Wayward Pines – 01×03 – Our Town, Our Law
| 30 Mai, 2015

Publicidade

01x03 - Our Town, Our Law

01×03 – Our Town, Our Law

Contém SPOILERS!

De semana para semana alguns mistérios que envolvem toda esta narrativa começam a conhecer algumas soluções, mas ao mesmo tempo outros tantos vêm sido introduzidos e começamos já a pensar que ninguém se encontra verdadeiramente a salvo.

Depois do surpreendente final do episódio anterior, as coisas continuam a desenrolar-se precisamente desse momento em diante. Assistimos a um discurso pré-preparado do xerife Pope, onde salienta novamente as regras daquela cidade, e que servirá também como um motor motivador para todos os que ali marcam presença.

Ethan continua com o seu plano de fuga e com isso vai descobrindo mais alguns mistérios envolventes à cidade. Uma das primeiras coisas com que ele se depara é a rapidez com que a casa de Beverly foi esvaziada e pronta para acolher novos inquilinos. Novos possíveis compradores para aquela casa passam por lá, acompanhados por um agente mobiliário, como se de uma cidade normal se tratasse. Mas aquela cena não passou de uma distração, já que a casa estava já destinada a uma nova família, a Burke.

Como sabemos Theresa e Ben foram até Boise na tentativa de encontrar Ethan e rapidamente vão também eles parar à misteriosa cidade de Wayward Pines. O controlo que Pope exerce não se limita ao interior da cidade e ele próprio mexeu os cordelinhos para que Theresa e Ben sofressem um pequeno acidente e assim serem levados às mãos da enfermeira Pam para que pudessem receber o seu microchip e uma pequena lavagem cerebral.

Ainda bem que a incessante procura do lado de fora por Ethan não se arrastou por demasiado tempo. Esta insistência por parte de Theresa já deixava a antever a sua entrada em Wayward Pines e fomos assim poupados a um drama que acabaria por perder o impacto que foi conseguido neste timing.

E o nosso protagonista descobre que a sua família está na cidade depois de ter encontrado o carro da sua esposa na misteriosa garagem adjacente á cidade. Nessa garagem podemos encontrar os antigos carros de todos os habitantes de Wayward Pines e ainda algumas das carrinhas de distribuição. Aquela porta com o nome da cidade no seu cabeçalho leva a crer que será este o verdadeiro ponto de comunicação com o mundo exterior e muitos outros destinos poderão ser alcançados a partir dali.

A chegada da família de Ethan à cidade vem colocar um fim, pelo menos por agora, ao plano que ele havia traçado para fugir da cidade. Se ele já tinha algumas dificuldades para alcançar o seu objetivo, a adição de duas pessoas torna-o ainda mais difícil de atingir. Outro problema que Ethan tem agora nas mãos é a proximidade a que Kate se encontra da sua família. Tal como Kate referiu, rapidamente eles saberiam da sua presença e foi isso mesmo que aconteceu quando Ben decide seguir o seu pai.

Esta descoberta faz com que Theresa queira abandonar a cidade e já sabemos como as coisas se processam quando tal se sucede. A diferença é que desta a baixa acaba por ser o xerife Pope, com Ethan a cumprir a promessa de que o mataria caso ele não deixa-se a sua família em paz. A morte de Pope deixa vazio o lugar de xerife, e consequentemente de zelador da cidade, e não deixa dúvidas de que alguém mais poderoso se encontra por detrás de tudo isto, talvez do próprio Serviço Secreto. Quem poderá agora assumir o lugar de xerife?

Quando todos pensávamos que poderia estar mesmo à nossa frente uma saída da cidade, eis que algo ainda mais misterioso faz jus às últimas palavras de Pope. Algum tipo de criatura apodera-se do corpo do xerife e os seus ruídos instantaneamente me levaram a pensar em dinossauros.

Não tivemos numa imagem clara do que realmente se passa atrás daquele portão metálico, mas novas teoria começam a surgir na nossa mente. Poderemos estar perante uma experiência científica levada a cabo pelos Serviços Secretos e que explica a inercie dos habitantes de Boise quanto à existência de Wayward Pines e a primeira regra desta misteriosa cidade.

Mas que tipo de experiência leva uma agência deste tipo a colocar os próprios agentes no meio dela sem que os mesmos saibam de nada? Que plano irá agora Ethan traçar para fugir da cidade, depois de saber que algo ainda mais perigoso se encontra mesmo do outro lado daquela vedação gigante?

A única certeza que possuo neste momento é que Wayward Pines está a tornar-se cada vez mais interessante e que tem vindo a superar as minhas expectativas para a mesma a cada semana.

Nota: 9/10

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos