Aqui fica a compilação de mais uma edição da nossa rubrica para quem não teve a oportunidade de acompanhá-la em direto na nossa página de facebook:

1# Boa noite! Estão aí para mais uma edição da rubrica “Atores de Primeira à segunda-feira”? Hoje vamos falar de Chris Pratt, nascido a 21 de junho de 1979, Virginia, Minnesota.

2# Antes de começarmos a falar sobre a carreira do ator, não queremos deixar de mencionar que Chris tem feito as delícias de crianças doentes ao visitá-las no hospital, fazendo-se, inclusive, acompanhar de adereços de filmes em que entrou.

3# Agora sim, vamos começar a falar sobre o percurso de Chris como ator. O seu primeiro papel foi em 2000 e surgiu muito por acaso, pois Chris foi descoberto enquanto trabalhava como empregado de mesa, numa altura em que vivia na própria carrinha. A sua estreia foi então numa curta-metragem de terror chamada Cursed Part 3.

4# O primeiro grande papel de Chris surge dois anos depois, na série familiar Everwood, passada numa pequena cidade do Colorado. No centro da trama estão os habitantes da localidade, entre eles a família Abbott e a família Brown. Pratt interpreta Bright, o filho mais velho de Harold Abbott, um dos médico de serviço na cidade.

everwood
5# Bright esteve presente em quase todos os episódios de Everwood e aí contracenou com Emily VanCamp e Sarah Drew que interpretam, respetivamente, a sua irmã e a namorada. De Bright pode dizer-se que é um rapaz descontraído (às vezes um pouco descontraído demais), mas com um coração generoso e muito bom amigo.

6# Em 2006 e 2007, Chris deu um saltinho até à Califórnia para participar em The O.C., no papel de Che, um hippie amigo de Summer na universidade de Brown.

7# A seguir entrou no filme de ação Wanted, que conta com Angelina Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy nos principais papéis. Pratt interpretou Barry, o melhor amigo do personagem de McAvoy.

8# Depois vieram uns quantos filmes de comédia: Bride Wars (Noivas em Guerra), onde é Fletcher, o noivo de Emma (Anne Hathaway); em Deep in the Valley (O Vale das Loucuras) é Lester Watts, um homem que, juntamente com o melhor amigo, se vê numa espécie de realidade alternativa que parece um filme pornográfico; finalmente, em Jennifer’s Body é Roman Duda, um polícia novato por quem Jennifer tem uma paixoneta.

9# Em 2009, Chris aterrou naquele que é o seu papel mais importante em televisão até à data. Estamos, claro, a falar do seu Andy Dwyer da série Parks and Recreation, recentemente terminada.

parks

10# Era suposto que o personagem só tivesse feito parte da 1.ª temporada de Parks and Recreation, mas os produtores gostaram tanto do seu trabalho que o mantiveram. De valente preguiçoso a assistente de Leslie Knope, Andy percorreu um longo caminho e conquistou o coração de April.

11# Take me Home Tonight (Uma Noite Desastrosa), What’s Your Number? (A Lista dos Ex) e The Five-Year Engagement (Espera Aí… Que Já Casamos) foram os projetos seguintes de Pratt. Neles interpretou, respetivamente, Kyle Masterson, Disgusting Donald (nome nada simpático) e Alex Eilhaur.

12# Depois, Chris ‘abraça’ um papel em Moneyball (Jogada de Risco), filme com seis nomeações aos Óscares. Aí interpretou a estrela do beisebol Scott Hatteberg, um desportista que agarra a oportunidade de continuar a sua carreira após uma lesão que poderia ter ditado o seu fim.

13# Apesar da fama do ator de ser dado a papéis ‘patetas’ e de a personalidade do próprio se enquadrar bem nessas interpretações, Pratt continua a participar em filmes mais sérios. Em Zero Dark Thirty (00:30 A Hora Negra) interpreta um membro das operações especiais da Marinha dos Estados Unidos numa missão para matar Bin Laden.

14# Continuando em filmes aclamados pela crítica, chegamos a Her (Uma História de Amor), onde é Paul, amigo do protagonista.

15# Entrou ainda nas comédias Delivery Man (Pai por Acaso) e Movie 43, neste último voltando a contracenar com a mulher, Anna Faris, que certamente também conhecem.

16# Em 2014, Pratt vira personagem animado em The Lego Movie, onde dá a voz ao protagonista Emmet Brickowoski, um operário da construção que se vê a braços com a missão de travar os planos maléficos de um tirano, também ele feito de lego.

17 # Desta vez em carne e osso, Chris volta a assumir o papel de herói em Guardians of the Galaxy, do universo Marvel. Em pequeno, Peter Quill foi raptada da Terra por um grupo de piratas do espaço. Mais de vinte anos depois, Peter cresceu e tornou-se conhecido por Star Lord e depois de uma série de eventos que correram mal, vê-se obrigado a unir forças com quem nunca pensou para escapar da prisão e impedir a destruição da galáxia.

guardians of the galaxy

18# Já este ano, Jurassic World traz de volta Jurassic Park com uma nova aventura. Pratt é Owen Grady, um ex-militar que tem a seu cargo uma pesquisa comportamental com a equipa de geneticistas do parque. Numa tentativa de atrair mais público ao parque, é criado um dinossauro híbrido que consegue fugir e que ameaça a segurança de todos aqueles que se encontram no local.

19# Despedimo-nos da edição desta semana da rubrica com uma adorável foto do nosso ator com a família, a mulher Anna Faris e o filho Jack. Esperamos que tenham gostado!

foto despedida

Todas as fotos e vídeos da rubrica podem ser vistas na nossa página do facebook!