Se perdeste a nossa rubrica no facebook, não fiques triste: aqui a tens, para ler e reler até memorizar!

#1 Boa noite a [email protected]! A edição de hoje da nossa rubrica “Atores de Primeira à Segunda-feira” é dedicada ao ator holandês Michiel Huisman!

#2 Huisman nasceu na cidade de Amstelveen (perto de Amesterdão), na Holanda, a 18 de julho de 1981.

#3 O ator, que conhecemos tão bem de Nashville, Game of Thrones e Orphan Black, teve o seu início de carreira em 1990, na série Goede tijden, slechte tijden.

#4 Desde então, Huisman trabalhou tanto em televisão como no cinema, em produções de língua alemã ou inglesa. O percurso do ator evoluiu de forma constante e regular, tornando-se uma presença cada vez mais relevante no panorama televisivo internacional.

#5 Em 2004 e 2005, o ator protagonizou dois filmes holandeses: Floris e Johan, respetivamente.

#6 Mas há mais: no início da sua carreira, Huisman fez parte de uma banda, Fontane. Nos anos ’00, o grupo lançou vários singles, sobretudo ligados aos filmes em que Huisman trabalhava na altura, como Costa! e Full Moon Party. Vamos ouvir um bocadinho?

#7 Após a separação da banda, Huisman investiu na sua carreira a solo, lançando em 2005 o seu álbum début Luchtige Verhalen, cantado em língua alemã.

#8 Em Treme (2010-2013), Huisman teve nova oportunidade de demonstrar os seus dotes musicais. Na série, que tem como pano de fundo uma Nova Orleães pós-Katrina, o ator interpretou Sonny, um músico que ganha a vida tocando nas ruas da cidade.

#9 O nome do holandês é-nos hoje bastante familiar, mas nem sempre foi assim. A primeira experiência internacional do ator só chegou em 2006, com uma participação na série britânica Dalziel and Pascoe.

#10 A esta experiência internacional juntaram-se outras: nomeadamente as participações em Unmade Beds (2009), The Young Victoria (2009) e World War Z (2013).

#11 Mas não pensem que estas experiências internacionais diminuíram a presença de Huisman na televisão holandesa. A par destas participações, o ator foi conseguindo papéis cada vez mais relevantes em diferentes séries e filmes, nomeadamente em Bloedverwanten (2010) e De co-assistent (2009-2010).

michiel-huisman-de-co-assistent

#12 Huisman é um daqueles atores que encontramos frequentemente tanto no pequeno como no grande ecrã. Entre 2014 e 2016, anos em que o vemos saltar de Nashville para Orphan Black e Game of Thrones, o ator protagonizou ainda o filme The Age of Adaline (2015) e participou em Wild (2014) e The Invitation (2015).

#13 A participação de Huisman em Game of Thrones teve início na 4.ª temporada da série: o ator veio substituir o colega Ed Skrein, dando vida a Daario Naharis. A interpretação de Huisman foi muito bem recebida pelos fãs da série e o ator foi rapidamente promovido a regular.

#14 Em 2016, para além da participação em Game of Thrones, Huisman protagonizou a série Harley and the Davidsons, onde deu vida a Walter Davidson.

#15 O ator já conta com algumas nomeações no seu CV artístico e, em 2005, venceu o prémio de Ator Preferido da Dutch Filmstar Election.

#16 Huisman é casado desde 2008 com a atriz Tara Elders, com quem tem uma filha, Hazel, nascida em 2007. Os atores conheceram-se no filme Phileine zegt Sorry (2003) e voltaram a trabalhar juntos em Funny Dewdrop (2007) e Winterland (2009).

michiel-huisman-tara-elders

#17 Este ano, os fãs do ator vão poder vê-lo nos filmes The Ottoman Lieutenant2:22, Irreplaceable You e State Like Sleep, e terão ainda de esperar por Guernsey, previsto para 2018.

#18 E por hoje damos esta rubrica por terminada! Esperamos que tenham gostado! Fãs de Huisman: conseguimos trazer-vos alguma novidade ou já conheciam todas as facetas deste artista?