Para quem não teve oportunidade de acompanhar a nossa rubrica em direto no facebook, aqui temos a edição desta semana:

#1 Boa noite e bem-vindos a mais um Atores de Primeira à Segunda-feira! Hoje temos o prazer de vos apresentar a fantástica Lucy Lawless, nascida a 29 de março de 1968, na Nova Zelândia, com uma carreira predominantemente na televisão. Quem é fã da atriz?

#2 Lucy é membro da Starship Foundation, uma fundação de um hospital pediátrico, e é ativista da Greenpeace, abraçando causas em prol do ambiente, animais e conservação. Até chegou a ser presa, em 2012, num protesto a um barco petrolífero.

#3 A estreia de Lucy na representação ocorre em 1987, na série Funny Business e na série policial Shark in the Park, no papel de Kim Hughes. Uns anos mais tarde, participa em alguns episódios de séries e telefilmes, destacando-se o papel de Jane Redmond em The Rainbow Warrior, um telefilme baseado em factos verídicos, sobre o barco da Greenpeace que se afundou em 1984.

#4 O primeiro grande papel de Lucy é Xena, personagem 5que a marcou para a vida toda. Não tendo sido logo a protagonista, começa ao lado de Kevin Sorbo, o Hercules, no telefilme Hercules and the Amazon Women e na série Hercules: The Legendary Journeys. Xena não ficou apenas representada na televisão, tendo tido também alguns jogos de computador.

#5 Entre 1995 e 2001, Lucy acaba por ter uma série focada na sua personagem, Xena: Warrior Princess. Xena é uma princesa guerreira com um passado negro. A forma que arranja de se redimir é partir numa aventura e lutar contra forças do mal, juntamente com Gabrielle (a atriz Renée O’Connor, amiga de longa data de Lucy). Viram a série?

#6 Após o final de Xena: Warrior Princess, Lucy participa em dois episódios da série de ficção científica The X-Files, com o papel de Shannon McMahon; entra na série Tarzan, como Kathleen Clayton, contracenando com Travis Fimmel (Vikings) e Sarah Wayne Callies (Colony); e em Two and a Half Men é Pamela, uma das conquistas da personagem de Charlie Sheen.

#7 A estreia de Lucy numa longa-metragem para o cinema, acontece no filme Spider-Man em 2002, numa aparição de 3 segundos!

#8 Mais tarde, participa também no filme Eurotrip, no papel de Madame Vandersexxx; em Boogeyman é a mãe de Tim (Barry Watson); em Vampire Bats e em Locusts é Maddy Rierdon e em The Darkroom interpreta Cheryl.

#9 Em 2005, Lucy faz parte do elenco da série Battlestar Galactica, onde inicialmente lhe foi oferecido o papel da personagem Ellen Tigh (Kate Vernon). Contudo, recusou e os argumentistas criaram uma personagem exclusivamente para ela, a D’anna Biers. Quem acompanhou a série?

#10 A série de ficção científica centra-se numa pequena frota com os últimos humanos existentes, depois da guerra contra os Cylons. Eles têm que lutar pela sobrevivência da humanidade, enquanto procuram um planeta habitável – a Terra. D’anna é um dos Cylons com aparência humana, a modelo número 3, que se infiltra na frota como jornalista. Qual é o vosso Cylon preferido?

#11 Lucy entra em episódios das séries Veronica Mars, no papel de Agent Morris; em Burn Notice é Evelyn; e em CSI: Miami interpreta Audrey Yates. Lembram-se dela em alguma destas séries?

#12 De volta aos filmes, Lucy participa em Football Wives, com o papel de Tanya Austin; em Bedtime Stories interpreta Aspen; em Angel of Death é Vera; e em Bitch Slap é Mother Superior.

#13 Lucy participa em mais séries, incluindo The L Word, como Sgt. Marybeth Duffy e na série de super heróis No Ordinary Family, ao interpretar Helen Burton, a Mrs. X, voltando a contracenar com Tricia Helfer, a Cylon número 6 de Battlestar Galactica.

#14 Para além de dar a voz aos jogos relacionados com Xena, Lucy também dá a voz a outros jogos de computador, tal como Justice League: The New Frontier, Dragonlance: Dragons of Autumn Twilight e Hunted: The Demon’s Forge.

#15 Spartacus: Blood and Sand conta a história do melhor gladiador que existiu – Spartacus (Andy Whitfield e Liam McIntyre). Lucy interpreta Lucretia, mulher de Quintus Batiatus (John Hannah) e faz de tudo para manter o seu estatuto social. Por outro lado, encanta-se com o gladiador Crixus (Manu Bennett), com quem mantém uma das suas relações extraconjugais.

#16 Lucy continua com o seu papel de Lucretia na minissérie Spartacus: Gods of the Arena, a prequela que retrata os grandes gladiadores que brilharam antes de Spartacus aparecer. Nesta minissérie podemos ver o que Lucretia e o marido manipularam para conquistarem o poder que ambos atingem no futuro, com a sua escola de gladiadores.

#17 Em 2012, Lucy participa na série de comédia Parks and Recreation, no papel de Diane Lewis, e em dois episódios de Top of the Lake, como Caroline Platt.

#18 Lucy dá a voz em episódios das séries de animação The Barefoot Bandits e Adventure Time with Finn & Jake. Na série de mistério australiana The Code, Lucy é a professora Alex Wisham.

#19 Lucy tem uma participação especial em Agents of S.H.I.E.L.D., ao interpretar Isabelle ‘Izzy’ Hartley. Izzy é a líder de uma equipa de mercenários, contratada pelo Agente Coulson (Clark Gregg), para auxiliarem na luta contra Hydra.

#20 Na série sobrenatural Salem, Lucy é Countess Marburg. A série explora os famosos julgamentos de bruxas em Salem, que ocorreram no século XVII. Countess Marburg, vilã da segunda temporada, é a mais recente identidade de uma bruxa ancestral, que foi acrescentando poder e riqueza à sua maldade ilimitada. O que acham do papel de Lucy em Salem?

#21 Chegamos ao mais recente trabalho de Lucy para a 21televisão, na série que é um misto de terror e comédia, Ash vs Evil Dead, baseada no filme The Evil Dead, de 1981, com o mesmo protagonista, Bruce Campbell, no papel de Ash. A série decorre 30 anos depois dos acontecimentos do filme, onde Ash, por engano, liberta o demónio Kandarian. A primeira temporada terminou no dia 2 de janeiro e a série já foi renovada para uma segunda temporada. Gostaram da série?

#22 Lucy é Ruby Knowby, uma mulher misteriosa que tem a missão de caçar os mais recentes surtos do mal. Ela diz ser filha do Professor Raymond Knowby e irmã de Annie Knowby (do filme The Evil Dead 2). Ruby culpa Ash pela morte da sua família e por isso quer matá-lo.

#23 E ficamos por aqui, neste Atores de Primeira à Segunda-feira, com Lucy Lawless na peça de teatro Sleeping Beauty and Her Winter Knight. Obrigada por nos acompanharem!

lawless

Todos os vídeos e fotos podem ser vistos na nossa página do facebook.