Para quem não teve oportunidade de acompanhar a nossa rubrica em direto no facebook, aqui temos a edição desta semana:

1. Boa noite e bem-vindo a mais uma rubrica de “Atores de Primeira à Segunda-Feira” com o ator  Dominic Cooper, o nosso padre preferido do mundo das séries! Ele recentemente dá a vida a Jesse Custer, um padre pouco convencional na série Preacher. Fiquem por aí para saberem mais sobre a vida do ator!

2. Dominic Edward Cooper nasceu a 2 de junho de 1978 em Greenwich, Londres. Filho de uma enfermeira escolar e um leiloeiro, Cooper foi buscar o gosto pela representação ao acompanhar a sua mãe bastantes vezes ao teatro e ao seu bisavô, que era um cinéfilo e um publicador dos antigos jornais ingleses Kinematograph Weekly, que falava de cinema, teatro e entretenimento em geral. Com a inspiração do seu bisavô e a influência do gosto da mãe pelo teatro, Cooper estudou na Academy of Music and Dramatic Art (LAMDA), graduando-se em 2000.

3. Antes de falarmos dos papéis na televisão e cinema que o ator interpretou, vamos falar do seu percurso no mundo do teatro. Ele começou a sua carreira em 2001 na peça Mother Clap’s Molly House, passando depois pelas peças A Midsummer Night’s Dream (2002), His Dark Materials (2003-04), The History Boys (2004 e 2006) e Phèdre (2009), sendo que esta última foi gravada e passada nos cinemas.

4. Entre 2001 e 2006, o ator teve vários papeis menores e séries e filmes, mas começou a ficar mais conhecido depois da peça The History Boys ser adaptada a filme em 2006. Aí, interpretou o papel de Dakin, um dos oito rapazes que planeiam entrar na universidade de Oxford. Só que, para tal, precisam de se esforçar bastante para passarem à disciplina de História, contando então com o professor Hector (Richard Griffiths) para os ajudar. Esse filme valeu ao ator duas nomeações a prémios, nomeadamente para o Drama Desk Award e o British Independent Film Awards.

5. Depois do filme History Boys, Dominic partilhou casa com o ator James Corden (que também participou tanto na peça como no filme), até James se casar com Julia Carey.

6. Em 2008, o ator ganha dois papéis principais, um numa minissérie chamada Sense & Sensibility e outro no famoso filme Mamma Mia!, onde interpretou Sky, o noivo de Sophie (Amanda Seyfried).

7. Dominic Cooper começou a namorar com Amanda Seyfried depois do filme Mamma Mia! e os dois estiveram juntos até 2010.

8. Ainda em 2008, o ator participou nos filmes The Escapist, God on Trial e The Duchess e ainda entrou na série Masterpiece Contemporary. Em 2009, foi protagonista do filme televisivo Freefall  e participou na série Horne & Corden.

9. Já em 2010 podemos dar destaque à voz do ator, que ele ‘emprestou’ à pequena tartaruga Sammy no filme de animação As Aventuras de Sammy – A Passagem Secreta.  Ele também fez de narrador na minissérie Promzillas. Além de dar voz a estas duas produções, ainda teve um papel no filme Tamara Drewe como Ben Sergeant.

10. Em 2011, Dominic é protagonista, com papel duplo, no filme The Devil’s Double como Uday Hussein e Latif Yahia. A história deste filme é baseada em factos reais e mostra como é a vida excêntrica do filho de Saddam Hussein e de quando ele decide chamar o tenente Latif Yahia, obrigando-o a ser o seu duplo.

11. Ainda em 2011, o ator interpreta o brilhante cientista e pai de Iron Man, Howard Stark, no filme Captain America: The First Avenger. Graças a este papel, ele mais tarda entra numa curta metragem de Agent Carter em 2013. Já em 2015 é convidado a interpretar uma vez mais esse papel na série Agent Carter, da ABC.

12. Alguma vez pensámos ver o primeiro presidente dos Estados Unidos a caçar vampiros? No entanto, Tim Burton pensou e produziu, em 2012, o filme Abraham Lincoln: Vampire Hunter, onde o ator Dominic Cooper interpreta Henry Sturges, o braço direito do presidente Lincoln na caça aos vampiros.

13. Em 2013, o ator é o protagonista do romance Summer in February, onde interpreta o artista Alfred Munnings, que se encontra no meio de um triângulo amoroso. Ainda nesse ano, tem um papel no filme de ação Dead Man Down como Darcy. Por último, fez parte da grande equipa do National Theatre Live: 50 Years on Stage, onde se juntou aos antigos colegas da peça e filme The History Boys, interpretando novamente o seu antigo papel em palco.

14. O ano 2014 foi atarefado para o ator, tendo três papéis importantes em filmes e ainda protagonizado uma minissérie. Primeiramente, Dominic contracenou com Samuel L. Jackson no thriller Reasonable Doubt. De seguida, participou no filme Dracula Untold como Mehmed. Por último, contracenou com duas pessoas bastantes conhecidas no mundo das séries em Need for Speed: Aaron Paul (Breaking Bad, The Path) e Rami Malek (Mr. Robot). Neste filme, Dominic interpreta o vilão Dino Brewster. Já no mundo das séries, protagonizou a minissérie Fleming & Bond, como Ian Fleming.

15. 2015 acabou por ser um ano mais calmo em termos de filmes, já que foi quando Dominic entrou na série Agent Carter como Howard Stark, um magnata das tecnologias e dono das indústrias Stark. Ele também era um galã sempre a tentar aproximar-se de Carter.

16. Finalmente chegamos a 2016 e a uma das séries mais esperadas: Preacher. Aí, o ator protagoniza Jesse Custer, um Padre de uma pequena cidade no Texas com um passado bastante misterioso. Quando o vemos quase a perder a sua fé, uma misteriosa entidade sobrenatural dá-lhe um estranho poder com que pode obrigar as pessoas a fazerem o que quiser. Ele pensa que foi Deus quem lhe deu esse poder e começa então a chamar as pessoas à sua igreja, ajudando-as com pequenos milagres. Mas nem tudo vai ser um mar de rosas, pois essa entidade tem demasiados mistérios e não é o que aparenta.

17. Na série Preacher, o ator contracena com a sua namorada atual, Ruth Negga, e com Joseph Gilgun. Ruth interpreta Tulip O’Hare, uma ex-namorada de Jesse e companheira de crime. Ainda não sabemos muito sobre o passado dos dois, mas sabe-se que Jesse tenta fugir desse passado a todo o custo, tentando avançar com a sua pacata vida como Padre na pequena cidade. Já Joseph interpreta um amigo improvável de Jesse: um vampiro chamado Cassidy. O seu papel no meio disto tudo ainda é um bocado confuso, mas adoramos ver como ele se reconstitui quando se magoa e como se veste de modo a fugir do sol. Mal podemos esperar para ver estes três juntos!

18. Ainda este ano, o ator teve um grande papel no filme Warcraft  adaptado dos jogos da Blizzard – onde voltou a contracenar com a namorada Ruth Negga, interpretando o papel de Rei Llane Wrynn e Rainha Lady Taria. Eles os dois contracenam com outro ator bastante conhecido no mundo das séries: Travil Fimmel de Vikings, que interpreta o herói do filme, Anduin Lothar. Ainda este ano vai estrear outro filme protagonizado por Dominic, Stratton.

19. E assim termina a nossa rubrica de “Atores de Primeira à Segunda-Feira”. Espero que tenham gostado de conhecer o ator Dominic Cooper, até para a semana!

19