Vikings – 04×12 – The Vision
| 11 Dez, 2016

Publicidade

O episódio desta semana de Vikings foi um capítulo profético, carregado de misticismo e visões traumáticas que poderão não estar muito afastadas da realidade que se segue no destino destes heróis.

Bjorn e a sua armada estão de partida, em busca de glória e prosperidade. A propósito do início dessa demanda, tivemos a oportunidade de rever os loucos irmãos Harald e Halfdan, que depois de sucessivas conquistas estão de regresso para acompanhar Bjorn na sua aventura em busca de novas terras. Lagertha também veio dar o ar da sua graça na despedida do filho, para se despedir e participar dos rituais, com o intuito de trazer sorte a esta jornada arriscada. Estas circunstâncias possibilitaram o confronto de Lagertha e Aslaug, juntas agora no desejo de sucesso para os filhos que estão de partida, Bjorn e Hvitserk, mas com o seu eterno conflito bem ostentado.

E começa a ser penoso comentar o percurso decadente de Ragnar, que se continua a arrastar, cada vez mais próximo da lama. O outrora dominador e poderoso Ragnar teve de desenterrar a sua fortuna e subornar os habitantes de Kattegat para ter tripulação para remarem até Inglaterra. Quanto a barcos teve de mendigar a Bjorn, que rapidamente lhos concedeu. Mas se por um lado vemos um exército guerreiro a partir com Bjorn, do outro não vemos mais do que um conjunto de vikings da terceira idade que se juntaram a esta causa por amor ao ouro, mas cuja vitalidade há muito se esvaiu.

Margrethe está dominada pelo medo de Ivar e isso leva-a a partilhar o segredo do irmão mais novo com Sigurd. Mas Ivar está de partida com Ragnar e brevemente deixará de ser uma preocupação para ela.

Aslaug, depois de um episódio onde pouco passou de uma figurante, está em claro destaque em The Vision, não só pelo encontro com Lagertha e também pelo reencontro com Ragnar, mas sobretudo pelo seu dom, que volta a sobressair com visões de trágicos futuros na rota de Ragnar e Ivar. Aslaug vê o seu filho mais novo morrer afogado; a jornada de Ivar com o pai terminará em desgraça para ele e tenta impedi-lo de ir, mas ele está sedento de provar o seu valor e não quer deixar fugir esta oportunidade de mostrar que é mais que um mero aleijado.

Começa então a viagem até terras inglesas e rapidamente esta se começa a mostrar dura para Ivar, que nunca navegara antes, e a agonia apodera-se dele. De seguida vem a tempestade, as visões da Aslaug começam a ganhar contornos de veracidade e, numa composição quase poética, somos levados entre o ataque do mar que ameaça condenar todos à morte até Aslaug que sangra, como se estivesse a perder um filho no seu ventre. Terá sido este o fim de linha para um personagem que prometia tanto? Haverá um novo dia para Ragnar se reerguer e procurar vingança? São perguntas que nos deixam ansiosos para que o próximo episódio chegue depressa.

 

André Borrego

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos