Esta semana, a rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira é dedicada ao ator americano Milo Ventimiglia.

Milo nasceu no dia 8 de julho de 1977, na Califórnia, onde cresceu com os pais, Carol e Peter, e as irmãs mais velhas, Leslie e Laurel.

O jovem Milo estudou sempre na Califórnia, tanto no liceu de El Modena, onde praticou wrestling, participou em peças de teatro e foi presidente da associação de estudantes, como na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde estudou teatro.

Os fãs do ator estarão mais do que familiarizados com o seu sorriso assimétrico, que resulta de uma paralisia dos nervos do lado esquerdo do rosto, uma condição que partilha com o ator Sylvester Stallone.

milo-ventimiglia-sylvester-stallone

No universo das séries, o rosto de Milo Ventimiglia está associado a vários personagens icónicos, sendo o mais recente de Jack em This Is Us, nem mais nem menos que a nossa Sugestão do Mês.

Os primeiros trabalhos do ator, aliás, consistiram em participações de um só episódio em diferentes séries como The Fresh Prince of Bel-Air (1995) Sabrina, the Teenage Witch (1996); Saved by the Bell: The New Class (1996) e Promised Land (1999), entre outras.

Em 2000, Milo protagonizou Opposite Sex, uma série de oito episódios que acompanha o quotidiano de Jed Perry, um dos únicos três rapazes que frequentam uma escola que já fora exclusivamente feminina.

E em 2001 Ventimiglia juntou-se ao elenco de Gilmore Girls, onde interpretou Jess Mariano, sobrinho de Luke e um dos namorados de Rory Gilmore. O personagem, acarinhado pelos fãs, regressou várias vezes à série ao longo das temporadas, tendo participado num total de trinta e sete episódios. Sem contar com a participação na sequela de 2016, Gilmore Girls: A Year in the Life.

Na televisão, o ator participou ainda em alguns episódios de Boston Public (2003) e American Dreams (entre 2004 e 2005), para além de passar por CSI: Crime Scene Investigation (2000) e Law & Order: Special Victims Unit (2003). Em 2006, Milo interpretou Richard Thorne III nos oito episódios da série The Bedford Diaries.

A série Heroes (2006-2010) marcou outra importante etapa da carreira do ator no mundo das séries. Ventimiglia interpretou Peter Petrelli, um dos indivíduos com poderes especiais. Também esta série teve uma segunda vida, sob o título Heroes Reborn, entre 2015 e 2016, mas não contou com a presença do ator nem obteve uma renovação.

Até chegar à série que hoje protagoniza, Ventimiglia passou por vários projetos televisivos, entre os quais Mob City (2013), Chosen (2013), Gotham (2015), The PET Squad Files (2015) e The Whispers (2015); e emprestou ainda a voz às séries animadas Wolverine (2011) e Ultimate Spider-Man (2015-2016).

This is Us, série na qual o ator dá vida a Jack Pearson, estreou em 2016 e foi muito bem recebida, tanto pela crítica como pelos fãs. A série, ainda com uma só temporada, já recebeu 35 nomeações para diversos prémios, dos quais venceu 20, sendo um deles o prémio de Most Exciting New Series, dos Critics Choice Television Awards.

Os principais papéis de Ventimiglia tiveram lugar, sobretudo, no nundo das séries. No entanto, o ator também já participou em vários filmes, datando os primeiros de 1999, com pequenas aparições em She’s All That e Speedway Junky.

Deste percurso, destacamos: Dirty Deeds (2005), Rocky Balboa (2006), no qual interpretou Robert Balboa Jr., Pathology (2008), The Divide (2011), Kiss of the Damned (2012) e Wild Card (2015).

Em 2017, Ventimiglia participou em dois filmes: Devil’s Gate e Sandy Wexler.

Entre séries e filmes, não podemos deixar de recordar a participação de Milo no vídeo de Fergie, para o single de 2007, Big Girls Don’t Cry.

Para além de tudo isto, o currículo de Milo Ventimiglia conta também com trabalhos como produtor, realizador e até escritor de vários projetos.

Finalmente, numa nota para os fãs do ator, resta-nos recordar que a 2.ª temporada de This is Us tem estreia marcada para o próximo dia 26 de setembro.

milo-ventimiglia

E assim termina mais uma edição desta nossa rubrica de início de semana. Esperamos que tenham gostado de conhecer melhor o percurso de Milo Ventimiglia e que aproveitem os próximos dias para descobrir as séries e os filmes do ator que ainda não conhecem, até porque segunda-feira temos mais uma história para vos contar!