Aqui fica a compilação de mais uma edição da nossa rubrica para quem não conseguiu acompanhá-la em directo na nossa página de facebook:

# Hoje, o escolhido para a rubrica ATORES DE PRIMEIRA À SEGUNDA FEIRA é Damian Lewis. É verdade! O ator britânico, com cara de malandro, que faz 44 anos esta semana, vai fazer-nos companhia nas próximas duas horas. Gostam dele ou nem por isso?

# Damian é casado com Helen McCrory desde 4 de julho de 2007. Com uma relação discreta e duradoura, o casal tem dois filhos! Deixamo-vos uma foto do casal e outra de Damian e os filhos a visitarem Camilla Parker-Bowles, a duquesa da Cornualha.

post 2

# Sabiam que o ator se preocupa com causas humanitárias? Desde 2010 que é embaixador numa instituição de caridade, a “Christian Aid”. E, como fervoroso adepto de futebol, participou em jogos de angariação de fundos para diversas causas sociais. Para o mesmo efeito, também deu um saltinho ao golf!

# Em 1993, Damian estreia-se na tv no telefilme Mickey Love, no papel de Clive. O filme segue a vida de Mickey Love, um veterano apresentador de televisão que venceu a luta contra a dependência do álcool anos atrás. Mas o fantasma da idade chega e ele apercebe-se que o pretendem substituir por alguém mais novo. Reconhecem Damian na foto?

post 4

# Em 1995, participa num episódio de Agatha Christie’s Poirot (vejam o trailer), no papel de Leonard Bateson. E, em 1996, é Adam Frost num episódio de A Touch of Frost. Conhecem alguma das séries?

# Em 1999, Damian participa na série Warriors, no papel de Lt Neil Loughrey. Já em 2000 tem dois trabalhos: Life Force, onde desempenha Kurt Glemser, e Hearts and Bones, onde dá a cara por Mark Rose. Reconhecem alguém na foto?

post 6

# A primeira grande prova de fogo de Damian acontece em 2001, quando protagoniza a minissérie Band of Brothers da HBO. Nesta série histórica, ele dá a cara por Richard Winters, papel que lhe vale o prémio de melhor ator em séries no Biarritz International Festival of Audiovisual Programming. Têm mesmo de ver, não acham?

# Em 2002, Damian protagoniza a comédia satírica Jeffrey Archer: The Truth, onde dá a cara a Jeffrey Archer. E, entre 2002 e 2003, participa nas minisséries The Forsyte Saga e The Forsyte Saga: To Let, onde também protagoniza no papel de Soames Forsyte.

# Em 2003 e 2004, Damian instalou-se no cinema e participou em três filmes: Dreamcatcher (um filme de ficção científica, onde Jonesy desenvolveu telepatia com os seus amigos de infância enquanto fogem a um terrível monstro), Keane (desempenha Damian Lewis, um homem desesperado que procura a filha raptada) e Brides (onde é Norman Harris, um homem que “casa” por correspondência).

# Com uma agenda bastante preenchida, em 2005, Damian participa em mais dois filmes: Chromophobia, onde dá a cara por Marcus Aylesbury; e An Unfinished Life, onde é Gary Winston, o vilão que maltrata e persegue a namorada. É verdade, o Damian já bateu na Jennifer Lopez!

# Ainda em 2005, Damian regressa à TV para três trabalhos: em Colditz (telefilme) é Nicholas McGrade; em Friends and Crocodiles (telefilme) protagoniza Paul, um visionário; e em Shakespeare -Told, participou no episódio sobre Much Ado About Nothing, onde desempenhou Benedick.

# Em 2006, Damian fez parte do elenco de Stormbreaker, em conjunto com Stephen Fry e Ewan McGregor, e ainda de The Situation. Voltou aos telefilmes em 2007, com a presença em Confessions of a Diary Secretary onde interpretou Tony Blair. Fez ainda parte de The Baker e The Escapist, entre 2007 e 2008. Em 2009, foi a voz de Agent Double-00 num episódio dos desenhos animados Phineas and Ferb.

