Um rosto muito familiar do mundo das séries, David Boreanaz, é o ator escolhido para a edição desta semana da rubrica Atores de Primeira à Segunda-feira.

David Boreanaz nasceu a 16 de maio de 1969, em Nova Iorque, sendo o filho mais novo de Dave Roberts e Patti Boreanaz. David tem duas irmãs mais velhas, Bo e Beth.

Aos sete anos, David já sabia a carreira que queria seguir, a de ator. E, apesar de se ter dedicado sobretudo a atividades desportivas durante os anos de liceu, o jovem prosseguiu estudos de cinema e fotografia na Universidade de Ithaca, em Nova Iorque, onde se formou em 1991.

david-boreanaz-younger

Em 2001, David e a atriz Jaime Bergman deram o nó, no dia 24 de novembro. O casal tem dois filhos: um rapaz, Jaden, e uma menina, Bella.

Este trata-se do segundo casamento do ator que, entre 1997 e 1999, estivera casado com Ingrid Quinn. E assim fechamos este capítulo sobre a vida pessoal de David.

A carreira de Boreanaz arrancou em 1993, com trabalhos como figurante e uma pequena participação na série Married with Children.

No final da década de ’90 e no início dos anos ’00, no entanto, não só foi possível ver o ator na televisão como no cinema, tendo também participado em vários filmes, sobretudo (mas não só) em comédias românticas e filmes de terror, entre os quais Valentine (2001), I’m With Lucy (2002), These Girls (2005), Mr. Fix It (2006), The Hard Easy (2006) e Ghost Writer (2007).

Ainda no cinema, Boreanaz surge no filme de 2013, Officer Down. No mesmo ano, tem uma pequena participação na série Full Circle.

Também as séries animadas Family Guy, em 2010, e American Dad!, em 2012, contaram com uma breve participação do ator.

Entre filmes, séries e participações vocais em jogos, muitos poderão reconhecê-lo ainda do vídeoclipe da música White Flag (2003), de Dido.

Os papéis mais marcantes da carreira de Boreanaz, no entanto, surgiram mesmo no mundo das séries. Falamos, claro, de personagens como Angel, de Buffy the Vampire Slayer e Angel, e Seeley Booth, de Bones.

Foi na icónica série Buffy the Vampire Slayer (1997-2003) que Boreanaz teve o seu primeiro papel de maior destaque. O ator interpretou o vampiro torturado, Angel, condenado por ciganos a permanecer com a sua alma humana, para que vivesse com a culpa e os remorsos de tudo o que já fizera, alma essa que perderia se conseguisse voltar a ser feliz.

A personagem foi tão acarinhada pelos fãs que teve direito à sua própria série, Angel, que esteve no ar durante cinco temporadas, entre 1999 e 2004. No spin-off, tendo mudando de cidade para Los Angeles, Angel abre uma agência de investigação com Cordelia (Charisma Carpenter, que também participara na série mãe, Buffy the Vampire Slayer) e um grupo de assistentes e amigos.

Entre 2005 e 2017, Boreanaz deu vida ao agente do FBI Seeley Booth, em Bones. A série, inspirada nos livros da antropóloga Kathy Reichs, acompanha a dupla formada por Booth e pela antropóloga forense Temperance Brennan (também conhecida por Bones) na resolução de diversos crimes em que os restos mortais das vítimas são apenas (ou pouco mais que) ossos, assim como a evolução da relação pessoal entre ambos.

Por estranho que possa parecer, Bones fez parte de um crossover com a série sobrenatural Sleepy Hollow, pelo que Boreanaz teve ainda oportunidade de contracenar com Tom Mison e Nicole Beharie.

Para já, Boreanaz protagoniza a série SEAL Team, que estreou nesta fall season, onde interpreta o SEAL Jason Hayes.

Para além de representar, Boreanaz conta ainda com créditos de produção, tanto em Bones como em SEAL Team, e não só: o ator demonstrou também interesse pela realização, tendo realizado vários episódios de Bones, um episódio ainda em Angel e um dos episódios de The Finder (2012), uma série apresentada como um spin-off de Bones, mas que teve apenas uma temporada.

david-boreanaz-directing

E assim chegamos ao fim desta rubrica! Esperamos que tenham gostado e que, para a semana, voltem para mais!