Sugestão do Mês (Fevereiro) – Vikings
| 01 Fev, 2014

Publicidade

Aproveitando que a 2ª temporada de Vikings estreia este mês, o Staff do Séries da TV nomeia esta série original do canal History, como a Sugestão do Mês de Fevereiro! E antes de avançarem, queremos que olhem para a imagem acima. Alguma vez tinham entendido todo o significado por detrás do logótipo de Vikings? Bastante interessante, não acham? Resume e representa os pontos cruciais da vida e cultura deste povo nórdico em que a série tão bem ilustra: A violência e as guerras, como não podia deixar de ser, mas também a importância que eles dão a laços familiares, à maturação e à vida e, claro, o mar, os barcos e as suas tecnologias de navegação, muito avançadas para a época.

Mas continuemos com a rubrica. Para quem nunca viu ou não sabe de que se trata esta série, não que o nome deixe muito para adivinhas, aqui fica um pequeno resumo. Tentámos não colocar nenhum major spoiler.

Sinopse: Vikings estreou em Março do ano passado, com uma pequena temporada de nove episódios. Os actores principais são pouco conhecidos do mundo das séries, mas mesmo assim foi criada alguma expectativa à volta da estreia da série. Como o título indica, esta série é centrada nos vikings, o nome habitualmente usado para definir o povo de guerreiros e exploradores que invadiram grandes áreas da Europa e ilhas do Atlântico Norte entre os séculos VIII e XI. Mas agora, centremo-nos na história. Ragnar Lothbrok é o protagonista, um homem que acredita ser descendente directo do Deus Odin e que enceta uma jornada de conquistas e descobertas marítimas com os seus companheiros de luta, incluindo o irmão, Rollo, e o amigo Floki. Ragnar é casado com Lagertha, uma shieldmaiden, uma mulher que escolhe lutar como guerreira e com a qual tem 2 filhos. Ragnar é bem sucedido nas suas conquistas e também na sua terra ganha o poder, mas quando até o seu próprio irmão se começa a virar contra ele, será que a sua sorte se vai manter?
Os vikings são tidos como os heróis, mas à medida que vamos vendo a forma como saqueiam, invadem e matam quem se lhes coloca no caminho com toda a violência, não é difícil pensarmos que são um povo bárbaro. E a série representa muito bem esta realidade histórica dos vikings, a violência e frieza em batalha que os caracterizava, mas também todas as suas crenças, deuses e rituais, tornando-se bastante interessante, especialmente quando sabemos que a série é inspirada em factos e lendas da Escandinávia.

 

Personagens:

Vikings Lothbrok
Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel): A figura viking semi-lendária de Ragnar Lothbrok é o personagem principal desta série. Ragnar começa como um camponês e guerreiro comum, sob o comando do chefe local, Earl Haraldson. Mas a vontade e coragem de Ragnar em navegar novos mares e conquistar novas terras leva-o a confrontar o seu chefe e mostrar do que é capaz.

Vikings - laegartha
Lagertha Lothbrok (Katheryn Winnick): É a mulher amada de Ragnar, e uma shieldmaiden, isto é, uma mulher aventureira que escolhe combater ao lado dos homens, como guerreira. Para além de forte e determinada, Lagertha é também uma mãe excepcional e carinhosa, e uma companheira fiel de Ragnar.

Vikings Rollo
Rollo (Clive Standen): O irmão invejoso de Ragnar. Embora na primeira temporada se mostre estar sempre ao lado do irmão, denota-se a inveja do poder que o irmão começa a conquistar, e até da que Ragnar tem e ele deseja. Esta inveja tolda muitas vezes o pensamento de Rollo, e a sua própria ambição leva-o a tomar algumas decisões erradas.

vikings priest
Athelstan (George Blagden): É um monge a quem Ragnar poupa a vida, tornando-o escravo, após a sua primeira expedição ao reino inglês de Northumbia, onde invade e saqueia um rico convento de monges. Ragnar protege Athelstan porque crio empatia com o jovem, e porque deseja compreender os ritos e culturas deste novo povo que encontrou, conhecendo-os melhor para obter vantagem no futuro. Outros vikings, principalmente o rei Aelle, não gostam do acto de Ragnar em trazer e proteger o monge, acabando por ser um dos gatilhos para os confrontos da temporada.

vikings - floki
Floki (Gustaf Skarsgård): É um visionário e excêntrico. Um navegador e construtor de barcos excepcional, que ajuda o protagonista a criar uma nova frota de navios mais rápidos e ágeis. Floki rapidamente se torna um dos personagens mais amigáveis, as suas acções são correctas e fiéis, e a sua forma de ser traz também alguns momentos cómicos à série.

Vikings putos
Bjorn e Gyda Lothbrok (Nathan O’Toole e Ruby O’Leary): São os dois filhos de Ragnar e Lagertha. Bjorn, o mais velho, embora ainda criança começa a participar com o pai nos rituais vikings, para se tornar um homem e guerreiro, testemunhando coisas com que nem sempre concorda. O personagem, interpretando por Nathan O’Toole durante a 1ª temporada, passará a ser interpretado pelo actor canadiano Alexander Ludwig (The Hunger Games) na 2ª.

Vikings aslaug
Aslaug
(Alyssa Sutherland): É uma princesa que aparece no caminho de Ragnar Lothbrok enquanto este procura o reino do Rei Borg, para entrar em negociações com ele. Aslaug seduz Ragnar e a causa desta sedução virá, de certeza, trazer vários conflitos e problemas entre Ragnar, a sua família e os diferentes reinos, durante esta segunda temporada.

A série é feita de grandes cenas de lutas e de outros grandes momentos. (Atenção que os vídeos, principalmente o primeiro, já podem ser considerados spoiler)

A cena em que um velho Vikings pede a Ragnar para o deixar ir com eles na próxima expedição que fizerem, para que tenha a hipótese de morrer com honra em batalha, é uma das cenas que mais explicita o pensamento deste povo.

E para terminar esta rubrica, um factor muito interessante em Vikings, como já dissemos, é que dá a conhecer as realidades e crenças do povo Viking, os seus deuses e histórias. Deixamos aqui um resumo gráfico dos deuses e mitologia Vikings e o vídeo onde Athelstan pergunta a Ragnar e Floki coisas sobre os seus deuses.

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos