Vikings – 02×09 – The Choice
| 28 Abr, 2014

Publicidade

02x09 - The Choice

02×09 – The Choice

Depois da execução de Jarl Borg fiquei na dúvida se o restante de temporada seria inteiramente dedicada à vingança sobre o Rei Ecbert. A um episódio do final da temporada este assunto está aparentemente resolvido e talvez o centro das atenções volte a ser Kattegat.

Depois de mais uma tentativa falhada de negociações entre Ecbert e Ragnar, o rei está decidido a derrotar os invasores no campo de batalha. A sua estratégia de combate foi preparada tendo como base os manuscritos romanos que Athlestan está a traduzir para ele, restando apenas que Rei Aelle volte com o seu exército.

Indo para o campo de batalha temos um Rei Horik sedento por vingança, ignorando por completo o que Ragnar diz e a entrar no combate sem qualquer estratégia. Mas o problema é que eles não esperavam que Ecbert tivesse um exército tão numeroso do seu lado. Ao perceberem que não tinham como vencer aquele combate, os nórdicos acabam por se retirar, deixando para trás um Rollo bastante ferido.

Rei Aelle fica bastante animado com o sucesso desta batalha sugerindo a Acbert que lancem um novo ataque sobre os seus inimigos. Aqui não pude deixar de fazer um paralelismo entre Ragnar/ Ecbert e Horik/Aelle. Tal como Ragnar vemos Ecbert sendo mais cauteloso nas suas decisões sabendo perfeitamente que não é matando todos os que estão acampados junto à praia que vai fazer com que as invasões nórdicas acabem. Do outro lado temos Aelle, que tal como Horik, só pensa na vingança.

Para dar seguimento ao plano de Ecbert, Athlestan é enviado ao acampamento de Ragnar e companhia para transmitir o seu desejo de negociação. De forma a evitar que Horik volte a comprometer as negociações, Ragnar decide acompanhar Athlestan protegendo-o assim do arqueiro que estava escondido no meio dos arbustos. Vemos que a cumplicidade entre os dois manteve-se e o sacerdote acaba mesmo por regressar com o Earl para Kattegat.

Ragnar, Lagertha e Horik vão até ao palácio de Wessex para ouvirem a proposta que Ecbert tem para eles. Depois de apresentada a proposta a primeira a aceitar é Lagertha, assim como Ragnar, e Horik mesmo contra a sua vontade não pôs nenhum entrave. Ecbert consegue de certa forma influenciar o destino do reino de Mercia, a princesa Kwenthrith consegue os seus mercenários Vikings e Ragnar consegue novas terras para cultivar. Todos parecem estar contentes com este desfecho, pondo assim um ponto final nesta narrativa. Mas eu interrogo-me, será que isto vai mesmo ficar por aqui?

Regressados ao Norte, Bjorn vê agora uma Porunn que não é mais uma escrava, mas sim uma mulher livre que está a aprender a lutar com o desejo de ser como a Lagertha. Rollo está a ser tratado dos ferimentos que sofreu em combate e Horik tem uma proposta para Floki.

Na próxima quinta-feira será transmitida a season finale. Para este último capítulo estou curioso de ver qual será a proposta que Horik tem para Floki e que desfecho irão os produtores dar a esta temporada.

Nota: 8.5/10.

Carlos Oliveira

Publicidade

Populares

estreias calendário séries março 2024

interview with the vampire

Recomendamos