Para quem, na segunda-feira, não teve a oportunidade de acompanhar mais uma edição da nossa rubrica, aqui fica:

1# A rubrica “Actores de Primeira” desta noite traz-nos uma cara bem conhecida de todos: ele tem 1,35 m, nasceu a 11 de Junho de 1969 em Morristown, Nova Jérsia e é filho de uma professora e de um vendedor de seguros. Ele é Peter Dinklage!

10453362_909900619035923_3167736789490375220_n

2# Dinklage teve a sua estreia em 1995 no filme Living in Oblivion, onde interpretou um actor anão frustrado pelo seu papel.

3# Em 2003 teve o seu primeiro grande papel no filme The Station Agent, onde representou um homem solitário. Este papel valeu-lhe nomeações para alguns prémios.

4# Dinklage teve a primeira participação significativa numa série em 2004, em I’m with Her, onde participou em três episódios como Elliot Rosen.

5# Já em 2005, fez parte do elenco principal da série Threshold, da CBS, onde desempenhou o matemático e linguista Arthur Ramsey.

6# Em 2006 apareceu em alguns episódios de Nip/Tuck, como Marlowe Sawyer, onde quebrou alguns dos tabus sexuais relacionados com o nanismo. Aliás, esta foi uma das várias polémicas em que a série esteve envolvida e resultou em nomeações para vários prémios.

7# Em 2014, participa no filme X-Men: Days of Future Past, baseado na equipa de super-heróis de X-Men, da Marvel Comics. Ele interpreta como Bolívar Trask, o criador dos sentinelas.

8# Recuando um bocadinho no tempo, vamos até 2011. Game of Thrones já não precisa de apresentações e Tyrion Lannister também não.

9# Tyrion Lannister é o terceiro filho de Tywin Lannister e Joanna Lannister. Tyrion é uma personagem com alguma moral, um homem, mas que recebe pouco respeito do pai devido à sua deformidade, e pelo facto da mãe ter morrido durante o seu parto.

10# Recentemente, o personagem de Dinklage esteve envolvido no julgamento da temporada, por ser inocentemente acusado do assassinato do rei Joffrey. Tyrion optou por se defender através de julgamento por combate, onde o príncipe Oberyn Martell se ofereceu para enfrentar a Montanha numas das batalhas mais importantes da série.

11# A interpretação de Dinklage em Game of Thrones tem sido foi muito elogiada pela crítica especializada. Em 2011, Dinklage venceu o Emmy Award de Melhor Actor Secundário numa Série Dramática e em 2012 um Golden Globe Award de Melhor Actor Secundário de Série, Minissérie ou Filme para Televisão.

12# Esperamos continuar a assistir às suas grandes representações e por hoje nos despedimos do grande Peter Dinklage!

Para verem todas as fotos da rubrica, espreitem o nosso facebook.