeno papel no filme World Trade Center, que retrata o atentado de 2001 e também em Disturbia, filme de 2007, onde foi a detetive Parker.

#12 Segue-se a série Traveler, onde em 2007 participou num papel recorrente como agente Jan Marlow. Em 2008 na mini-série The Andromeda Strain, sobre um grupo de cientistas que investigam uma doença mortal de origem extraterrestre, Viola Davis foi a Dra. Charlene Barton.

#13 Duas séries mais conhecidas do público geral juntam-se ao seu currículo, em 2008: em Brothers and Sisters, uma pequena participação como Ellen Snyder e em Law and Order: Special Victims Unit onde foi a advogada Donna Emmett (na imagem) em vários episódios.

#13

#14 Voltando agora ao cinema, em 2008, participou como uma das personagens principais, Mrs. Miller, no filme Doubt ao lado de Meryl Streep e Amy Adams. No ano seguinte em Madea Goes to Jail foi Ellen e em State of Play interpretou a Dr.ª Judith Franklin ao lado de Russell Crowe e Ben Affleck.

#15 Em 2010, fez um papel recorrente na 2.ª temporada da série United States of Tara, sobre uma mulher de casa dos subúrbios com um distúrbio de personalidade que a faz criar outras “personagens”, incluindo um homem, onde Viola foi a artista Lynda Frazier.

#16 Ainda em 2010 participa no filme Knight and Day sendo a diretora da CIA Isabel George. No filme Eat Pray Love, com Julia Roberts, Viola Davis interpreta Delia Shiraz, a melhor amiga de Liz Gilbert, a personagem principal. Nesse ano, entra ainda no filme Trust como Gail Friedman.

#17 Continuam as participações em filmes: em 2011 em The Help como a empregada Aibileen Clark (na imagem), em 2012 em Won’t Back Down foi Nona Alberts e em 2013 nos filmes Beautiful Creatures e Prisoners interpretou Amma e Nancy Birch, respetivamente.

#17

#18 Em 2013 participa ainda em The Disappearance of Eleanor Rigby: Her e The Disappearance of Eleanor Rigby: Them como a professora Lillian Friedman. Este conjunto de filmes conta a história de um casal (James McAvoy e Jessica Chastain) nas diferentes perspetivas dos integrantes.

#19 Em 2014 integrou o filme Get on Up como Susie Brown e, no ano seguinte, fez parte de Blackhat sendo Carol Barrett. Por fim, participou ainda no recentemente estreado filme Lila & Eve onde é a protagonista Lila, ao lado de Jennifer Lopez, numa história sobre duas mães que se juntam para vingar a morte dos respetivos filhos.

#20 Chegamos agora à principal série que Viola Davis participa na atualidade: How to Get Away With Murder. Esta série da ABC centra-se numa professora de direito e um grupo de alunos da universidade que se envolvem e tentam desenvencilhar-se de um caso de homicídio aplicando conhecimentos e técnicas legais que aprendem nas aulas.

#21 Em How to Get Away With Murder, Viola Davis é Annalise Keating, advogada implacável e professora de direito penal na Universidade de Middleton. Apesar de ser uma pessoa forte e determinda, vamos descobrindo, à medida que a sua vida pessoal colapsa, que existe um lado mais sensível e traumas escondidos do passado.

#22 Na sua primeira aula, Annalise seleciona um grupo de alunos para trabalhar com ela nos seus casos reais no tribunal: Connor, Michaela, Asher, Laurel e Wes. Este grupo acaba por se ver envolvido no caso de homicídio da estudante do seu campus, Lila, onde até o espectador não sabe quem é o assassino; pode ser um deles ou até a própria Annalise.

#22

#23 E assim encerramos a rubrica com Viola Davis! Esperamos que tenham gostado desta edição. Até para a semana!

As fotos e vídeos da rubrica podem ser todos vistos no nosso facebook!