# Damian Lewis foi o protagonista da série Life entre 2007 e 2009.A série conta a história de Charlie Crews, um detetive brilhante que é libertado da cadeia após 12 anos a cumprir pena por um crime que não cometeu. De volta às forças policiais, Crews é posto a trabalhar com a Dani Reese (Sarah Shahi), uma detetive que passou muitos anos a trabalhar sob disfarce no seio de um grupo de traficantes de drogas. A dinâmica e o passado dos dois é parte do que faz esta série merecedora de ser vista! Com uma avaliação de 8,3 no IMDb, é daquelas que vale a pena ver em maratona.

life

# Óbvio que mal se encontra em liberdade, Crews começa a investigar as pessoas por detrás da sua incriminação e quem matou realmente os seus amigos.
Para conseguir lidar com tudo, Crews recorre a uma metodologia de sucesso: Zen e Fruta.
Não entendem? Bom, só mesmo vendo a série.

# Em 2011 e 2012, Damian participa nos filmes Your Highness, como Boremont, ao lado de Natalie Portman e James Franco; Will, no papel de Gareth; e The Sweeney, como DCI Frank Haskins. Viram algum?

# Em 2013, Damian tem uma participação especial na série de comédia britânica Vicar Of Dibley, para descontrair das gravações de Homeland. Digam lá se ele não fica bem de batina!

# Em 2013 e 2014, Damian participa em dois filmes. No primeiro, é Lord Capulet num remake da famosa história de Romeo & Juliet; e no segundo, interpreta Balor, um escocês em The Silent Storm.

# Chegamos a Homeland, onde Damian interpreta Nicholas Brody, papel que lhe valeu um Emmy e um Golden Globe. Nicholas Brody é um fuzileiro do exército americano que foi mantido prisioneiro da Al-Qaeda durante 8 anos. Quando todos o consideravam morto, incluindo a sua família, ele é resgatado, quase por acaso no meio de uma operação militar americana no território do terrorista Abu Nazir.

 

# Brody é visto como um herói, mas Carrie Mathison (Claire Danes), uma brilhante agente da CIA, vê-lo como uma ameaça iminente à segurança interna dos EUA. Ao longo das três temporadas em que participou, ele passou de uma ameaça a um aliado da CIA, que inclusive foi eleito para o senado americano e ainda um potencial candidato à vice-presidência dos EUA. Qual é a vossa cena preferida de Damian?

# Ao longo de todas estas temporadas as cenas mais fortes da série foram sempre protagonizadas por Brody e Carrie. Inclusivamente, os dois acabaram por ser apaixonar e dessa relação resultou uma menina. Brody acaba por morrer enforcado no Irão, mas não sem antes ter cumprido com sucesso a missão à qual se tinha comprometido. O que acharam da participação do ator na série? Continuam a ver Homeland, mesmo sem o Brody?

# Na mini-série Wolf Hall, o ator dá vida ao polémico rei Henrique VIII de Inglaterra. A história passa-se na década de 1520, altura em que o rei procura desprender-se do casamento com a sua primeira esposa, Catarina de Aragão, para casar com a ambiciosa Ana Bolena. Será este acontecimento o responsável por uma mudança de religião na Inglaterra, trazendo ainda mais poder ao monarca.

# Ainda estamos em fevereiro, porém Damian tem já bastantes projectos para este ano! Um filme chamado Queen of the Desert, um drama biográfico sobre Gertrude Bell, onde contracena com Nicole Kidman, no papel principal, James Franco e Robert Pattinson.

# No mundo cinematográfico Damian está ainda a preparar mais filmes este ano: Bill, Our Kind of Traitor. Billions é também uma nova aposta para o actor, de regresso ao pequeno ecrã na companhia de Paul Giamatti.

# Chegamos ao fim da rubrica com To Appomattox, uma mini-série biográfica que conta a vida dos generais da Guerra Civil Americana, e das suas familias, no decorrer da Guerra. Por hoje é tudo, na próxima semana, à mesma hora, temos mais uma rubrica Atores de Primeira à Segunda Feira! Obrigada por estarem desse lado!