Vikings – 03×05 – The Usurper
| 22 Mar, 2015

Publicidade

03x05 - The Usurper

03×05 – The Usurper

Contém SPOILERS!

Depois do fantástico episódio anterior, esperava sinceramente que as coisas acalmassem um pouco e que a narrativa não avançasse tanto. Embora não tivessem havido tantos desenvolvimentos como na semana passada, a verdade é que tivemos boas revelações e que nos proporcionaram mais um excelente episódio.

Ragnar, Lagertha e todos os seus companheiros estão de volta ao norte e estava muito ansioso para ver como Ragnar iria reagir ao que havia acontecido por lá. A primeira coisa que ele quis saber mal chegou a Kattegat era o porquê de os seus filhos não estarem ali para o receber.

Com Rollo a saber que Siggy havia morrido ao tentar salvar a vida dos filhos de Ragnar, este último questiona-se por que razão a sua esposa não estava a tratar dos seus filhos como lhe competia. Todos nós sabemos perfeitamente porque Aslaug deixou os filhos para trás e Ragnar só foi descobrindo toda a verdade aos poucos e graças a Floki.

Quando Helga contou toda a verdade a Floki, confirmaram-se algumas das minhas suspeitas em torno do aparecimento de Harbard. Harbard é de facto um dos vários nomes que o Deus Odin possui e que ele não veio visitar aquela localidade só por acaso. Tudo isto está a dar cada vez mais razão à inconformação de Floki com tudo o que se passou em Inglaterra, mas Ragnar não quer aceitar tal.

O próximo destino dos vikings é Paris, mas as coisas podem não correr de feição para Ragnar. Ele foi tentar saber o que os deuses estavam a preparar para ele nesta nova invasão e o vidente vê uma princesa a casar com um urso, o que não será benéfico para Ragnar. Mas Rollo estará presente nessa cerimónia.

Ora segundo a mitologia nórdica, Rollo vai acabar por seu coroado rei do norte de França. Cruzando isto com a profecia agora revelada, Rollo será o urso que se casará com a princesa. Afinal parece que Rollo sempre vai conseguir chegar ao lugar que ele acha impossível devido ao seu irmão.

A disputa por Hedeby não avançou muito. Legertha fica finalmente a saber que foi usurpada das suas terras e obviamente vai pedir ajuda ao seu ex-marido. No entanto a única coisa que ele faz é convidar o Earl Kalf para se juntar a ele na invasão a Paris. Qual é a tua ideia Ragnar? Depois de tudo aquilo que a Lagertha o ajudou a conquistar, deveria ser quase uma obrigação da parte dele a ajudar a reaver aquilo que ela conquistou. Talvez ele tenha alguma carta na manga.

Já em Wessex as minhas desconfianças em torno de tudo aquilo que Ecbert tem vindo a fazer acabam de se tornar fundamentadas. Ecbert, assim como Linus Roache, souberam fazer o seu papel de uma forma magnífica e o acordo que ele havia feito com Ragnar não passou de uma farsa.

Todo aquele incentivo a Judith para que se envolvesse com Athelstan fazia parte de um plano para colocar Aethelwulf contra os nórdicos e assim dizimar toda a colónia Viking sem qualquer incentivo direto do seu pai. Estou mortinho por ver a reação de Ragnar quando souber de tudo isto. Parece que já estou a ver o Floki a virar-se para Ragnar e a dizer-lhe “Eu bem te avisei”.

Estamos a meio desta terceira temporada e o balanço que faço até agora é muito positivo. As narrativas têm sido bastante interessantes e não se têm arrastado demasiado tempo, o que permite que mais coisas possam acontecer. As futuras ações parecem também elas muito promissoras e isso continua a deixar a curiosidade dos fãs aguçada. Venha de lá Paris.

Nota: 8/10

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

calendário estreias posters maio 2024

dead boy detectives poster netflix pt

Recomendamos