Westworld – 04×02 – Well Enough Alone
| 05 Jul, 2022
7

Publicidade

Depois do primeiro episódio ter surpreendido pela positiva, voltamos a Westworld para um segundo episódio, Well Enough Alone, também dentro do que foi o primeiro. Não posso ainda dizer que a série voltou ao nível que já teve, principalmente tendo em conta que a primeira temporada é uma obra-prima dentro de tudo o que já se fez em televisão, mas posso dizer que estão a tentar voltar à natureza inicial da série e isso faz-me ficar expectante para ver o que vem aí.

Este episódio dá-me a sensação de que nada aconteceu, mas ao mesmo tempo muita coisa aconteceu. É confuso, eu sei! Começando pela parte de que já desconfiávamos: Charlotte/Dolores quer mesmo dominar os humanos. Ela, inclusive, faz uma analogia entre o gado e os seres humanos, dizendo que são o mesmo. O plano é trazer os parques de volta e para isso ela precisa do apoio das pessoas mais influentes, como governantes e milionários, que possam financiar o projeto. Claro que depois do que aconteceu na 2.ª temporada, onde os anfitriões mataram vários diretores da Delos, ninguém quer que os parques regressem. Por isso, ela está a matar e a substituir essas pessoas por anfitriões que se fazem passar por eles. Ela, como quem diz, o anfitrião de William. Segundo um dos anfitriões, já existem 249 robôs a fazerem-se passar por pessoas. Tudo isto era previsível, mas talvez a parte mais interessante e ainda sem grande explicação seja que William está vivo! Sim, Charlotte/Dolores mantém-no vivo como forma de tortura. Tivemos também o regresso de Clementine. William foi buscá-la e reprogramou-a para ser um dos anfitriões ao serviço deles.

Em Nova Iorque, Christina continua a sofrer porque viu um homem, Peter Mayers, a suicidar-se, após lhe ter dito que ela estragou a sua vida. A parte interessante é quando ela descobre que Peter morreu há muito mais tempo do que parece e aqui entram duas teorias de que quero muito falar. Vamos lá!

Teoria 1: É certo que os parques regressaram, tal como vemos no final do episódio, com William a anunciar um novo parque. Parece que os parques são cidades. No caso do que William anuncia no final, e onde Maeve e Caleb acabam por ir parar, temos um parque na Califórnia nos anos 20, chamado Golden Age. Talvez Christina seja uma anfitriã criada por Charlotte/Dolores que aproveitou o corpo de Dolores para a meter num parque que retrata Nova Iorque. Sabemos que Christina acorda todos os dias com o mesmo ritual e exatamente como Dolores acordava em Westworld. A questão é, será que Christina está num parque e está a começar a perceber isso? Caso assim seja, Peter poderá também ser um anfitrião ou podemos estar a ver acontecimentos passados que só ela vê. Ainda assim, não justifica que ela acorde com o golpe no braço que Peter lhe fez. No Westworld, os anfitriões eram corrigidos quando danificados. Daí também ter algumas dúvidas. Penso que é isso que os criadores nos querem fazer acreditar para depois haver um twist. O que me leva à segunda teoria.

Teoria 2: E se Christina for na verdade a inspiração para a primeira Dolores? Eu explico. Se calhar podemos estar a ver uma Nova Iorque dos tempos ainda antes do primeiro parque. Sabemos que Christina trabalha numa empresa cujo logo é muito parecido com o da Delos e que o seu trabalho é escrever histórias. Talvez, sem ela saber, esteja a escrever histórias que depois serão usadas com os anfitriões. Daí o anfitrião de Peter a ter procurado. Talvez ele tenha acordado e procurou saber a verdade. Caso isto seja verdade, Christina poderá ter inspirado a criação de Dolores e sabemos que Teddy está algures nesse mundo; logo, ele também poderá ser uma inspiração para a criação do anfitrião Teddy ou então já é o próprio anfitrião. Claro que existem muitas pontas soltas nesta teoria, logo pelo facto de Arnold ter criado a Dolores e até agora não temos qualquer pista de que ele exista neste mundo, mas seria sempre algo interessante. Inclusive, Christina poderá ser alguém que se revolta contra a ideia dos parques e acaba por pagar por isso ou de alguma maneira ela se junta a Arnold e ele cria Dolores em homenagem a ela. Ou então já criou. Não sei. Aquilo que dá a entender é que Christina é humana. Pelo menos, para já, é o que parece.

Provavelmente tudo isto vai ser desmentido já no próximo episódio, mas se seguiste as reviews das outras temporadas, sabes que gosto de pensar em teorias. Podíamos estar aqui com mais ideias mirabolantes, mas vamos esperar para ver o que nos traz o próximo episódio. Mas, como sempre, diz nos comentários o que achaste e as tuas teorias.

P.S.: Teoria extra: Esta é para os fãs de The Office. Não sei se reparaste, mas o ator que faz do senador que William mata e substitui, Jack Coleman, é o mesmo que faz de Senador em The Office. Aquele que se casa com Angela e a trai com Oscar. Eu cá não sou de intrigas, mas será que temos aqui um universo partilhado? Quero muito ver Dwight num dos parques.

Até ao próximo episódio!

7
7.5
Interpretação
6.5
Argumento
7
Realização
7
Banda Sonora

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

apples never fall

Recomendamos