Para quem não teve oportunidade de acompanhar a nossa rubrica de segunda-feira, aqui a têm!

1. Boa noite a tod@s! Sejam bem-vind@s à melhor rubrica de segunda-feira à noite, dedicada a Atores de Primeira à Segunda-Feira! E, para começar, fiquem sabendo que esta noite é dedicada à protagonista de uma série que regressa no próximo mês, também a uma segunda-feira: Gina Rodriguez!

2. Gina Rodriguez, a atriz que dá vida à mãe virgem mais divertida da televisão, nasceu a 30 de julho de 1984 em Chicago, recebendo o nome de Virginia Ernestine Rodriguez.

3. Os pais de Gina, Magali e Genaro Rodriguez, são de Porto Rico e o pai era árbitro de boxe. Esta família fica completa com as duas irmãs mais velhas de Gina.

gina-rodriguez-parents

4. Gina começou a dançar aos sete anos, atuando com a companhia de dança Fantasia Juvenil, continuando a dançar este estilo durante dez anos. Aos 16, Gina foi aceite num programa de teatro colaborativo organizado por Richard Niles na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

5. No mesmo ano, Gina ingressou na prestigiada Tisch School of the Arts para estudar teatro. Durante quatro anos, Rodriguez estudou com a Atlantic Theatre Company e com a Experimental Theatre Wing.

6. Depois dos estudos, a carreira de Gina arrancou com um papel no filme Tiny Dancer e com uma forte presença nos teatros de Nova Iorque e pequenos papéis televisivos.

7. É possível que muito pouca gente se recorde, mas a série 10 Things I Hate About You também contou com a presença de Gina Rodriguez, em 2010.

8. Entre 2010 e 2014, Gina participou em várias séries, curtas e filmes como Army Wives, No Names e Rizzoli and Isles, entre muitos outros nomes conhecidos do meio televisivo, como Happy Endings e The Mentalist.

gina-rodriguez-bruce-mcgill

9. Em 2011, Gina participou no filme Go for it!, pelo qual foi nomeada para o prémio de Melhor Atriz Secundária dos Image Foundation Awards do mesmo ano.

10. Em 2012, Rodriguez protagonizou Filly Brown, um filme no qual demonstra que a representação não é a única arte que tem para partilhar connosco.

11. Em 2013, encontramos Gina em mais dois filmes: no thriller Enter the Dangerous Mind e na comédia Sleeping with the Fishes. E não só! Neste mesmo ano, a atriz protagoniza a curta metragem Interstate.

12. Já em 2014, encontramos a atriz no filme para televisão Wilde Blue e nas curtas metragens Since I Laid Eyes e C’est Jane. Não, ainda não é sobre essa Jane.

13. Apesar de suscitar um interesse cada vez maior por parte dos media, Rodriguez prefere manter a sua vida privada assim mesmo. No entanto, não se coíbe de expressar as suas opiniões quando necessário. Para os mais curiosos, aqui fica uma foto de Gina com o atual namorado, Ben Schwartz.

ben-schwartz-gina-rodriguez-dating

14. Enquanto figura pública de ascendência latina, Gina procura abrir caminho na indústria para as próximas gerações de atrizes latinas, apoiando a organização Inspira e trabalhando com a National Hispanic Foundation for the Arts.

15. Desde 2014, Rodriguez conta-nos as estórias de Jane Villanueva, como protagonista da aclamada série Jane the Virgin. A série da The CW é uma adaptação da telenovela venezuelana Juana la Virgen e incorpora de forma cómica e satírica elementos habituais do formato de telenovela. Um formato conhecido da atriz, que havia já participado em dezassete episódios da soap The Bold and the Beautiful (2011-2012).

16. Com este percurso, o nome desta atriz já surgiu em várias listas de nomeações para diferentes prémios, desde 2011. E já ganhou alguns, incluindo o Globo de Ouro de 2015 para Melhor Interpretação Feminina em Comédia em Musical, com a série Jane the Virgin.

gina-rodriguez

17. Gina Rodriguez participa ainda em quatro filmes que deverão estrear entre o final de 2016 e o início 2017. São eles: Sharon 1.2.3. e Annihilation, que se encontram em fase de pós-produção, e ainda Deepwater Horizon e Sticky Notes.

gina-rodriguez-movie

18. E não só! Para terminar esta rubrica, convém recordar os fãs da atriz que a 3.ª temporada de Jane the Virgin regressa já no próximo mês, no dia 17 de outubro! Fãs ansios@s por aqui? Vá, boa noite a tod@s e até segunda!