Elijah Wood, o eterno Frodo da saga O Senhor dos Anéis, é hoje o alvo da nossa rubrica Atores de Primeira à Segunda-Feira.

Wood nasceu em 1981, mais concretamente a 28 de janeiro, no Estado de Iowa, nos EUA. Tem, no entanto, uma forte descendência europeia, nomeadamente inglesa e alemã, austríaca, dinamarquesa e polaca. Para além de Elijah, o casal Debbie e Warren Wood (que veio a divorciar-se) tem mais dois filhos: Zachariah, o mais velho, e Hannah, a mais nova.

elijah-wood-young

Apesar de ser mais conhecido pelo trabalho no cinema, Elijah apresenta-se como um artista versátil dentro e fora do mundo da representação, já que é também produtor e DJ. Aliás, começou a construir essa versatilidade muito cedo, já que aos sete anos começou a aprender piano e a trabalhar como modelo. Participou ainda em peças de teatro na escola que frequentava e fez parte de um coro.

Aos oito anos, o jovem Elijah conseguiu o seu primeiro papel no cinema, na sequela do clássico Back to the Future, em 1989. A década que se seguiu foi de crescimento, tanto a nível pessoal como profissional, encontrando-se o nosso ator em papéis cada vez mais relevantes.

elijah-wood-back-to-the-future-2

Entre 1990 e 2000, o currículo de Elijah cresceu a olhos vistos, contando com mais de duas dezenas de participações em filmes e não só. The Adventures of Huck Finn (1993), no qual interpretou Huck Finn, North (1994), que  também protagonizou, e The War (1994) são apenas alguns.

Mas foi em 2001 que Elijah conseguiu o papel pelo qual é hoje mais conhecido, o de Frodo Baggins da trilogia The Lord of the Rings (O Senhor dos Anéis), participando nos três filmes: The Fellowship of the Ring, The Two Towers (2002) e The Return of the King (2003). Para além de interpretar Frodo nos três filmes, Elijah deu ainda voz ao personagem nos jogos de vídeo inspirados na saga.

elijah-wood-lord-of-the-rings

E não são só os jogos de vídeo d’O Senhor dos Anéis a contar com a voz de Elijah Wood; é possível ouvi-lo também em The Legend of Spyro, Happy Feet, God of War III e Broken Age.

No cinema, os fãs do ator podem vê-lo em vários filmes de culto, nomeadamente em Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004), Sin City (2005), Everything is Illuminated (2005), The Oxford Murders (2008) e Set Fire to the Stars (2014), entre muitos outros. E ainda em The Hobbit: An Unexpected Journey (2012), claro.

No universo das séries, aquele que nos é mais querido, o currículo do ator já conta com várias participações, cada vez mais pertinentes e com um acentuado pendor para o mundo da animação.

A sua primeira participação numa série, aliás, data já de 1994, nada mais nada menos que em Frasier, emprestando a voz à personagem Ethan num episódio.

E Wood continuou a participar em várias séries apenas com a voz, tendo participado em várias de animação, como King of the Hill (2004) e Freak Show (2006); de destacar ainda as passagens do ator por American Dad! (2006), Family Guy (2010) e Robot Chicken (2006 e 2011). Wood interpretou ainda Peter, o personagem principal Peter Panzerfaust, uma série de animação que se ficou pelo episódio piloto.

elijah-wood-voice

Ainda no reino animado, as suas participações de maior relevo foram em TRON: Uprising (2012 a 2013), onde deu voz a Beck, e em Over the Garden Wall (2014), onde deu voz a Wirt.

Wilfred (2011 a 2014) pode ser considerada uma boa série de regresso ao mundo não-animado, já que voltamos a ver (e não só a ouvir) o ator, enquanto interpreta Ryan Newman, um homem que vê o cão do vizinho como se fosse um homem adulto vestido com um fato de cão.

Atualmente, Elijah Wood é um membro regular de Dirk Gently’s Holistic Detective Agency, onde interpreta Todd Brotzman. Quanto à próxima temporada da série, estreia a 14 de outubro de 2017.

A par desta série, o filme I Don’t Feel at Home in this World Anymore (2017) é o trabalho mais recente do ator, tendo vencido, aliás, o prémio de Melhor Drama no Sundance Film Festival.

E por falar em prémios, sabem quantos Wood já ganhou? Das 44 nomeações que recebeu, o ator saiu vencedor (ou membro da equipa vencedora) de 25. Não vos vamos obrigar a ler a lista, mas destes 25 fazem parte os seguintes: o prémio de Melhor Jovem Ator num Filme, dos Young Artist Awards, em 1993, pelo filme Radio Flyer (1992), quando tinha apenas 12 anos; no ano seguinte venceu o prémio de Jovem Estrela do Ano, da ShoWest Convention (USA); e, ainda, dos vários prémios arrecadados pela saga Lord of the Rings, o prémio de Melhor Ator, nos Empire Awards (UK), em 2003.

Para além dos filmes para o cinema, das séries e dos jogos de vídeo, é ainda possível encontrar o ator em várias curtas, filmes para televisão e até num episódio do podcast My Dad Wrote a Porno, do qual é fã.

elijah-wood

Gostaram de conhecer um pouco melhor a carreira de Elijah Wood? Então toca a aproveitar esta semana para explorar os trabalhos do ator, porque para a semana a história é outra.